Você tem essa erva no jardim e não sabe que ela cura e previne a calvície

tratamento calvicie
Compartilhe esse post:
Compartilhar em facebook
Compartilhar em twitter
Compartilhar em pinterest
Compartilhar em whatsapp

Rosmarino ou alecrim, também conhecida como rosa do verão, era comumente usada pelos antigos gregos que dedicaram a planta à deusa Afrodite. Ela tem propriedades medicinais e serve em inúmeras situações. A saber, inclusive para tratar a calvície!

Hoje em dia, essa planta se chama alecrim e ainda é muito popular. Ela não é apenas uma especiaria utilizada na preparação de pratos. Pelo contrário, o famoso alecrim, é uma planta medicinal e dela se fazem inúmeros medicamentos para tratar várias doenças.

Segundo pesquisas mais recentes, o alecrim previne o envelhecimento e atua como potente agente antioxidante. Bem como, é abundante em flavonoides. A saber, os compostos que melhoram o fluxo sanguíneo para todos os tecidos, fortalecem os vasos sanguíneos e promovem uma melhor circulação.

Por isso, pode ser usado no tratamento de dores de cabeça, para estimular o crescimento do cabelo e melhorar a memória. Outrossim, afeta positivamente o sistema digestivo e as pessoas costumam usá-lo para tratar constipação, indigestão, cólicas estomacais e absorção inadequada de nutrientes no intestino.

Está cientificamente demonstrado que o extrato de alecrim é capaz de estimular a secreção de bile, o elemento crucial na digestão das gorduras. Bem como, em 1995, foi realizado um estudo que descobriu que o alecrim também funciona como diurético natural, e que por sua vez o torna eficaz na limpeza do fígado de substâncias tóxicas.


Propriedades e benefícios da planta

Suas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas não podem ser ignoradas. Isso porque, são muito poderosas e têm a capacidade de tratar infecções da garganta, ouvido, nariz e bronquite. Além disso, o alecrim também cura a fadiga e proporciona alívio de reumatismo, dores musculares e ciática.

Alecrim para calvicie

Para uso externo, você pode diluir o óleo de alecrim com um pouco de óleo neutro como óleo de girassol e aplicar na área afetada. Basta massagear a região e esperar meia hora para sentir o alívio imediato das dores. Não é milagre, são suas propriedades medicinais que ativam a circulação e por isso as dores diminuem.

Os antigos, tinham o hábito de fazer infusão de alecrim para lavar e enxaguar os cabelos. Isso porque, as substâncias presentes na erva, ativavam a circulação do couro cabeludo, diminuem a oleosidade da cute e previnem a queda de cabelo, prevenindo a calvície. Isso sem falar, que os fios ficam muito saudáveis quando tratados com alecrim.

Tenha cuidado com o óleo de alecrim, pois as crianças não devem usá-lo. Mulheres grávidas e mães que amamentam devem usar pequenas quantidades dele para fins culinários. Ademais, o alecrim floresce duas vezes por ano, a primeira vez em abril e a segunda em setembro. Possui numerosos ramos, assemelha-se a um arbusto, podendo atingir 1 a 3 metros de altura.

Recomenda-se plantá-lo em locais quentes, solo parcialmente arenoso, e para protegê-lo do vento. Certifique-se de protegê-lo do frio durante o inverno. As flores podem ser colhidas quando estiverem totalmente floridas, enquanto as folhas e galhos podem ser colhidos quando você quiser.


Usos do alecrim

A tintura de alecrim alivia os sintomas de reumatismo. Para preparar a tintura de alecrim, você precisa colocar 20 gramas de alecrim em 100 ml de álcool e deixá-lo repousar por 10 dias.

tratamento para a calvicie

Posteriormente, você precisa coar para poder consumir. Você pode consumir 15-20 gotas dissolvidas em um copo de água ou pode usá-lo externamente para problemas de circulação e reumatismo.

A tintura também serve no tratamento de prevenção da calvície, queda de cabelos, caspas e oleosidade excessiva. Enfim, basta adicionar 15 gotas da tintura dentro do shampoo e usar diariamente para prevenir.

A inalação de chá de alecrim ajuda no combate à depressão. Ele relaxa os músculos, o que também ajuda com cólicas menstruais e distúrbios digestivos. Bem como, o chá de alecrim é realmente útil no tratamento de dores de cabeça.

Você pode usar flores e folhas para preparar o chá de alecrim, que é benéfico para o tratamento de tensões, resfriados, cólicas estomacais e de cabeça. E não para por aí, quem consome o chá de alecrim diariamente, dorme melhor, apresenta menos estresse e tem maior controle da ansiedade.

Isso porque, a planta de alecrim possui propriedades relaxantes indicadas no tratamento de ansiedade e depressão. O chá também é um bom aliado contra a insônia. Para usufruir de todos os benefícios, tome uma xicara 15 minutos antes de ir para cama e tenha bons sonhos!

Chá de alecrim

Para preparar o chá de alecrim, coloque uma colher de chá de folhas frescas / secas em uma xícara de água fervente e deixe descansar por 15 minutos. Consuma 2 xícaras diariamente e lembre-se de que você não deve consumir antes de deitar-se.

Adicionar chá de alecrim ao banho é mais uma boa maneira de aliviar o reumatismo. A saber, o extrato de alecrim também promove melhor fluxo sanguíneo para o couro cabeludo, evitando a formação de caspa e calvície.

alecrim

Isso mesmo que você leu! Existem vários tipos de shampoos que ajudam a prevenir a queda de cabelo, estimulam o crescimento, previnem a calvície e todos são a base de alecrim.

O vinho de alecrim promove uma boa circulação. Para fazer isso, você precisa mergulhar 2 colheres de sopa de flores e folhas de alecrim em um litro de vinho branco. Deixe descansar por 6 dias e depois coe.

Ademais, beba uma xícara de conhaque com o estômago vazio, a fim de melhorar a circulação sanguínea, acalmar o coração, promover a micção e aliviar articulações inflamadas, gota e reumatismo.

Contra-indicações: o chá ou tintura deve ser evitado na gravidez ou lactação, menores de 12 anos, prostáticos e pessoas com diarreia. A ingestão de doses elevadas provoca irritações gastrointestinais e nefrite. Bem como, a essência de alecrim pode ser irritante para pele, principalmente se a pessoa for alérgica.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!