Logo Emagrecer com vida e saude
Search
Close this search box.

Pés inchados pode ser sinal de acúmulo de toxinas no sangue

pés inchados
Compartilhe esse post:

Pés inchados é sinal de que algo está errado. Isso porque, pode ser má circulação, toxinas no sangue, má alimentação, vida sedentária, gravidez, ou excesso de peso! Enfim, se o corpo começa a reter líquido e a inchar, significa que algo está errado e precisamos verificar e tratar. Mudanças bruscas de temperatura e umidade relativa no ar, também podem provocar inchaços nas pernas e os pés inchados é um consequência. Mas a primeira coisa a fazer é diminuir o sal da comida. Posteriormente, se for o caso, procurar um médico e uma nutricionista. Se você goza de uma boa saúde, pode optar por tratamentos caseiros feitos a partir do que encontramos na natureza.

Leia também >> 1 xícara por dia e todo inchaço vai embora pela urina

Leia também >> 12 dicas incríveis para eliminar o inchaço e a retenção de líquido

Os inchaços nos pés são geralmente temporários e não devem ser motivo de grande preocupação, embora sejam extremamente desconfortáveis. Os motivos que levam seus pés a incharem são muitos, uns mais comuns e fáceis de evitar e outros mais sérios que precisam de acompanhamento médico. Outrossim, o problema não é apenas o inchaço, mas tudo que vem junto com ele. Além do inchaço, você provavelmente vai sentir desconforto e sensibilidade ao caminhar ou ficar em pé. A pele também fica mais sensível, os pés ficam com sensação de estarem mais pesados e a cor deles também fica diferente do normal.

pés inchados

Circulação sanguínea

Primeiro é preciso entender como funciona a circulação sanguínea. Por exemplo, nosso sistema circulatório, também conhecido como sistema cardiovascular, é responsável por cuidar de toda a trajetória do sangue pelo corpo. Ele começa e termina no coração, em um sistema de looping infinito que nunca para, mesmo quando estamos dormindo. Logo, o sangue circula por todo o corpo por meio do sistema arterial e retorna ao coração pelo sistema venoso. A saber, a boa circulação do sangue é vital para a nossa sobrevivência e bem-estar, e faz circular nutrientes, incluindo eletrólitos, oxigênio, dióxido de carbono e aminoácidos por todo o corpo.

Digamos que o nosso coração é quem coordena toda a movimentação, de acordo com a necessidade do corpo em cada momento do dia. Por exemplo, quando estamos em repouso, o coração de uma pessoa saudável coordena um fluxo sanguíneo de aproximadamente cinco litros por minuto. Já quando fazemos exercícios intensos, esse fluxo pode aumentar até cinco vezes. Quando essa circulação não acontece da maneira que deveria, por inúmeros fatores, acaba ocorrendo um acúmulo de líquido em algumas áreas do corpo, principalmente nos pés e tornozelos, e é isso que causa sintomas como o inchaço.

Alimentos que combatem o inchaço

O abacaxi por exemplo, é uma ótima opção. Rico em fibras e minerais, diurético, de baixa caloria, 70% da fruta é água, seu suco ajuda a eliminar o líquido retido. Outrossim, tanto o suco feito da poupa da fruta, como o chá feito da casca são poderosos. Bem como, além de eliminarem as toxinas do sangue, eles promovem a perda de peso focando principalmente na eliminação do líquido retido.

O limão e o alho também são grandes aliados na dieta contra o inchaço. Tomar o chá de limão com alho todas as manhãs, ajuda muito a limpar o sangue, a eliminar as toxinas. Os dois juntos contribuem na dieta do anti-inchaço. A salsinha, alternativa valiosa e entre todos os remédios naturais. Outrossim, é uma das mais indicadas para eliminar líquidos e desinchar. Além de rica em nutrientes, a salsa apresenta vitaminas do grupo A e C, e minerais como cálcio, enxofre, ferro, fósforo, magnésio e potássio.

Seu chá, é indicado para desintoxicar o fígado e os rins, pois seus efeitos adstringentes são excelentes. Bem como, além de desintoxicar o organismo, melhora o funcionamento dos rins, dos intestinos. Tudo isso junto favorece de forma muito positiva na perda do peso e principalmente na eliminação do líquido retido. A ação diurética do chá de salsinha faz realmente milagres, mas se você juntar um pedacinho de gengibre, teremos um remédio natural que além de promover o emagrecimento, melhora sua condição de saúde, e a receita de hoje, é essa aí, uma infusão de salsinha com gengibre que vai limpar teu organismo e te ajudar na luta contra o inchaço.

Receita natural para desinchar e emagrecer

Ingredientes

  • 5 raminhos de salsa com as folhas
  • 1 pedaço de gengibre de mais ou menos 4 cm (opcional)
  • 1 litro de água

Preparo

Primeiramente, lave a salsa e o gengibre. Em seguida, corte o gengibre e coloque para ferver em 1 litro de água. Quando levantar fervura, deixe por mais 5 minutos. Posteriormente, adicione a salsa e desligue o fogo. Espere 20 minutos. Por fim, coe e tome 3 xícaras por dia. Obsersavação: pessoas hipertensas devem fazer atenção, porque há registros de que o gengibre altere a pressão arterial. Bem como, mulheres grávidas ou lactantes não devem consumir o chá de salsinha.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.