Controle seu apetite e tenha melhor qualidade de vida


Ter controle do apetite é fundamental para quem quer emagrecer. Mas sabemos que não é uma tarefa muito fácil, mas também não é impossível. Para emagrecer, temos que consumir uma quantidade de calorias inferior à nossa necessidade diária. Isso porque, fazendo assim, o organismo começa a queimar a gordura acumulada e consecutivamente, perdemos peso.

O ideal é aprender a controlar esse apetite de forma saudável evitando o consumo de alimentos super calóricos. Bem como, evitando principalmente alimentos que estimulam o apetite. Por isso, darei algumas dicas que contribuirão na redução do apetite. Elas vão te ajudar a manter o controle da situação e manter uma dieta equilibra.

A ideia é evitar alimentos que bloqueiam a produção da Leptina, hormônio responsável pela saciedade. Por exemplo, alimentos industrializados, principalmente bebidas que levam FRUTOSE ou xarope de milho, devem ser evitados.

Dicas de como controlar o apetite

Frutose, precisa ser evitada. Isso porque, esse tipo de bebida engana o cérebro fazendo com que você sinta mais fome e mais desejo de comer. Mesmo estando com o estômago satisfeito.

Todavia, isso acontece porque a frutose, uma vez dentro do nosso organismo, impede que o mesmo, produza o hormônio da saciedade. Portanto, temos que evitar qualquer bebida como refrigerantes, chás, sucos, bebidas adoçadas artificialmente, doces em geral. Enfim, tudo que leva frutose, é um veneno para quem pretende começar uma dieta.

Não pule o café da manhã. Nosso corpo precisa de energia para começar a jornada, e uma refeição rica em proteínas magras e carboidratos complexos vão te ajudar a manter o controle do apetite.  Em vez de ovos fritos, consuma ovos cozidos, em vez de pães e doces industrializados, consuma torradas integrais.

A combinação de ovos cozidos + torradas integrais liberam energia lentamente e deixam seu corpo na ativa por mais tempo. Bem como, fazendo com que você não sinta fome em um intervalo de tempo maior.


Quanto mais açúcar você consumir, mais fome você vai ter, e alimentos ricos em açúcar liberam a energia rapidamente. Ademais, o corpo absorve e automaticamente a produção de leptina, é muito pequena e você tende a sentir mais fome. Por isso a importância de fazer uma refeição de baixa caloria e baixo índice glicêmico.

O corpo precisa de gordura saudável!

Procure consumir pelo menos duas ou três vezes ao dia gordura saudável “Graxo Ômega 3”. Nosso corpo precisa dessa gordura, a sua ausência provoca estresse, mau-humor e ativa a FOME.

O graxo ômega 3 é uma gordura insaturada saudável, diminui relativamente o apetite, previne o excesso de fome. Bem como, alivia o desconforto estomacal, melhora o humor e contribui positivamente nos exercícios físicos, acelerando a perda do peso. Você encontra Ômega 3 na semente de linhaça, grãos de soja, atum, ovos, amêndoas e nozes.

Consuma muita água, porque a ausência provoca a desidratação e limita a sensação de fome. Durante o dia tome muita água, quando acabar a refeição e ainda sentir aquela sensação de vazio no estômago, tome um copo de água.

Provavelmente essa sensação de vazio seja somente a necessidade de hidratação. A água ajuda a saciar a fome e a enganar o estômago, e isso acontece porque quando consumida possui alto poder de hidratação, quando mais hidratado estiver seu estômago, mais fácil será manter o controle da fome.

apetite

Alimentos que ajudam

Alguns alimentos, ativam a produção do hormônio da saciedade e nos fazem sentir satisfeitos, veja a seguir alguns deles:

  • Uma pequena porção de chocolate escuro (25g) – abranda a digestão e provoca sensação de saciedade por longo tempo.
  • 1 pequena fatia de queijo de cabra – contém ácido linoleico e ajuda a combater a fome, provocando sensação de saciedade.
  • Uma xícara de leite desnatado – também possui ácido linoleico e as proteínas do leite ajudam a saciar a fome por longo tempo.
  • 1 laranja – para quem não sabe, a laranja é líder no hanking dos alimentos que reduzem o apetite, ocupa o primeiro lugar, rica em gordura e em fibras, dentre os alimentos é o que mais provoca sensação de saciedade.
  • Uma batata média cozida – apesar de ser calórica e proibida nas dietas, é um alimento que provoca muita saciedade, estimula a produção da leptina e o amido encontrado na batata provoca a queima de gorduras acumuladas.
  • Um filé de salmão grelhado – Rico em Ômega 3, portanto fonte de gordura insaturada saudável.

Últimas dicas

Corte o açúcar da sua dieta alimentar. Bem como, quando falar ao celular ou ao telefone normal, não fique sentado, caminhe pela casa ou pelo escritório. Isso porque, enquanto fala e caminha, você está queimando calorias, está ativando seu sistema circulatório e estimulando seu metabolismo.


Evite beliscar durante o dia, pode parecer inofensivo, mais quando beliscamos continuamente, estamos estimulando nosso organismo a sentir mais fome ainda. Quando não puder controlar essa vontade insaciável de comer algo, saia para caminhar, leia um livro, faça um telefonema.

Enfim, pode parecer coisas simples e tolas, mas que ajudam muito a combater esse desejo de comer. No final das contas, esses pequenos ajustes vemos na balança e faz diferença.

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