Vegetais Verdes: ricos em benefícios para a saúde


Ricos em cálcio, magnésio, zinco, potássio, ferro, vitaminas A, C, E e K, os vegetais verdes são importantes para o bom funcionamento do organismo. Bem como, fortalecem o sistema imunológico.

Ademais, são ricos em antioxidantes, possuem função desintoxicante, melhoram o funcionamento do intestino, aceleram o metabolismo e boa parte deles, apresentam boa quantidade de fibras.

Sucos e pratos elaborados a partir de vegetais verdes, são essenciais para combater os radicais livres. Fator importante para quem deseja emagrecer.

Os vegetais verdes, são ricos em clorofila, que é também, a substância responsável pela cor atribuída a eles. Outrossim, são ricos em vitaminas C que uma vez em contato com organismo, ajudam no combate dos radicais livres.

Alguns vegetais como aqueles de folhas verdes escuras são boas fontes de fibras que ajudam a controlar a quantidade de açúcar no sangue (glicemia).

Dessa forma, eles se tornam grandes aliados dos diabéticos, prevenindo a propensão de doenças renais e cardiovasculares. Além disso, as folhas verdes escuras também são as melhores fontes de cálcio para o organismo.

Esses mesmos alimentos, podem ajudar no processo de limpeza e desintoxicação. O consumo frequente deles, contribui para um melhor funcionamento do intestino.


Os vegetais verdes também colaboram para um melhor funcionamento do metabolismo. Determinados alimentos, atuam como estimulantes fazendo com que o metabolismo queime gordura acumulada.

Enfim, os alimentos verdes como dissemos anteriormente, são ricos em clorofila, substância que previne doenças como o câncer. Ademais, essa mesma substância combate a fadiga mental, o estresse e atua na prevenção da depressão.

Benefícios dos vegetais verdes para a saúde

Segundo pesquisas, os alimentos verdes mais ricos em vitaminas e nutrientes, são os seguem abaixo:

Espinafre: fonte de ferro, cálcio, fósforo e vitaminas A, K e do complexo B, as folhas agem na redução da pressão arterial. Bem como, ajudam na proteção da saúde dos olhos, reforça a imunidade e contribui para o bem estar do sistema nervoso.

Couve: aumenta o sistema imunológico e é uma grande aliada por conter vitamina C, poderoso antioxidante. Age contra os radicais livres, é fonte de vitamina K, tornando-se anti-inflamatória e uma aliada contra o câncer.

Outrossim, a folha também pode ajudar a reduzir o colesterol devido ao seu elevado teor de fibras. Além disso, a couve age na desintoxicação do corpo, por conter enxofre em sua composição.

vegetais verdes

Alface: além de ser pouco calórica, a folha é repleta em fibras e ajuda a aumentar a sensação de saciedade, contribuindo com a melhora do intestino. Ela também é rica em cálcio, nutriente importante para a manutenção dos ossos. Também, é um bom alimento para os diabéticos, devido ao seu baixo índice glicêmico.


Agrião: além de possuir muitos nutrientes, o agrião possui poucas calorias e contém vitaminas A e C, que ajudam o organismo a combater infecções. Age diretamente na prevenção do câncer, fortalecendo o sistema imunológico e beneficiando a saúde dos ossos e dentes.

Rúcula: da mesma família da couve, a rúcula também é um vegetal de baixas calorias. É rica em agentes antioxidantes, reforçando o sistema imunológico, possui uma alta quantidade de vitaminas A, C e K. Também, age na prevenção contra o câncer de pele, câncer de pulmão e bucal.

Dicas adicionais

Além dos vegetais verdes, temos também frutas que possuem um papel importante na alimentação de coloração verde. Como é o caso do limão e do Kiwi.

Limão: auxilia na cicatrização da pele, bem como ajuda a melhorar o funcionamento do sistema imunológico e previne gripes e resfriados. A fruta também atua como anti-inflamatório natural, protegendo as células e diminuindo o colesterol ruim.

Kiwi: com apenas 40 calorias, o kiwi é uma fruta que possui alta quantidade de nutrientes, como vitaminas C, E e altas doses de polifenóis. O consumo do kiwi ajuda a combater doenças cardiovasculares e a anemia.

Além disso, a fruta é rica em pectina, fibra solúvel que promove sensação de saciedade, diminui o colesterol e elimina as toxinas do organismo.

Plantas verdes

Chá verde: estudos têm encontrado uma associação entre consumir chá verde e uma redução no risco de alguns cânceres. Inclusive de pele, mama, pulmão, cólon, esôfago e bexiga. Ele ainda ajuda na digestão e aceleração do metabolismo, o que gera uma maior queima de calorias.

O chá verde é muito utilizado e recomendado para quem deseja emagrecer, bem como quem tem problemas de intestino preguiçoso.

Ele é rico em antioxidantes que combatem os radicais livres, prevenindo assim o envelhecimento precoce.

Como vimos, os vegetais verdes possuem fundamental importância na alimentação e por isso, devem ser consumidos diariamente. Além de protegem nosso organismo, fazem bem ao corpo, bem como, ajudam fortalecendo o sistema imunológico.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.



Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!