Logo Emagrecer com vida e saude

Receita de arroz de natal

Arroz de natal
Compartilhe esse post:

Certamente o clima de festa já está no ar e na sua casa os preparativos já começaram para o natal. Depois de quase dois anos de pandemia, tudo o que precisamos é de paz e alegria na dose certa. Está chegando o natal, tempo de festa, de família reunida, e de muita fartura na mesa. Então, por que não preparar essa receita de arroz de natal deliciosa para sua ceia de natal? Arroz de natal, salpicão, peru, chester, bolo de natal, são pratos que não podem faltar na mesa da ceia. Portanto, hoje o leitor vai aprender uma receita bem elaborada. Porém, leve, refrescante, tem um aspecto maravilhoso e um sabor todo especial.

Leia também >> Farofa de Natal, super fácil de fazer, poucos ingredientes e, portanto, econômica

Leia também >> Panetone de liquidificador, receita simples que cabe no bolso de todos

A saber, a receita de arroz de natal é um prato leve, saudável e perfeito para a ceia de natal. Sua mistura de vegetais e frutas dão um toque todo especial ao prato. Receita simples, leve, econômica e perfeita para as festas de fim de ano. Contudo, apesar de simples ela faz um sucesso entre todos os convidados. E a melhor notícia é que não é difícil de se preparar esse prato e nem leva tanto tempo, pelo contrário, é simples e fácil, você so vai precisar de boa vontade e pôr a mão na massa. Na ceia de natal, não pode faltar o arroz natalino, é uma tradição brasileira, ceia sem arroz não pode. Quanto mais colorido e rico de sabores, melhor é.

receita de arroz de natal

A receita de arroz de natal

Para o arroz de natal, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1/2 xícara (chá) de arroz branco (cru)
  • 2 colheres (sopa) de cenoura ralada
  • 6 vagens pequenas (crua)
  • 10 champignons médios (cogumelo-de-Paris)
  • 4 colheres (sopa) de ervilha (fresca)
  • 4 colheres (sopa) de uvas-passas
  • 1/2 cebola (crua)
  • 1 dente de alho 2
  • 1 colher (sopa) de salsinha (crua)
  • 1/2 colher (sopa) de margarina light
  • 200ml de água
  • 1 colher (chá) de sal refinado

Preparo

Primeiramente, lave bem o arroz, escorra e reserve. Posteriormente rale a cenoura, corte os cogumelos e a vagem. Reserve. Em seguida, em uma panela antiaderente, aqueça a margarina e doure o alho amassado e a cebola ralada. Posteriormente, acrescente a cenoura, os cogumelos, a vagem e a ervilha, e deixe refogar por alguns instantes.

À parte, cozinhe o arroz na água e quando estiver quase pronto, acrescente o refogado de vegetais, mexa delicadamente e termine o cozimento. Posteriormente, desligue o fogo e acrescente a uva-passa, a metade da salsinha picada. Em seguida, misture tudo bem, coloque em um pirex e salpique o restante da salsinha. Sirva ainda quente. Uma dica importante, é usar utilizar ervilhas congeladas. Isso porque, a ervilha fresca tende a se desmanchar, por essa razão aconselho usar ervilhas congeladas.

Arroz de Natal

Certamente você como eu, esteja se perguntando a origem desse prato, acertei? Quero lhe dizer que não existe uma história ou uma origem específica. Segundo histórias antigas, o arroz de natal nasce da mistura de legumes e frutas secas caracteristicas das festas natalinas. Como de costume, nas festas de fim de ano, na mesa do povo brasileiro, tem que ter muita cor, sabor, novidades e variações. Portanto, arroz branco com certeza não é um prato para festas. A ideia então surge lá na década de 70, quando algumas pessoas começaram a misturar os legumes do tradicional arroz a juliene com passas, maçã e até mesmo algumas frutas cristalizadas.

Entretanto, de lá pra ca, nesses últimos 40 anos de tradição na cozinha brasileira, o arroz natalino, ganhou muitas versões, das mais simples as mais exóticas. Bem como, cada região do Brasil criou seu próprio arroz natalino. Em alguns lugares, como nordeste, por exemplo, é comum colocar castanhas no arroz de natal. As castanhas deixam o prato mais crocante e levemente delicado no sabor. Eu já provei e fiquei delicioso. Em outros lugares, como no centro-oeste do Brasil, a tradição é adicionar somente uvas passa e assim vai, cada lugar, uma cultura, o que não pode é faltar arroz natalino na ceia de natal!

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.