Logo Emagrecer com vida e saude

Faça em casa seu próprio óleo de coco, ele é muito saudável

óleo de coco feito em casa
Compartilhe esse post:

Dentre os óleos vegetais, ele é um dos mais saudáveis. Bom para quem faz dieta, bom para a pele, para o cabelo, enfim, para a saúde em geral. Entretanto, especialistas afirmam que ele deve ser extra virgem, prensado a frio e totalmente orgânico. Em poucas palavras, você tem que fazer seu óleo de coco caseiro em casa e a frio. Todavia, para uma melhoria significativa na qualidade de vida, não basta apenas usar óleo coco na cozinha, precisa ter uma dieta saudável, hábito saudáveis, fazer exercícios físicos. Por fim, é necessário uma mudança geral em toda a sua rotina, desde os hábitos alimentares, como horas de sono, rotina de atividades físicas. Enfim, hoje você vai aprender a fazer seu óleo de coco.

Leia também >> Hidratação capilar com óleo de coco e maizena, fios macios e sem frizz

Leia também >> Hidronutrição dos cabelos a base de leite de mandioca e coco; incrível!

A saber, o óleo de coco caseiro traz muitos benefícios para a saúde. Um deles, é o aumento da imunidade. Quando em contato com o estomago, ele se transforma em uma substância chamada monolaurina. Se trata de um potente antibactericida, antiviral, antifúngico, que fortalece de imediato o sistema imunológico. Isso vai ajudar a prevenir inúmeras doenças, principalmente aquelas de cunho respiratório. Bem como, é rico em vitaminas lipossolúveis (A,D,E e K), que controlam o colesterol, aumentam o HDL (gordura boa) e reduzem o LDL (gordura ruim), por isso o óleo de coco tem efeito anti-inflamatório e antitrombótico. Outro aspecto positivo, é que esse óleo tem sabor neutro, e, portanto, combina com qualquer alimento.

Outros benefícios do óleo de coco caseiro

Segundo nutricionistas, não há contra indicação do óleo de coco caseiro na alimentação. Isso vale também, para o leite de coco, a água de coco, o mel e demais derivados. Contudo, o consumo dos derivados do coco, deve ser de forma natural, sem adição de açúcares, por exemplo. Outrossim, na culinária, por exemplo, é o mais indicado para cozinhar, sabia disso? Isso porque, mesmo em altas temperaturas ele não oxida e não altera suas propriedades nutricionais. Em palavras mais simples, em contato com o calor, ele não se transforma em gordura trans, o que é bem nocivo para a saúde. Outro detalhe positivo, é que ele ajuda na perda de peso. Isso porque, é absorvido rapidamente e transformado em energia.

óleo de coco caseiro

Uma dica saudável, que ajuda muito na perda de peso, é tomar o tradicional café preto pela manhã com uma pontinha do óleo de coco caseiro. Além de estimular o bom funcionamento de todo o organismo, ele também favorece o bom funcionamento do intestino, inibe e a fome, fornece energia para malhar e tantos outros benefícios. Enfim, o coco quando misturado no café se transforma em um termogênico poderoso que estimula inclusive o sistema nervoso central. Para terminar essa lista de benefícios, ele nutre as madeixas, hidratando com profundidade, combatendo a queda e estimulando o crescimento de novos fios. O mesmo se aplica a unha e a pele.

Ingredientes

  • 500 g de coco fresco;
  • 800 ml de água filtrada.

Preparo

Primeiramente, pique o coco fresco em pedaços pequenos. Em seguida, comece a triturar a fruta juntamente com a água. Você pode usar o mixer, o triturador ou o liquidificador. Todavia, o mais indicado seria no liquidificador, pois você vai precisar liquidificar por 5 minutos até que a fruta esteja completamente triturada na água. Posteriormente, vamos coar o líquido e extrair toda o bagaço da fruta. Quando terminar de coar, reserve. Corte uma garrafa pet deixando menor o lado do fundo. Coloque a parte de cima, com a tampa virada para baixo dentro do fundo da garrafa. Em seguida, acrescente o leite de coco na garrafa. Cubra-a com plástico-filme e deixe descansar por 48 horas em um local que não bata sol.

Depois desse tempo, leve a garrafa para descansar na geladeira por 2 horas. Posteriormente, abra a tampa da garrafa para deixar vazar o líquido. A parte sólida que sobrar dentro da garrafa é o óleo de coco extravirgem. Caso você queira uma duração maior para o seu óleo, leve-o ao fogo, espere começar ferver e deixe mais 5 minutos na panela. Então, separe o óleo da pasta que sobrou. A validade é de 30 dias. A saber, o óleo de coco pode ser usado de várias maneiras, desde o preparo de alimentos até para hidratar a pele e o cabelo. Dentre os óleos vegetais, o de coco é um dos mais saudáveis que existe, serve para tudo e faz muito bem a saúde.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.