3 receitas para alisar os cabelos sem química, fácil, econômica e eficaz

alisar os cabelos
Compartilhe esse post:
Compartilhar em facebook
Compartilhar em twitter
Compartilhar em pinterest
Compartilhar em whatsapp

A maioria das mulheres, gosta de cabelos lisos e quem tem o cabelo cacheado vive a procura de técnicas para alisar os cabelos. Hoje trouxemos 3 dicas para deixar os cabelos lisos e disciplinados e com um particular, sem química!

Geralmente as mulheres que gostam de alisar os cabelos, optam por alisamentos, relaxamentos, escova progressiva e outros. Mas você sabia que ambos os tratamentos levam uma grande quantidade de químicas e em alguns casos, levam até formol?

No Brasil, existe um grande controle acerca dos produtos para alisar os cabelos que levam formol, boa parte deles foram proibidos. Mas ainda assim, muitos salões ainda usam esse tipo de produto e a saber, fazer muito mal a fibra capilar.

Bem como, outro caminho muito utilizado pelas mulheres é a famosa chapinha. Pode ser da melhor qualidade que existe, de cerâmica ou outras. A saber, a longo prazo elas danificam os fios capilares, desidratam, ficam com duplas pontas, quebradiços, secos e começam a cair.

Portanto, se você é uma daquelas mulheres que não vive sem chapinha, saiba que elas causam muitos danos ao cabelo e certamente, está na hora de você dar uma equilibrada no uso da chapinha no cabelo.


Enfim, o que você não sabe é que existem alguns produtos baratos e que todos temos em casa, que também alisam o cabelo sem danificar os fios. Eles possuem um efeito excelente, não tão duradouro como aqueles feito com químicas, mas pelo menos não danificam os cabelos e nem deixam os fios fracos e quebradiços.

Dica de ouro

Bom, antes de qualquer tratamento nos fios, é importante que eles estejam super limpos, ou seja, limpos com profundidade. Portanto, nesse caso, escolha um xampu com pH8 para lavar a cabeça. Bem como, lave suas madeixas duas vezes e certifique-se que os fios estejam completamente lisos.

O xampu com pH8 limpa a fibra capilar, pois somente ele tem a capacidade de abrir a cutícula e então remover todos os resíduos de tratamentos anteriores. Com isso, os fios ficam limpos com profundidade e o resultado dos tratamentos caseiros será excelente.

Leia também >> Lave os cabelos com paracetamos e veja os resultados

Leia também >> Selagem caseira, método simples e eficaz


Receitas para alisar os cabelos sem químicas

Antes de iniciar o tratamento natural e caseiro, preciso te falar que os resultados são graduais. Portanto, não é na primeira vez, mas sim a partir da segunda e da terceira que você obterá um resultado eficaz e duradouro. Mas te dou um conselho, porque eu já usei, vale a pena, os fios a partir da terceira etapa ficam muito macios, brilhosos e sedosos.

Bem como o efeito é durador e vale a pena só pelo fato de ter fios disciplinados e hidratados. E mais, fica com um brilho lindo! Portanto, vale a pena, não custa experimentar, não é verdade? Com essas receitas você poderá ter cabelos:

  • Fios mais maleáveis, macios e saudáveis;
  • Redução do volume;
  • Super Brilho;
  • Cabelos sem frizz;
  • Suavização das ondas e cachos soltos;
  • Fios hidratados e com saúde.
alisamento

Receita 1 – Alisamento com açúcar e maisena

Para essa receita vamos precisar dos seguintes ingredientes:

  • 200 ml de leite integral;
  • 2 xícaras (chá) de açúcar refinado (o cristal é mais lento para dissolver, por isso, dê preferência ao refinado);
  • 4 colheres (sopa) de amido de milho (maizena).

Preparo e uso

Primeiramente, misture todos os ingredientes em uma panela, leve ao fogo mexendo sem parar até obter um mingau. Em seguida, reserve para esfriar.

