10 alimentos anti-inflamatórios para combater a obesidade

alimentos anti-inflamatorios
Compartilhe esse post:
Compartilhar em facebook
Compartilhar em twitter
Compartilhar em pinterest
Compartilhar em whatsapp

Quando se trata de saúde, todos sabemos o que é saudável. Essa que é a verdade, a gente sabe, mas não respeita porque prefere as “porcarias que vende por aí”. Preferimos alimentos vazios do que os alimentos anti-inflamatórios.

Desculpem, mas vamos rasgar o verbo, não somos crianças e sabemos sim o que fazer para viver melhor. Todavia, sair da zona de conforto é o problema! Para que e por que consumir alimentos anti-inflamatórios se é mais cômodo comer tudo que vem pronto e embalado na caixinha?

Atenção: os tempos mudaram! Sim caro leitor, os tempos mudaram e muito. Ou você fecha sua boca e muda seu estilo de vida, ou morre sufocado pela própria boca. Sabe por quê? Olhe ao seu redor, veja quantas doenças, vírus, bactérias e o fundamental – a imunidade tem se tornado a chave para combater todo esse contexto.

Beneficios dos alimentos

Mas como ter uma imunidade alta se alimentando mal? Impossível! A saber, os fatores que determinam um organismo forte, saudável e imune estão intimamente ligados ao estilo de vida e a dieta alimentar. Nesse casos, os alimentos anti-inflamatórios são a chave do sucesso para ser viver melhor!

Essa é a verdade. Os tempos de hoje são esses, precisamos ter um organismo saudável ao ponto de nos proteger da morte, das doenças etc. Precisamos escolher melhor o que pomos na boca, ou então, vamos morrer por ela.


Portanto, adotar uma dieta anti-inflamatória, baseada em alimentos anti-inflamatórios, é a saída! Arrisco dizer que é a única alternativa plausível e inteligente que podemos escolher. Viver melhor, comer correto, fazer atividades físicas, tudo isso, é fundamental para vivermos anos a fio sobre essa terra!

Dentre os alimentos anti-inflamatórios e saudáveis, destacamos 10 deles: gengibre, brócolis, cúrcuma, alho, salmão, chá verde, cacau, sementes de chia, abacate e mirtilo. Continue lendo e descobrindo mais sobre cada um deles mais, adicione-os na sua dieta todos os dias.

brocolis

10 alimentos anti-inflamatórios

Gengibre – propriedades e benefícios

Em várias ocasiões, falamos aqui no portal sobre os grandes benefícios e propriedades do gengibre. Bem como, de suas propriedades medicinais.

A saber, é um anti-inflamatório natural que você pode consumir in natura, desidratado ou em forma de suplementos, conforme sua preferência. Outrossim, vai ajudá-lo a reduzir a dor porque contém ingredientes ativos semelhantes ao ibuprofeno.

O gengibre também é excelente para purificar o corpo de toxinas e promover o sistema linfático. Quem consome diariamente gengibre sabe, que a qualidade de vida melhora e muito.


Bem como, atua no combate as inflamações, bem como, dores de cabeça, ajuda na perda de peso e é responsável por manter o metabolismo limpo e funcionante!

Brócolis

Você está entre aqueles que amam brócolis? Ou você não se sente particularmente atraído por este vegetal? Em todo caso, não hesite em comer brócolis duas ou três vezes por semana! Eles são um tipo de alimento mais do que saudável.

A saber, o brócolis têm alto teor de potássio e magnésio, é rico em antioxidantes que podem combater a inflamação crônica e prevenir o desenvolvimento do câncer. Todavia, coma-os no vapor para desativar os goitrogênios que inibem a tireoide.

O brócolis faz muito bem a saúde do intestino e ajuda a regularizar seu funcionamento graças a quantidade de fibras encontrada na planta. Além disso, previne o envelhecimento precoce, melhora a saúde dos ossos, e ajuda no controle do açúcar no sangue.

alho

Cúrcuma

A saber, o açafrão é um dos melhores alimentos anti-inflamatórios. Rico em curcumina, um composto muito eficaz que alivia, por exemplo, a dor associada à artrite reumatoide e demais articulações. Outrossim, a cúrcuma contém citocinas, elementos que reduzem significativamente os sintomas de inflamação.

Bem como, é rica em antioxidantes que combatem os radicais livres e nos ajudam a viver melhor. Quem sofre de patologias raras e autoimune como artrite reumatoide, fibromialgia, reumatismo, síndrome de Sjögren, a cúrcuma pode ser uma grande aliada no combate as dores e demais inflamações.

Alho

O alho é muito conhecido por três grandes propriedades: anti-inflamatórias, antimicrobianas e antifúngicas. Outrossim, é indicado e utilizado na prevenção de doenças, como a hipertensão e a diabetes.

O ideal para obter os seus efeitos — que se dão principalmente por conta da alicina — é consumi-lo cru, seja picado, triturado ou amassado. Quando submetido a altas temperaturas, o alho pode perder até 50% de suas propriedades funcionais.

Salmão

Saudável, nutritivo e saboroso. É verdade que o salmão costuma ser caro, mas definitivamente vale a pena comer uma ou duas vezes por semana. Junto com aspargos e um pouco de suco de limão, torna-se um segundo prato fabuloso com grandes princípios anti-inflamatórios.

O salmão é uma excelente fonte de ácidos graxos essenciais ômega 3. Bem como, indicado para cuidar da saúde coração, ossos e cérebro. A saber, o organismo precisa dos ácidos graxos e o salmão é uma boa fonte deles.

Abacate

O fruto é rico em beta-sitosterol, uma substância que age como um anti-inflamatório natural e tem muitos efeitos no organismo. Além disso, também é rico em gorduras saudáveis, que ajudam na absorção de diversas substâncias pelo corpo, como os carotenoides, que são poderosos antioxidantes.

A ação anti-inflamatória do abacate é principalmente decorrente da presença da vitamina E e do seu efeito no HDL, que é o colesterol bom. Utilize o abacate em vitaminas (batido com outra fruta, por exemplo), cremes, em forma de maionese ou para preparar o famoso guacamole.

alimentos anti-inflamatorios

Mirtilo

Sabemos que nem sempre é fácil encontrá-los frescos. Porém, se você tiver a oportunidade de comprá-los, faça-o sempre que puder para evitar o aparecimento de muitas doenças.

Por exemplo, o mirtilo está entre os melhores alimentos anti-inflamatórios encontrados na natureza. Isso graças a um antioxidante essencial, a quercetina, um flavonoide indicado para combater a inflamação, reduzir os processos de infecção e tratar o intestino irritável.

Mirtilos também melhoram nossas habilidades cognitivas. Portanto, sempre que possível, coma-os todas as manhãs com iogurte natural sem açúcar ou aveia. Eles podem melhorar muito a sua qualidade de vida!

Bônus – óleo de coco

O óleo de coco é um tesouro da natureza indicado no combate ao estresse oxidativo e qualquer tipo de inflamação. Se você tem problemas de osteoporose ou inflamação devido à artrite, será bom tomar uma colher de sopa de óleo de coco todos os dias pela manhã.

Bem como, fortalece o sistema imunológico, devido à presença de ácido láurico. Outrossim, tem um grande poder de hidratação, combate o envelhecimento precoce e ainda ajuda na perda de peso.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!