Logo Emagrecer com vida e saude

4 alimentos proibidos para quem tem distúrbios na tireoide

distúrbios na tireoide
Compartilhe esse post:

Quem sofre de distúrbios na tireoide precisa evitar alguns alimentos. A saber, pessoas que sofrem desse problema, precisam fazer uma dieta alimentar para viver melhor e ter mais qualidade de vida. Portanto, são pessoas que precisam evitar 4 alimentos. Outrossim, eles são literalmente proibidos para quem tem esses distúrbios. Segundo nutricionistas, pessoas que sofrem de distúrbios na tireoide precisam adotar uma dieta mais equilibrada, onde determinados alimentos devemos cancelar para sempre. A glândula tireoide é responsável por todo o sistema do organismo, pois é ela quem controla os hormônios. Portanto, sim, ela é muito importante e precisa funcionar corretamente.

Leia também >> Tireoide: 6 alimentos que prejudicam seu desempenho

Leia também >> 6 sinais importantes que a sua tireoide não está nada bem

A saber, os distúrbios da tireoide são condições que afetam o bom funcionamento da glândula e podem colocar em risco todo o organismo. A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) estima que 60% da população brasileira venham desenvolver algum nódulo na tireoide, seja criança, adulto ou idoso. Estima-se que aproximadamente 5% desses nódulos podem ser cancerígenos. Portanto, pessoas que apresentam qualquer distúrbio na tireoide precisam de cuidados médicos e de uma dieta controlada. Esses distúrbios na maioria das vezes provocam o aumento do peso em mulheres de forma descontrolada. Mas também, pode fazer o efeito contrário, ou seja, fazer a pessoa perder muito peso.

distúrbio da tireoide hipertiroidismo

Distúrbios na tireoide

Contudo, a tireoide age diretamente nas funções de órgãos como o cérebro, coração, rins e fígado, influenciando na fertilidade, ciclo menstrual, emocional, capacidade de concentração, memória e peso. O mau funcionamento dela pode gerar e ocasionar distúrbios simples e graves e inclusive provocar doenças. Ele afeta, sobretudo, a mulheres de 20 a 40 anos, mas também pode se instalar em homens e idosos. Bem como, sem sintoma aparente na fase leve, em estágio avançado o hipertireoidismo pode acarretar:

Perda de peso sem motivo aparente acompanhada de fadiga;

  • Transpiração e sensação de calor excessivos;
  • Mãos trêmulas e fraqueza muscular;
  • Diarreias frequentes e menstruação irregular;
  • Ansiedade e irritabilidade excessiva.

No estágio do hipotireoidismo e Tireoidite de Hashimoto, ela pode provocar:

  • Aumento de peso sem motivo aparente;
  • Fadiga e intolerância ao frio;
  • Aumento do fluxo menstrual e colesterol;
  • Queda de cabelos e ressecamento de pele.

A fim de evitar esses distúrbios, pessoas que foram diagnosticadas com o problema, precisam evitar 4 alimentos. Portanto, abaixo você vai identificar os 4 grupos a serem evitados.

4 alimentos proibidos para quem sofre de disturbios na tireoide

Soja

Esse grão é um ingrediente encontrado na composição de mais de 60% dos alimentos industrializados, seja na forma de proteína, óleo, lecitina, entre outros. A soja interfere na absorção da tiroxina, e, portanto, se você estiver tomando-a, tente evitar o consumo desse alimento.

Açúcar e farináceos

A nutricionista diz que o consumo excessivo de açúcar e alimentos à base de farinhas refinadas induz à uma dieta com menor aporte de vitaminas e minerais, que são elementos necessários para a manutenção adequada da glândula tireoide, especialmente na formação dos hormônios para o metabolismo.

Óleos vegetais comuns e gordura trans

O desequilíbrio no consumo de ácidos graxos poli-insaturados (ômega-3 e ômega-6) e o excesso de gordura trans podem comprometer o funcionamento tireoidiano e o equilíbrio das concentrações de colesterol. Roberta explica que os hormônios T3 e T4 tireoidianos são essenciais na formação do colesterol e de uma série de hormônios esteroides, como a progesterona, pregnenolona e o DHEA, conhecido como o hormônio antienvelhecimento. “Quando há comprometimento das funções dessa glândula, ocorre uma redução no metabolismo e, por consequência, o aumento do risco para desenvolvimento de doenças crônicas”, ressalta.

Alimentos industrializados

Por fim, a nutricionista lembra que o excesso no consumo de corantes e conservantes presente em alimentos processados como bolachas, salgadinhos e fast foods pode comprometer a saúde em geral, impactar na absorção de nutrientes e, consequentemente, desequilibrar a função da tireoide. “Os aditivos presentes nesses alimentos interferem no balanço nutricional, se consumidos exageradamente”, conclui.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.