4 receitas naturais de bebidas energéticas para fazer em casa


Ultimamente esta super em alta consumir bebidas energéticas, principalmente aquelas de latinha, industrializada. Muitos consomem misturado com bebidas alcoólicas, outros para ganharem mais energia. Entretanto, para que servem? Quais são seus efeitos colaterais e como fazer em casa? Hoje você vai descobrir tudo sobre elas e principalmente que elas devem ser consumidas com moderação.

A saber, aquelas bebidas energéticas do supermercado não fazem bem a saúde. Bem como, são ricas em açúcar e apresentam um grande teor de sódio. Elas não possuem nutrientes, vitaminas e são consideradas vazias. Isso porque, você está consumindo somente açúcar, ela não traz nenhum tipo de benefício para o corpo e suas calorias são completamente vazias.

As bebidas energéticas geralmente incluem substâncias como cafeína, metilxantina, vitaminas do complexo B e açúcares. Além de componentes herbais como guaraná, ginseng, maltodextrina, inositol, taurina, carnitina, creatina, glicuronolactona e ginkgo biloba.

Outrossim, algumas possuem ainda cafeína, taurina e vitaminas e podem conter carboidratos e/ou outras substâncias, comercializadas com o propósito específico de fornecer melhora real ou perceptiva nos efeitos fisiológicos e/ou de desempenho. Isto significa que nem sempre as fórmulas funcionam e o efeito pode ser puramente psicológico. Isso é o que afirmam os especialistas de saúde.

Os rótulos prometem energia e nutrientes além do que é encontrado no sangue. Entretanto, geralmente são falsas promessas e esse tipo de bebida, alertam os médicos, precisa ser consumido com total cautela. O ideal, segundo nutricionistas, é preparar em casa receitas saudáveis, que levam componentes energéticos e que não fazem mal ao organismo.

bebidas energéticas

Função das bebidas energéticas

Geralmente as bebidas energéticas agem contra o cansaço, desânimo e fraqueza física. Todavia, são diferentes daquelas bebidas isotônicas, cujo objetivo é repor os fluidos que a pessoa perde durante a atividade física. O ideal é ter as duas combinações na mesma bebida, ou seja, energética e isotônica. Outrossim, esse é o caso das receitas que vamos aprender hoje nessa postagem.

O diferencial entre as bebidas naturais e as industrializadas, é que a segunda pode causar insônia, irritabilidade, aumento da pressão arterial, taquicardia e ainda provocar hiperatividade. Ademais, como já citado anteriormente, as bebidas energéticas industrializadas não possuem nada de nutricional.


Entretanto, a vantagem de consumir bebidas caseiras preparadas em casa, é que você tem a chance de juntar as características das energéticas com as isotônicas. Bem como,  além da segurança de saber que a sua receita é rica em nutrientes e trará somente benefícios positivos para a sua saúde.

Bebidas energéticas naturais

Uma outra vantagem de preparar em casa sua bebida, é que você vai escolher os ingredientes e combiná-los de maneira que um potencialize os nutrientes do outro e assim o resultado será uma bebida super potente. Veja abaixo alguns ingredientes para você usar e abusar.

  • Sucos cítricos frescos, ricos em vitaminas.
  • Sal marinho, rico em minerais e eletrólitos.
  • Água de coco, que nos proporciona potássio e sódio.
  • Gengibre, energizador reconhecido e ativador do fluxo sanguíneo.
  • Açúcares naturais que atendem às necessidades calóricas do corpo.
  • Chá preto ou verde, que contém estimulantes, como cafeína.
bebida energizante

Receita número 1

Ideal para hidratar e combater o cansaço produto da atividade física. Seus ingredientes são energéticos e isotônicos e a bebida pode ser mantida na geladeira por 3 dias no máximo.

Ingredientes

  • 4 xícaras de água (1 litro).
  • 1 colher de chá de sal (5 g)
  • O suco de 2 toranjas ou laranjas.
  • 2 colheres de sopa de mel ou adoçante (30 g).
  • Opcional: 1 banana.

Preparo

Primeiramente, extraia o suco das laranjas e não precisa coar, porém descarte as sementes. Em seguida, leve ao liquidificador e adicione os demais ingredientes. Posteriormente, liquidifique tudo até obter uma mistura homogênea. Aconselhamos tomar antes das atividades físicas ou até mesmo no início do dia.

Receita número 2

Feito a base de melancia e chá preto, ela não pode ser armazenada para tomar depois. Isso porque, a melancia é perecível e quando utilizada em sucos, ela sedimenta e se deposita no fundo.


Ingredientes

  • O suco de 1 limão ou lima.
  • 1 xícara de chá preto (250 ml).
  • ½ colher de chá de sal (3 g).
  • 1 xícara de água de coco (250 ml).
  • Uma xícara de melancia em cubos (150 g).

Preparo

Primeiramente, esprema o suco do limão e reserve. Em seguida, coloque todos os ingredientes no liquidificador e liquidifique até obter uma mistura homogênea. Não esqueça de jogar as sementes da melancia fora. Aconselhamos consumir o suco no início do dia, ou seja, no café da manhã ou antes de malhar.

Receita número 3

Excelente para combater o cansaço físico e aumentar a energia. Essa receita pode ser mantida na geladeira por apenas 2 dias.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de sal (5 g).
  • 2 colheres de sopa de mel (50 g).
  • 1 xícara de chá verde (250 ml).
  • Uma xícara de suco de limão (250 ml).
  • ¾ copo de suco de laranja (150 ml).
bebidas energicas

Preparo

Primeiramente, em uma tigela de vidro, despeje o limão e a laranja. Adicione o mel e mexa com a colher várias vezes até dissolver. Em seguida, adicione o sal e continue mexendo. Por fim, adicione o chá verde e misture bem.

Leve a geladeira para gelar e na hora de servir adicione cubos de gelo se preferir. Aconselhamos consumir logo pela manhã, se possível em jejum, ou até de praticar seus exercícios, se for o caso.

Quarta e última receita, feita de gengibre

Além de refrescante, essa bebida energizante é excelente para acelerar o metabolismo. Uma verdadeira injeção de ânimo e energia.

Ingredientes

  • Mel (a gosto).
  • 1 colher de chá de sal (5 g).
  • Água (quantidade necessária).
  • 3 colheres de sopa de raiz de gengibre (45 g).
  • Chá verde concentrado em vidro (150 ml).
  • ½ copo de suco de limão (100 ml).

Preparo

Primeiramente, precisa fazer a água de gengibre. Portanto, leve uma panela de água ao fogo, quando começar a ferver, adicione o gengibre cortado em fatias finas. Em seguida, deixar ferver por 10 minutos, desligue o fogo, abafe, quando esfriar leve a geladeira para descansar a noite toda.

Enfim, no dia seguinte, você deve usar a água de gengibre para fazer sua bebida. Tudo muito simples, adicione os demais ingredientes, mexa bem e por fim esta pronta sua bebida energizante.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.



Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!