4 chás naturais que aliviam as cólicas menstruais e reduz o fluxo


A menstruação para muitas mulheres é um verdadeiro calvário. Isso porque, quando chega os dias do ciclo, boa parte delas sofre de cólicas menstruais acompanhada de um fluxo abundante. Portanto, para muitas de nós, realmente esse período é tão sofrido que se torna um calvário, principalmente os 3 primeiros dias.

Uma parte das mulheres recorrem a medicamentos químicos para aliviar as cólicas. Aqueles de farmácia, principalmente o Buscopan. Todavia, o efeito sedativo desses remédios dura pouco e logo a cólica volta com tudo. Outrossim, tendem aumentar o fluxo.

Por isso, que recorrer a alternativas naturais pode ser uma solução mais viável. Os chás por exemplo, não apenas atuam na dor, mas reduzem o fluxo sanguíneo. Portanto, tem muito mais vantagem, além de ser natural.

Leia também >> Efeitos colaterais do anticoncepcional

Leia também >> Dicas de como controlar os sintomas da menopausa


Cólicas menstruais

A saber, as cólicas menstruais são um sintoma comum, embora chatas e doloridas, toda mulher passa por isso. Quando o útero começa a contrair para expulsar o sangue, visto que não houve a fecundação, esse movimento de contrair e expulsar, é a cólica menstrual.

Bem como, existem dois tipos de cólica, uma chamada primaria que é aquela que acontece com a primeira menstruação e a segundaria ocorre por exemplo, quando a mulher já tem a ovulação. Entretanto, a cólica primaria a mulher sente bastante dores na região pélvica, já a segundaria nem todas as mulheres sentem dor.

Os analgésicos em geral, atuam aliviando a dor da contração que o útero faz para expulsar o sangue. E tem mais, não há previsão de quanto dure a cólica menstrual. Por exemplo, algumas mulheres começam a sentir a cólica 1 semana antes de iniciar o ciclo.

Entretanto, existem aquelas que sentem a cólica somente nos 3 primeiros dias de menstruação, é muito relativo. Bem como, varia de mulher para mulher. Do mesmo modo, tem aquelas que não sentem nada e mais, com 3 dias a menstruação já acabou!

Hoje vamos aprender 4 chás naturais que são excelentes para diminuir as cólicas menstruais. Outrossim, também reduzem um pouco do fluxo.


Leia também >> 1 a cada 3 mulheres sofrem de Candidíase

Leia também >> 10 sintomas que uma mulher tem Câncer

1. Chá de gengibre tem efeito analgésico

O gengibre é muito conhecido pela sua ação detox, tanto que é um dos ingredientes principais para sucos, chás e sopas com essa utilidade. Entretanto, o que muita gente não sabe é que ele também pode ser um aliado para aliviar dores em geral – inclusive as cólicas.

Isso vale tanto na forma de chá ou até mesmo através de uma massagem feita com seu óleo. O chá de gengibre ajuda a diminuir a dor por ter efeito analgésico. Por isso, é tão eficiente no tratamento das cólicas.

colicas menstruais

2. Chá de camomila tem efeito calmante e estimula produção de aminoácido que alivia as dores

Famosa por seu efeito relaxante, a camomila costuma ser utilizada para tratar pessoas muito agitadas ou que têm problemas com insônia ou ansiedade. Mas você sabia que ela também pode ajudar quem sofre com cólicas menstruais?

Isso mesmo, o chá de camomila é indicado por ter efeito calmante. Ele estimula a produção de glicina, um aminoácido que reduz os espasmos musculares e ajuda a aliviar as dores da cólica.

3. Chá de calêndula conta com ação anti-inflamatória

Muito parecida com a margarida e popularmente conhecida como “bem me quer, mal me quer”, a calêndula é uma das plantas que contam com propriedades medicinais maravilhosas. Dentre elas, está o alívio das cólicas intensas durante o período menstrual.

A saber, a calêndula possui flavonoides e óleo essenciais em sua composição. Por isso, tem ação anti-inflamatória e é excelente para diminuir as cólicas menstruais.

4. Chá de orégano regula a menstruação e reduz as dores por eliminar toxinas

Além de aparecer como um ótimo tempero para diferentes receitas, o orégano também conta com inúmeras propriedades que trazem benefícios para a saúde. Para o período menstrual, ele é bom aliado por diminuir dores e inflamações.


O que faz com que as cólicas fiquem mais brandas – e ainda ajudar a regular a menstruação. Isso porque, possui ação diurética e sudorífera. Outrossim, ajuda eliminar as toxinas do organismo e a reduzir as dores de cabeça, que também costumam surgir neste período.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.


Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!