Logo Emagrecer com vida e saude

Panqueca de arroz para o café da manhã, super simples de fazer

panqueca de arroz
Compartilhe esse post:

Se na sua casa você tem pessoas intolerantes ao glúten ou a lactose, essa receita de panqueca de arroz é a solução dos seus problemas. Uma receita super simples, rápida no preparo e versátil, pois você pode rechear como desejar. Ainda pode fazer no café da manhã e eliminar o tradicional pão francês da sua dieta. O recheio fica por tua conta, porque essa receita é como a receita tradicional de panquecas, você pode rechear como desejar e consumir quando quiser. Outro detalhe interessante, é que você pode usar leite sem lactose e então vai ter uma receita de panqueca de arroz sem lactose. Por fim, outra vantagem, é que você vai aproveitar as sobras de arroz cozido, que muitas vezes acabam no lixo.

Leia também >> Salgadinhos com massa de batata e arroz, uma delícia, super leve

Leia também >> Bolo de arroz cozido sem glúten, fofinho e saboroso, indicado para diabéticos

A maior vantagem dessa receita, sem dúvida é o fato dela ser livre de glúten. A farinha de arroz é um dos melhores substitutos da farinha de trigo. Rica em fibras, de fácil digestão, livre de glúten, ela deixa os pratos mais leves. Além disso, para quem cuida do corpo e faz dieta, a farinha de ajuda sendo rica em fibras e carboidratos complexos, é boa aliada na perda do peso. Por exemplo, receitas elaboradas a partir do arroz, evitam a prisão de ventre e estimulam um melhor funcionamento dos intestinos. Outrossim, elimina os resíduos e as toxinas dos intestinos. Bem como, é uma grande aliada no controle do colesterol ruim, visto que seu consumo favorece a eliminação do mesmo.

Panqueca de arroz

A saber, o consumo do arroz e seus derivados contribui para um maior controle do apetite, regulando inclusive a compulsão alimentar e por isso, ajuda a emagrecer. Bem como, ajuda de forma positiva a controlar o excesso de açúcar no sangue, fator positivo para quem sofre de diabetes tipo 2. Portanto, devido a todos estes benefícios, o uso de farinha de arroz ajuda a prevenir o surgimento de várias doenças como diverticulite, diabetes tipo 2, prisão de ventre e outros tipos de doenças do cólon. Estes benefícios também são superiores nas farinhas preparadas com arroz integral, pois possuem maior quantidade de fibras na sua composição.

massa de panqueca de arroz

Enfim, saiba que você pode preparar sua farinha de arroz em casa, basta triturar o arroz. Escolha um arroz de qualidade, e liquidifique aos poucos o arroz, até que ele se transforme em farinha e está pronto para ser utilizado. A saber, a receita de panqueca de arroz, também pode ser feita com farinha de arroz, é mais prático utilizar o arroz cozido. Entretanto, você pode fazer utilizando diretamente a farinha de arroz que você mesma faz em casa.

Ingredientes

  • 2 ovos
  • 1/2 xícara de leite
  • 1 xícara de arroz cozido
  • muçarela ralada
  • sal a gosto
  • Essa receita rende 4 panquecas fininhas

Preparo

Primeiramente, no liquidificador coloque 1 xícara de arroz cozinho, pode ser aquele arroz que sobrou de um dia para o outro, essa receita é boa, porque reaproveita as sobras de arroz. Em seguida acrescente os dois ovos, uma pitada de sal (a gosto), e meia xícara de leite. Liquidifique tudo bem, por aproximadamente 1 minutos. Despeje em uma tigela de vidro e misture a muçarela ralada. Eu as vezes, quando tenho na geladeira adicione também cebolinha picadinha, dá um sabor delicado e juntamente com a muçarela cria uma harmonia perfeita. Uma vez que você já misturou tudo, se desejar para que a massa fique bem sequinha, adicione 1 colherzinha (café) de fermento em pó. O fermento aqui vai deixar a massa mais sequinha e crocante.

Unte uma frigideira antiaderente com um fio de azeite de oliva, espalhe bem com a ajuda do pincel culinário e divida a massa em 4 conchas. Em seguida, frite concha por concha em fogo baixo, despeje uma concha na frigideira, espere 5 minutos, vire a passa para dourar do outro lado e está pronto. Não tem segredo, é como fazer panqueca de farinha de trigo, mas no lugar do trigo estamos usando arroz cozido. Quando terminar de fritar as 4 panquecas, pode servir para sua família. No café da manhã elas ficam muito gostosas com presunto ou com uma fatia de queijo fresco e mel, use sua criatividade. Todavia, essa massa serve para rechear e fazer panquecas para o almoço ou jantar, o recheio pode ser de frango desfiado, de carne moída ou até mesmo de queijo e presunto.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.