Posteriormente, lave os cabelos em água morna, utilizando um shampoo anti-resíduos. Isso abrirá as escamas dos fios e consequentemente teremos uma melhor penetração do produto.

Em seguida, retire o excesso de água com auxílio de uma toalha macia. Outrossim, separe o cabelo e aplique a mistura mecha a mecha, sempre massageando bem.

Por fim, envolva os cabelos em uma toalha umedecida com água quente ou use uma touca térmica. Deixe agir por duas horas. Quando tiver passado o tempo, enxague os cabelos apenas com água fria.

Enfim, se desejar pode deixar o cabelo secar ao natural, mas para obter um melhor resultado, seque os fios e em seguida passe a chapinha. Atenção, não esqueça de passar um protetor térmico nos fios antes de passar a chapinha.


Benefícios do açúcar, da maisena e do leite para os fios

A saber, o açúcar quando usado da maneira correta, prepara os fios deixando-os mais aptos a absorver os nutrientes necessários para que fiquem sempre saudáveis. Outro benefício ao usar açúcar no cabelo, é que ele auxilia na hidratação dos fios. Isso porque é rico em vitaminas do complexo B, cálcio e ferro.

Já a maisena, é fonte de vitaminas e minerais, sendo imensamente nutritiva para a fibra capilar. Bem como, fortalece e dá vida aos fios. Outrossim, trata a fibra capilar de dentro para fora, além de suavizar os cachos, deixando-os com aspecto naturais e soltos.

Contudo, o leite, é rico em cálcio, vitaminas A, B2, B6, B12, tiamina e minerais. Bem como, o leite ajuda a fortalecer os fios, deixando os cabelos mais bonitos, macios e alinhados. Uma das características positivas do tratamento com leite, é a maciez dos fios. Isso porque, o leite consegue hidratar com profundidade a fibra capilar.

Portanto, tratamentos naturais a base de amido de milho, leite, iogurte natural, açúcar e mel, são muito benéficos e mais do que alisar os fios e discipliná-los, os mantém sedosos, com brilho e super hidratados. Esse conjunto de benefícios, estimula o crescimento.

Receita 2 – iogurte natural e amido de milho

  • 200 ml de iogurte natural;
  • 3 colheres (sopa) de maizena.

O preparo é bem simples, misture os dois ingredientes até obter um creme homogêneo. Com os cabelos secos, aplique mecha por mecha, deixe agir por 1 hora e posteriormente, lave conforme seu costume. Seque e passe a chapinha, o efeito desse alisamento dura uma semana.


Receita 3 – Touca de gesso

Essa receita tem um nome curioso não é verdade? Mas deixa eu te explicar, ela é feita de maisena e enquanto fica no cabelo seca e fica totalmente dura e branca, por isso, se chama touca de gesso.

A saber, essa receita ganhou o coração da mulherada, e atualmente é um dos alisamentos mais utilizados por elas. Primeiro por ser natural, segundo caseiro e em terceiro e último lugar, muito eficaz.

Para a receita, vamos precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de maizena;
  • 200 ml de água filtrada;
  • 1 tampinha de Bepantol líquido;
  • Uma colher (chá) de óleo de coco extravirgem;
  • 1 colher (sopa) Yamasterol multifuncional.

Preparo e uso

Primeiramente, em uma panela, adicione a água e a maizena até que se forme um mingau. Em seguida, com a mistura ainda morna, adicione o resto dos ingredientes e misture bem.

Posteriormente, lave os cabelos em água morna, utilizando um shampoo anti-resíduos. Isso abrirá as escamas dos fios e consequentemente melhor penetração do produto.


Em seguida, retire o excesso de água com auxílio de uma toalha macia. Outrossim, separe o cabelo e aplique a mistura mecha a mecha, do comprimento as pontas, sempre massageando bem.

Por fim, envolva os cabelos em uma touca plástica e deixe agir por 30 minutos. Enfim, enxague bem os cabelos apenas com água fria. Eles podem secar ao natural ou com o secador e depois chapinha, não esqueça por favor, de passar um protetor térmico antes de usar a chapinha.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!