Óleo de argan: beneficios, propriedades e usos para o corpo e saúde


Conhecido e chamado de ouro líquido, ele vem do Marrocos e é prodigioso: bastam algumas gotas para dar brilho aos cabelos ou hidratar o rosto. Outrossim, vem da chamada árvore da vida, e para um litro de óleo são necessários três dias de trabalho! Vem comigo, pois hoje vamos falar dele: óleo de argan.

O que é óleo de argan

Também conhecido como óleo marroquino devido à sua origem, o óleo de argan é um óleo com inúmeros benefícios que se extrai das sementes da planta Argania spinosa. A saber, se trata de um arbusto típico do Norte de África, em particular da zona sul de Marrocos, mais em particularmente na planície de Souls.

A Unesco declarou uma reserva da biosfera como a principal área de colheita de sementes de argânia. A chamada “floresta de argão” cobre 800.000 hectares. Outrossim, nela trabalham cooperativas de mulheres dedicadas à colheita de frutas, garantindo a proteção do território e seu reflorestamento.

Um óleo vegetal muito precioso, cultivado de forma eco sustentável, assim como a colheita dos frutos dos quais é extraído. Vamos esquecer o cultivo intensivo que explora as árvores: o fruto é colhido do solo quando já está seco e cai da planta. Para ter um litro de óleo de argan, uma mulher precisa de três dias de trabalho.

Benefícios do óleo de Argan

Rico em Vitamina E, vitamina A e ácidos graxos essenciais, incluindo fitosteróis, esqualeno, polifenóis e ômega-6: em laboratório seria impossível criar um creme ou composto com uma fórmula tão rica e completa.

O óleo de Argão é antirrugas, emoliente, tem bom poder de renovação celular e excelentes características mesmo na cozinha. Do ponto de vista nutricional, ajuda a combater o excesso de colesterol e toxinas no organismo.

oleo de argam

Para que serve o óleo de argan

O óleo marroquino está cheio de propriedades cosméticas e mais, seus benefícios para o corpo são incontáveis. Bem como, seus usos. Ele não é apenas um produto cosmético, mas sim um produto multifuncional que podemos utilizar também na cozinha e desfrutar dos seus respectivos benefícios para a saúde.


O óleo de argão pode ter muitos benefícios, especialmente para a beleza e suavidade da pele e do cabelo. Outrossim, pode ser utilizado como hidratante na água do banho para dar brilho e maciez à pele, ou como complemento dos nossos cremes antirrugas. Isso porque, é rico em propriedades antienvelhecimento e antioxidantes.

Além disso, muitos profissionais de beleza lembram como o óleo de argan pode ser usado para combater as estrias durante a gravidez em associação com o óleo de amêndoas doces ou como um agente calmante para irritações da pele após a depilação.

Perfeito como óleo de massagem, é também uma panaceia para os cabelos: após a lavagem, massagear algumas gotas no couro cabeludo. Isso ajuda a torná-lo macio e sedoso e a combater a caspa. Ademais, tudo, de forma natural.

Benefícios do óleo para o cabelo

Com suas propriedades emolientes e hidratantes, o óleo de argan é perfeito para quem quer cuidar dos cabelos de forma natural. Outrossim, seu uso diário torna-os macios e brilhantes. Bem como, ajuda no combate ao frizz e hidrata após a lavagem, deixando os cabelos radiantes e saudáveis.

Rico em vitamina E, é uma panaceia para nossos cabelos estressados ​​e danificados pela poluição, tinturas, secadores de cabelo, produtos químicos, alisadores ou ferros. Particularmente indicado para cabelos secos, ajuda a hidratá-los e fortificá-los, além de dar brilho e um aspecto saudável a todos os cabelos.

Quem tem cabelos cacheados notará imediatamente, com algumas gotas de óleo de argan, uma melhora no efeito do frizz. Bem como, mantém os cabelos macios, hidratados e volumados. Ademais, para proteger os cabelos do calor excessivo da chapinha e do secador de cabelo, bastam algumas gotas após a lavagem.

