5 alimentos que eliminam a gordura do fígado e melhoram a saúde

gordura no fígado
Compartilhe esse post:

Nesse artigo você vai aprender mais sobre os 5 alimentos que melhoram o desempenho do fígado e os 5 alimentos que provocam a gordura do fígado, causando aquela a doença do fígado gordo. A saber, hoje em dia inúmeras pessoas sofrem da doença do fígado gordo. Por isso, atendendo pedidos, listamos os melhores alimentos para quem tem gordura no fígado e os que precisam ser eliminados da sua dieta. O fígado, é o segundo maior órgão do corpo humano, perdendo apenas para a pele. Ele desempenha inúmeras funções no organismo, sendo a secreção da bile uma das mais importantes.

Leia também >> Fígado gordo: 5 remédios naturais para você se livrar do problema

Leia também >> Doença do fígado gordo, sabia que 1 a cada 5 pessoas sofrem desse problema

A saber, em poucas palavras, ele converte produtos tóxicos, elimina gorduras e micróbios, neutraliza a acidez estomacal e elimina as toxinas. Entretanto, alguns hábitos de vida não saudáveis podem comprometer a saúde deste órgão, causando a chamada gordura no fígado ou a doença do fígado gordo. Por exemplo, podemos citar a falta de atividade física, má alimentação, consumo excessivo de álcool e cigarro. Mas, também, algumas doenças crônicas como colesterol alto, diabetes e hipertensão também são fatores de risco. Conhecida na medicina como esteatose hepática, a doença, caracteriza-se como uma condição em que o fígado se torna um depósito de gordura. Logo, o funcionamento do órgão é comprometido e pode resultar em sérias complicações.

Gordura no fígado ou doença do fígado gordo

Já em relação aos sintomas, uma pessoa com fígado gordo pode apresentar muitos sintomas, como por exemplo, dores abdominais, inchaço na barriga, aumento de tamanho do fígado, perda do apetite. Bem como, cansaço excessivo, perda de peso sem motivo aparente, coceira na pele. Outrossim, pele e olhos amarelados, fezes esbranquiçadas e dor de cabeça constante. Segundo Doutor Márcio Dias de Almeida, do Hospital Nove de Julho, a presença de gordura no fígado é normal até atingir o índice de 5%.


gordura no fígado

Depois que passar desse percentual, é considerado acima do esperado e precisa de tratamento o mais rápido possível. Mas, qual é o tratamento para gordura no fígado? Ainda não existem medicamentos específicos que eliminam sozinhos a gordura no fígado. Todavia, algumas mudanças no estilo de vida colaboram com o tratamento, evitando, assim, o fígado gordo. E isso pode começar na alimentação, onde você pode inserir alimentos que ajudam e evitando aqueles que prejudicam ainda mais o órgão. A seguir, listamos os cinco melhores alimentos para quem tem gordura no fígado e os cinco piores, que precisam ser eliminados da sua dieta.

5 melhores alimentos para gordura no fígado

Quem sofre de esteatose hepática deve priorizar o consumo de alguns alimentos. Isso como o objetivo de melhorar a alimentação e reduzir os níveis de gordura no órgão. Por isso, consuma mais:

Açafrão (cúrcuma). O açafrão-da-terra, ou cúrcuma, contém propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Portanto, ajuda a reduzir a quantidade de moléculas que causam danos ao fígado. Além disso, previne os níveis elevados de colesterol no sangue e reduz o risco de esteatose hepática. Além disso, o açafrão promove a desintoxicação do fígado, melhorando a sua capacidade enzimática, prevenindo problemas hepáticos​. Bem como, azeite de oliva. O azeite de oliva é rico em compostos fenólicos com propriedades antioxidantes e protetoras. Por isso, age como um ótimo agente de limpeza para o fígado, prevenindo o acúmulo de gordura no órgão. Recomenda-se comer quatro colheres (sopa) por dia de azeite – duas no almoço e duas no jantar. No entanto, dificilmente você irá conseguir consumi-lo puro, por isso, use como tempero na salada.

Frutas variadas. Incluir frutas na dieta é essencial e, algumas, podem contribuir no tratamento de gordura no fígado. Como abacate, açaí, limão, toranja, uva. As uvas, por exemplo, possuem efeito depurativo no organismo a nível hepático. Alimentos ricos em fibras, também ajudam a reduzir os níveis de açúcar no sangue e a absorção de gorduras. Por conta disso, auxiliam na desintoxicação do fígado, melhorando a saúde do órgão e evitando o acúmulo de gordura. Dentre os alimentos ricos em fibras, dê preferência aos grãos integrais; alimentos ricos em aveia, linhaça, chia, nozes, castanhas, granola e folhas verdes como alface e espinafre. Para finalizar esse grupo, não podemos esquecer do café, rico em antioxidantes que ajudam a depurar o fígado.


5 alimentos proibidos para quem sofre de gordura no fígado

  • Açúcar: evite ou reduza o consumo;
  • Xarope de milho e frutose: presente em alimentos industrializados, ketchup, mostarda, suco de caixinha, refrigerante, etc;
  • Farinha de trigo refinada: pães, bolachas, macarrão e massas em geral;
  • Alimentos ricos em sódio: está presente em molho de tomate, macarrão instantâneo, embutidos, bacon, calabresa, salsicha, salame, linguiça;
  • Gordura saturada: manteiga, nata, creme de leite, pele de frango, carne de porco, sorvete e pizza.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.


error: Conteúdo Protegido!