Filhos birrentos: veja como lidar com esse comportamento

criança birrenta
Compartilhe esse post:

Nem todas as crianças fazem birra. Algumas delas são mais tranquilas e por apresentarem um comportamento mais tranquilo, tendem a não desafiar seus pais com as crises de birra. Uma coisa é certa, filhos birrentos é muito difícil de educar e crescer. Mas será que todos sabem o que é birra? A birra é uma manifestação comportamental em resposta a frustação. Bem como, acontece e vem seguida depois do NÃO do pai e da mãe, que por sua vez deixa a criança muito irritada e frustada. Por fim, a criança uma vez que se sente frustada, reage mal com comportamentos agitados, irritantes e nervosos.

Leia também >> Precisamos aprender a ouvir nossos filhos

Leia também >> 5 frases que não devemos jamais dizer a nossos filhos

Infelizmente, a maioria das crianças hoje são classificadas como filhos birrentos e mimados. Bem como, que não suportam ouvir não e querem comandar os pais. Outrossim, pelo menos uma vez na vida a criança vai fazer birra, ela vai tentar ser dona da situação. Todavia, o comportamento dos pais diante dessa primeira vez, vai ser decisivo.

Uma coisa é certa, como pais precisamos aprender a lidar com esse comportamento para evitar filhos birrentos e principalmente, evitar que amanhã sejamos reféns dessa situação. Obviamente, não existe uma fórmula pré-acabada para a situação, mas com algumas dicas e observações você pai ou mãe pode mudar esse contexto enquanto ainda há tempo. Enfim, a birra é o mecanismo que a criança tem para medir forças com os pais e obter o que ela deseja. Portanto, se toda vez que ouvir um não, ela fazer birra e conseguir o que quer, ela vai usar sempre essa estrada. Infelizmente, é o que acontece em muitas famílias, embora pequenas, elas conseguem dominar seus pais usando sempre o recurso da birra.

Primeiro passo para evitar filhos birrentos

Precisamos entender o motivo da birra, isto é, o que foi que gerou essa frustação. Embora muitos acreditem que nao funciona, dialogar no mesmo patamar com a criança vai ajudar e muito. Bem como, crianças não sabem lidar com a autoridade dos adultos, pois para elas esse comportamento é abstrato. Outrossim, elas não compreendem a contrariedade e por isso explodem de raiva.

Uma coisa precisamos entender, não existe uma receita para resolver o problema de imediato. Todavia, podemos sim, sermos mais firmes em nossas atitudes e fazer valer nossa autoridade desde a primeira crise. Portanto, é necessário delimitar o papel de cada um, a autoridade dos pais e a obediência dos filhos.

filhos birrentos

1. Não ceda

Sem dúvida esse é o passo mais importante, não ceder diante da primeira crise. Por mais difícil que seja, constrangedor ou desagradável, os pais não podem e não devem ceder. Mesmo que a criança se joga no chão, esteja em lugar público, ou as demais pessoas esteja te olhando. Portanto, não é não. Entretanto, abaixe-se na altura de seu filho e lhe explique porque é não.

Seja firme, não volte atrás na sua decisão. Não faça trocas e nem negocie o choro de seu filho. Filhos birrentos tendem a medir a paciência dos pais e a desafiá-la. Portanto, seja firme, se ele se jogar no chão, ignore por um tempo, se não resolver, levante ele do chão e corrija-o com autoridade, mas não ceda. Quando chegar em casa, coloque ele no cantinho do pensamento e explique dialogando com calma e expondo o papel de cada um. Talves no início seja um pouco difícil, mas aos poucos a criança internaliza e as coisas entram nos eixos. Uma coisa é certa, se você ceder, ele vai te dominar.

Leia também >> Palavras que determinam o fracasso do seu filho

Leia também >> O poder da oração de uma mãe

2. Desvie o foco da birra

Muito simples, não dê peso e nem atenção a crise de frustação que seu filho esta tendo. O que ele quer é chamar atenção. Portanto, mude de assunto, fale sobre outras coisas, atraia a atenção da criança para outro assunto e sem que ela perceba, a birra acaba não produzindo nenhum resultado. As vezes, uma situação curiosa dentro do supermercado, desvia por completo a situação da birra e tudo se resolve expontaneamente.

3. Mantenha sua postura

Diante de uma crise de birra de seu filho, onde ele esta desafiando sua autoridade, não é o momento para perder o controle e competir com a criança. Nada de gritos, alterações no seu comportamento, escandalos, pois nada disso vai resolver. Pelo contrário, vai piorar a situação. Se você como pai manter a calma e o controle da situação sem se alterar, a criança vai se sentir constrangida, envergonhada e vai deixar de fazer birra. Você como pai precisa transmitir calma e segurança ao seu filho.

4. Dialogar sobre a situação

Filhos birrentos precisam entender e respeitar a autoridade para deixarem de ser birrentos. Outrossim, eles precisam compreender que esse comportamento não é correto e nem muito menos agradável. Portanto, sempre que acontecer essas explosões de raiva e frustação, converse com seu filho, explique pra ele e deixe bem claro o papel do filho e o papel do pai.

5. Respeito aos filhos birrentos

É importante respeitar o ritmo das crianças e manter uma rotina de horários e afazeres diariamente. Isso previne certos comportamentos e birras cotidianas. Saber lidar com esses comportamentos, é fundamental, isso vale para pais de primeira viagem como para os mais experientes. Filhos birrentos muitas vezes não são agradáveis e podem inclusive serem evitados no circulo de amigos.

Portanto, é fundamental aprender mais sobre o assunto, ser firme e decisivo, fazer valer a autoridade de pai, tudo para reverter esse quadro. Infelizmente filhos birrentos, se tornam pocessivos, gostam de comandar os pais, dão ordem em todos e querem sempre o comando da situação. Esse leque de situações queima as fazes que toda criança deve e precisa passar. Crianças não devem comandar, mas sim, obedecerem seus pais e desenvolverem um relacionamento de confiança com eles. De respeito, de diálogo e de cumplicidade. Os filhos precisam confiar em seus pais e seus pais precisam criar situações que estimulem essa confiança.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.