Contém Ómega 3 que forma uma barreira protetora especial nos cabelos. Quando os penteamos corremos o risco de estressar os cabelos, por isso lembre-se de aplicar algumas gotas de óleo de argan e massajar no couro cabeludo e nas pontas para os nutrir, proteger e torná-los mais macios durante a escovação.


Finalmente, as propriedades do óleo de argan são fortificantes e antiqueda, pois o uso contínuo e diário torna o cabelo mais forte e menos sujeito a quedas, pontas duplas e quebradiças.

beneficios do oleo do argan

Benefícios do óleo para o rosto

Também chamado de “ouro do deserto”, o óleo de argan tem inúmeras propriedades benéficas para o rosto e a pele: nutritivo, calmante, anti-inflamatório e reparador. Se usado de forma consistente, pode melhorar a acne e outras doenças de pele, como eczema e psoríase.

Perfeito como um hidratante, aplicado com uma esponja macia ou dedos em vez de creme, mas também podemos adicionar aos nossos produtos para a pele. Se gostamos de usar maquilhagem para ter um aspecto saudável e radiante, é aconselhável adicionar algumas gotas de óleo de argan à nossa base habitual para a tornar nutritiva e hidratante durante o dia.

Pelas suas propriedades antienvelhecimento, pela presença de vitamina E, um poderoso antioxidante natural e ácidos graxos insaturados, podemos aplicar em vez de creme antirrugas durante o dia ou antes de dormir.

O segredo extra? Uma máscara de beleza à base de iogurte natural, mel e algumas gotas de óleo de argan. Prepare na hora para evitar a oxidação, é muito fácil de fazer e excelente para hidratar e nutrir profundamente a pele.

Como usar o óleo

Como visto, os usos do óleo de argan são múltiplos, mas o conceito é sempre esfregar algumas gotas de argan na pele ou no cabelo, que muitas vezes está úmido. Aplicando-o em vez do creme, podemos massajear na pele ainda húmida após a lavagem. Isso porque, sua função sebácea, hidratante e antibacteriana deixa a pele lisa, limpa e macia.

Se aplicarmos nos cabelos úmidos é importante fazer da raiz às pontas, enrolando uma toalha em volta da cabeça o maior tempo possível. Bem como, o ideal é deixar atuar profundamente nos cabelos a noite toda antes de enxaguar e lavar com shampoo normal.

Se usarmos no lugar do condicionador, coloque nas pontas úmidas e mantenha por alguns minutos e depois enxágue: bastam algumas gotas, não exagere para não obter um efeito gorduroso. Quando utilizado como hidratante para o corpo, basta aplicar com a pele levemente úmida depois do banho e massajear.

como usar o oleo de argan

Óleo como alimento

O óleo de argão no Marrocos é usado principalmente como condimento alimentar. Embora a formulação e a produção do óleo mudem se for destinado ao uso alimentar. Entretanto, é utilizado de forma semelhante ao azeite extravirgem. Especialmente para aromatizar derivados de cereais, como pão ou cuscuz, mas também como ingrediente em sobremesas típicas.

Utilizado na cozinha pode funcionar quase como uma alternativa ao azeite, contendo várias moléculas úteis para o bem-estar do corpo. É rico em antioxidantes, principalmente tocoferol. Bem como, é uma gordura boa, o que não faz mal ao coração e aos vasos sanguíneos devido à sua grande quantidade de gorduras insaturadas.

Usado como condimento, pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares e reduzir os sintomas, principalmente em caso de colesterol alto e diabetes. Segundo um estudo realizado em 2009 e publicado na revista Metabolism, o consumo habitual de óleo de argan seria capaz de corrigir os danos de uma dieta rica em açúcares, reduzindo a resistência à insulina.

Por fim, o óleo de argan tem grande poder antioxidante e ajuda a combater o estresse oxidativo, prevenindo inclusive o aparecimento de cânceres.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.



Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!