Dieta saudável: 5 coisas que você precisa saber para escolhê-la


Escolher a dieta saudável certa para emagrecer não é uma tarefa fácil. Todavia, existem um elenco de coisas e situações que influência muito e pode ajudar definitivamente a emagrecer. Às vezes, pode até parecer curioso, mas uma dieta saudável envolve muitos requisitos, por exemplo, até ele de começar a fazer conta, você sabia disso?

Hoje vamos falar disso detalhadamente a respeito de como fazer uma dieta saudável, sem afetar a saúde e ainda perder aqueles quilos desejados. Continue lendo e veja você mesmo os elementos que toda dieta deve ter para ser saudável, balanceada e com efeitos duradouros.

Fevereiro, é o mês ideal para começar uma dieta: a época das festas já passou, passou carnaval, a vida volta no seu eixou normal e daqui a nada começa o outono. Portanto, sim, é a data perfeita! e a primavera está chegando.

Desemaranhar entre as muitas dietas existentes, no entanto, não é fácil. Para entender qual pode ser o mais adequado para a obtenção de resultados eficazes e duradouros, é fundamental começar pela base, ou pelo próprio significado da palavra dieta.

O que exatamente isso significa? E como isso pode ser colocado em prática? Certamente o primeiro passo é melhorar a qualidade de vida, e consecutivamente comer melhor, mudar os hábitos e o resto vai acontecendo de forma natural. Continue conosco, lendo e aprendendo mais sobre esse mundo das dietas.


O significado: não apenas uma dieta

A palavra “dieta” vem do grego δίαιτα (diaita), que significa “regime, estilo, padrão de vida”. Etimologicamente, portanto, esse termo não tem a ver com sacrifícios e renúncias. Mas com um “estilo de vida” adequado para manter o corpo saudável.

Dieta saudavel

Como tal, não deve ser seguido por um período limitado, mas por toda a existência. Muito diferente do significado que costumamos dar a “dieta”: uma dieta muitas vezes restritiva, que visa perder o máximo de peso possível no menor tempo possível. Isso é horrível e provoca inevitavelmente o efeito sanfona.

Bem como, põe em risco a saúde do organismo, além de criar as condições para o chamado efeito ioiô, ou seja, a recuperação dos quilos perdidos – com juros e correção monetaria, ja pensou? A saber, é isso que acontece com quase todas essas dietas malucas que circulam por ai!

Dieta balanceada: o que deve incluir

Para ser saudável e equilibrada, uma dieta deve incluir todos os macronutrientes, ou substâncias que fornecem a energia necessária para o bom funcionamento do corpo e o desempenho das atividades diárias normais. Portanto, a dieta saudável, deve conter:

  • carboidratos (massas, arroz, pão, cereais, batatas, etc.);
  • proteínas (carne, peixe, ovos, legumes);
  • gordura.

Eliminar carboidratos para emagrecer funciona?

Mesmo para perder peso, eliminar completamente os carboidratos, errado. Bem como, precisamos consumi-los sempre a cada refeição (café da manhã, almoço e jantar). Isso porque, representam uma reserva energética para consumirmos sempre que necessário.


A distribuição correta de macronutrientes deve ser a seguinte:

  • 45-60% das calorias totais devem ser representadas por carboidratos, preferencialmente complexos e ricos em fibras, portanto inteiros;
  • 20-35% das calorias devem ser compostas por gorduras, das quais menos de 10% saturadas;
  • Aproximadamente 15% das calorias devem ser provenientes de proteínas (0,9 g / kg de peso corporal).
dietas

Uma alimentação saudável e equilibrada, portanto, nunca deve esquecer frutas e verduras, alimentos ricos em vitaminas e minerais, micronutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo e da mente.

Quantas refeições você precisa fazer por dia?

Para dividir adequadamente a ingestão calórica, garantir bem-estar e bom desempenho psicofísico, as refeições diárias devem ser cinco – mesmo quando você está seguindo uma dieta hipocalórica.

Em primeiro lugar, o café da manhã, que representa 20% da necessidade calórica total diária e é essencial para recarregar o corpo de energia.

O almoço e o jantar são as refeições quantitativamente mais importantes do dia e, juntos, representam 60% da necessidade total.

Por fim, uma alimentação balanceada deve incluir um lanche no meio da manhã e outro à tarde. Esses dois lanches têm a função fundamental de evitar passar fome nas refeições principais.

Hidratação: aliada do bem-estar

Além da alimentação, que fornece nutrientes e energia, importante beber uma quantidade adequada de água todos os dias. A agua é fundamental para o organismo, pois o mantém hidratado.

Uma parte da água introduzida com alimentos (cerca de 600-800 mililitros), o restante precisamos ingerir com bebidas (cerca de 1.200 mililitros, ou seja, 6-8 copos por dia). Conforme indicado também pelo Instituto de Saude.

Dieta saudaveis

Manter o equilíbrio correto de água é crucial, especialmente se você deseja perder peso. Na verdade, a hidratação adequada ajuda a regular a termogênese, a controlar a sensação de fome e a eliminar o excesso de toxinas.

Último conselho

Certamente não menos importante – se pretende emagrecer de forma saudável e duradoura, é imprescindível nunca confiar no “faça você mesmo”.

Portanto, sim você precisa pedir uma consulta de um especialista que, com base no seu físico e características. Bem como, na história clínica do paciente e necessidades pessoais, definirão um plano de alimentação eficaz e personalizado.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.


Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!