Água de alecrim: são tantos benefícios que você vai ficar de boca aperta

água de alecrim
Compartilhe esse post:
Compartilhar em facebook
Compartilhar em twitter
Compartilhar em pinterest
Compartilhar em whatsapp

Segundo cientistas a água de alecrim pode rejuvenescer em até 11 anos o cérebro. Isso mesmo que você leu. Estudos demonstraram que consumir a água de alecrim diariamente, deixa o cérebro mais jovem. Bem como, mais saudável e em plena atividade. Outrossim, por conta de suas propriedades medicinais, a água pode prevenir a doença de Alzheimer.

Muitas pessoas acreditam que o alecrim seja apenas um tempero aromático, mas é um grande erro pensar assim. Porque na verdade, a planta do alecrim é medicinal e milenar. Suas propriedades são infinitas e pode curar, tratar, prevenir, melhorar, ajudar para termos uma saúde perfeita. Isso não é um exagero e nem mesmo senso comum, é um fato real!

Basta algumas horas de leitura e pesquisas para constatar que o alecrim faz muito bem a saúde. Suas propriedades e substâncias medicinais atuam em várias parte do corpo. E consumir chás, infusões, usar o óleo essencial, só vai fazer bem a sua saúde e seu corpo ainda vai te agradecer.

A saber, uma pesquisa realizada pela Universidade de Northumbria, na Inglaterra, comprovou: a ingestão de uma infusão de alecrim capaz de aguçar a memória e melhorar a capacidade funcional do cérebro. Bem como, previne o envelhecimento precoce das células. Esse mesmo estudo, revelou que 1 copo de água de alecrim por dia, é capaz de aumentar nossa capacidade de recordar o passado.

Outrossim, a ação antioxidante do alecrim é capaz também de reduzir qualquer inflamação no sistema nervoso. Bem como, prevenir seu envelhecimento precoce. Como se não bastasse, o alecrim possui propriedades e efeitos de um diurético natural.


Isso porque, ao aumentar a produção de urina a planta ajuda a diluir e remover fluidos e toxinas retidos no corpo, desinchando e melhorando a saúde do corpo.

Benefícios do alecrim

Você sabia que o alecrim é considerado a erva da alegria? Sabe por quê? Um copo da infusão ou do chá de alecrim, quando consumido proporciona uma intensa sensação de bem estar invade todo o corpo. Não é à toa que a erva é indicada na aromaterapia. Seu sabor, seu aroma, enviam ao cérebro somente boas sensações.

com fazer agua de alecrim

Confira abaixo alguns dos seus benefícios…

Melhora a digestão – acelera o processo digestivo e combate a acidez, basta tomar 1 xicara do chá após as refeições.

Antibiótico natural – a planta possui ação antibiótica é excelente para tratar infecções de urina, vomito e diarreia.

Excelente diurético – o chá ou água de alecrim aumentam a produção de urina, o que facilita a eliminação de líquido retido, bem como, das toxinas e resíduos. Por isso, ele é excelente para emagrecer.


Combate o cansaço mental – vários estudos comprovam que suas propriedades melhoram a capacidade mental, atuando inclusive no combate do estres, depressão, ansiedade e prevenção do Alzheimer.

Protege a saúde do fígado – suas propriedades medicinais melhoram o desempenho do fígado e diminuem as dores de cabeça.

Ajuda no controle da diabetes – isso porque diminui a glicose do sangue e aumenta a insulina.

Combate a inflamação – o consumo diário do chá de alecrim ajuda a combater as dores musculares, inflamações como artrite, gastrite, e ainda reduz o mal estar.

Melhora a circulação – Isso porque o alecrim tem efeito antiplaquetário. Ou seja, atua na formação de trombos, ajuda o sangue a circular melhor prevenindo assim, problemas de má circulação.

Combate o câncer – Estudos demonstraram que o alecrim pode reduzir a formação de células tumorais, isso por conta da sua ação antioxidante.

Acelera o crescimento do cabelo – o chá de alecrim sem açúcar pode ser usado para lavar o cabelo. Isso porque, fortalece os fios, combate a oleosidade excessiva, combatendo a caspa. Além disso, facilita o crescimento do cabelo, porque melhora a circulação do couro cabeludo.

Planta de alecrim

Como fazer a agua de alecrim

É muito simples fazer a água de alecrim. Tem pessoas que apenas colocam os ramos de alecrim de molho em uma jarra de água e deixam repousar a noite toda para ser consumida no dia seguinte. Todavia, se o seu objetivo é absorver todas as propriedades do alecrim, eu te dou um conselho.

Antes de colocar a água para repousar, leve 1 litro de água ao fogo, espere ferver e desligue o fogo. EM seguida, adicione 4 ramos de alecrim com flor ou sem, não pode por a raiz. Abafe e deixe até esfriar. Posteriormente, leve a geladeira para descansar a noite toda e consuma no dia seguinte.

Nesse caso, você estará absorvendo todas as propriedades do alecrim e se beneficiando de todas os recursos que ele oferece para a saúde. A única contra indicação da da água de alecrim, é que pessoas que possuem problemas hepáticos, não devem consumir sem antes consultar um médico.  

Espero que todos tenham gostado das dicas sobre o alecrim. Aqui em casa, até meus filhos tomam a água de alecrim, é saudável, gostosa e refrescante. Não faz mal a saúde e ainda ajuda a deixar todos relaxados e calmos.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.


Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!