10 motivos para você tomar chá de hortelã todos os dias

chá de hortelã
Compartilhe esse post:
Compartilhar em facebook
Compartilhar em twitter
Compartilhar em pinterest
Compartilhar em whatsapp

Certamente você já conhece a hortelã ou o chá de hortelã. Entre as plantas medicinais ela é a mais popular. Bem como, riquíssima em benefícios para a saúde. Suas propriedades terapêuticas e medicinais são maravilhosas e a melhor parte, que ela é bem comum e geralmente temos no quintal de casa.

A planta de hortelã é originaria da Europa e seu nome científico é menta. Rica em antioxidantes, ela além de ser grande aliada da saúde, ajuda a proteger e reparar as células dos danos causados por radicais livres. O chá feito da planta é curativo e serve para inúmeras circunstâncias.

De aroma fresco e sabor levemente delicado, o chá de hortelã, é apreciado em várias partes do mundo. A saber, isso é independente do seu poder curativo. Tem pessoas que tomam o chá diariamente pelo simples prazer de degustar o sabor da planta.

Uma das propriedades da planta é o efeito tranquilizante e calmante. Quando misturado por exemplo, com lavando e camomila, vira uma dose relaxante para dormir tranquilo e sonhar com os anjos. Pois, ambas as plantas possuem efeito calmante, quando misturadas, uma potencializa o efeito da outra.

Outrossim, contém antioxidantes e vitaminas A, B6, C, E, K, ácido fólico e a riboflavina, que, de acordo com um estudo da Universidade de Maryland nos EUA, conferem propriedades antibacterianas, antifúngicas e anti-inflamatórias.


chá de hortelã

10 motivos para tomar chá de hortelã

Presente em vários alimentos e produtos cosméticos, ela tem um aroma delicioso. Todavia, encontramos nas balas, pastilhas para garganta, chicletes, xaropes para tosse, pasta de dente, flúor e tantos outros produtos à base de hortelã. Ainda temos na indústria cosmética, xampus, condicionadores, cremes hidratantes, tudo à base de hortelã.

Isso porque, a planta tem muitos benefícios para a saúde. Outrossim, não é apenas o aroma seu aspecto positivo, mas sim, os benefícios medicinais que obtemos usando-a diariamente.

Recentemente, um estudo revelou que o cheiro e o sabor da hortelã têm profundos efeitos em funções cognitivas. Isso inclui funções como raciocínio, resolução de problemas, formação de conceitos, julgamentos, atenção, e até mesmo memória.

1. Melhora a digestão

A hortelã relaxa os músculos do estômago e melhora o fluxo de bile, que o corpo usa para digerir gorduras. Por isso, muitos afirmam que ela ajuda a emagrecer. Isso porque, atua exatamente queimando as gorduras!

2. Alivia a síndrome do intestino irritado

Ajuda no tratamento de sintomas como dor, inchaço, gases e diarreia. O chá da hortelã é excelente para eliminar o líquido retido. Você nunca observou que ela é o ingrediente principal da água aromatizada? Tai a explicação.


3. Ajuda a aliviar sintomas da asma e outros problemas respiratórios

Ela tem o poder de “abrir” as vias aéreas e aliviar os sintomas. As propriedades terapêuticas como o mentol por exemplo, e o aroma refrescante ajuda a desobstruir as vias respiratórias. Outrossim, permite a pessoa de respirar melhor e livrar-se do catarro. Por fim, o xarope feito da planta é super indicado nesses casos.

Confira a receita do xarope de hortelã clicando aqui!

4. Ajuda a aliviar sintomas de gripes e resfriados – o mentol é um eficiente descongestionante e expectorante.

chá de hortelã

5. Alivia coceira e irritações da pele – a hortelã tem propriedades anti-inflamatórias e é antipruriginosa. Lavar a pele com uma infusão encorpada feita da planta, vai ajudar a aliviar as coceiras e tratar o problema.

6. Melhora a saúde bucal – neutraliza o mau hálito, bem como, combate bactérias que causam cáries.

7. Alivia a dor – as folhas de hortelã podem aliviar dores musculares, dores de cabeça e até mesmo dores de estômago. Tudo isso graças ao aroma do mentol e suas propriedades.

8. Alivia náuseas – o cheiro de óleo essencial de hortelã ou folhas de hortelã frescas pode ajudar a aliviar a sensação de enjoo e ânsia. Principalmente em mulheres grávidas.

9. Melhora a memória – a saber, pesquisadores ingleses examinaram o poder do óleo essencial de hortelã no cérebro e descobriram que ele aumenta o estado de alerta e a memória.

10. Previne o câncer – o mentol tem propriedades associadas a prevenção de diferentes tipos de câncer, principalmente o câncer de próstata.

Como fazer o chá de hortelã

Primeiramente você precisa lembrar, que o chá é bom a qualquer momento do dia e para qualquer circunstância. Você não deve por exemplo, tomar o chá somente para prevenir o tratar doenças. Mas sim, deve consumir porque você gosta, porque é um prazer viver melhor e sentir melhor.

Bem como, o chá de hortelã não tem contra indicação. Outrossim, podemos consumir a qualquer hora do dia, principalmente antes de dormir. Aqui na minha casa, misturo hortelã, melissa e camomila, fica delicioso! Costumo tomar sempre meia hora antes de ir me deitar. Ele me ajuda a dormir melhor, pois as propriedades relaxantes e calmantes combatem a insônia.

chá de hortelã

Ingredientes

1 colher (sopa) de folhas frescas ou 1 colher (chá) de folhas secas;

150 ml de água.

Modo de preparo

Primeiramente, ferva a água e desligue assim que levantar fervura. Emseguida, adicione a hortelã, tampe e deixe abafar por 5 minutos.

Beba em seguida e repita de 2 a 4 vezes por dia, enquanto durarem os sintomas. Isso no caso de tratamento terapeutico.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.


Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!