Bolo de laranja molhadinho, uma delícia que me recorda a casa da vovó

bolo de laranja molhadinho
Compartilhe esse post:
Compartilhar em facebook
Compartilhar em twitter
Compartilhar em pinterest
Compartilhar em whatsapp

O bolo de laranja, é um clássico da cozinha brasileira e uma das receitas mais antigas de bolo. Como já falamos aqui, os bolos são uma herança dos portugueses. Quando eles colonizaram o Brasil, eles trouxeram seus costumes, hábitos, receitas. A saber, os bolos são um pouco da cultura que Portugal deixou em terras brasileiras.

Entretanto, no caso do bolo de laranja, não existiria bolo de laranja aqui no Brasil se não existissem as laranjas cítricas. O Brasil conta com uma variedade enorme de laranjas e tudo nasce da brilhante ideia de misturar o sabor cítrico da laranja com farinha e ovos.

Embora, as laranjas não sejam nativas do Brasil, e sim da China, o Brasil tem uma terra apropriada para o plantio e cultivo dessa fruta. Por isso, desde muito tempo que o Brasil cultiva a laranja para o próprio consumo.

Todavia, o bolo de laranja se tornou muito popular no século passado. Bem como, de lá pra cá sofreu inúmeras alterações na receita original. Isso porque, em meados do século 30 tivemos a invenção do liquidificador e foi aí então que esse bolo se popularizou.

Enfim, foi assim que tudo começou, ou seja, misturando aquele sabor cítrico da laranja com ovos e farinha. Bem como, molhando o bolo com uma calda azedinha feita de laranja que nasceu essa iguaria da cozinha brasileira que alegra o café da manhã.


Uma coisa eu sei, o bolo de laranja é muito apreciado na mesa de todos os brasileiros. O café da manhã com uma fatia desse bolo, faz a diferença e deixa a gente até mais feliz! Portanto, quero te convidar a experimentar essa receitinha deliciosa que sua família vai amar.

Leia também >> Bolo 4 leites, fácil e delicioso

Leia também >> Bolo de leite quente, super simples, mas muito gostoso

A receita, os ingredientes e o preparo

Ingredientes

  • 2 ovos
  • 1 xícara de óleo
  • 2 laranjas pera cortadas
  • Duas xícaras e 1/2 de açúcar
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 c. de sopa de fermento em pó
  • Suco de 2 laranjas pera
Bolo de Laranja

Modo de preparo

Antes de iniciar quero te dizer que não existe bolo mais fácil que esse! Põe tudo no liquidificador e está prontinho e o mais gostos é sentir aquele perfume pela casa!

Primeiramente, coloque no liquidificador os ovos, o óleo, as laranjas cortadas, o açúcar e bata até ficar homogêneo. Em seguida, despeje o líquido em uma tigela e junte a farinha de trigo aos poucos, sempre mexendo com um fuê. Mexa com delicadeza e não deixe a massa ficar em pelotada.


Por fim, adicione o fermento e continue mexendo devagar, sem agitar muito a massa. Enfim, despeje tudo em uma forma enfarinhada e leve ao forno preaquecido a 180°C por, aproximadamente, 40 minutos.

Quando o bolo estiver assado, retire do forno e reserve. Para a calda, misture o suco de laranjas e meia xícara de açúcar. Leve ao fogo e mexa vez o outra, até que você observe que a calda está levemente encorpada.

Em seguida, fure o bolo com um garfo e despeje a calda espalhando com uma colher. Para finalizar, com a ajuda de um ralador, rale a casca da laranja por cima do bolo. As raspas de laranja dão um toque fino e todo especial ao seu bolo.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!