Sobras de arroz e batata cozida – fiz salgadinhos e ficou maravilhoso

sobras de arroz
Compartilhe esse post:
Compartilhar em facebook
Compartilhar em twitter
Compartilhar em pinterest
Compartilhar em whatsapp

Hoje vamos aprender a fazer uma receita extraordinária, massa de salgadinho com sobras de arroz. Isso mesmo que você acabou de ler. Nada de farinha, ovos, leite, vamos precisar somente de sobras de arroz e batata cozinha. A saber, não tem glúten e nem lactose, fica super leve, excelente para modelar, econômica e com um sabor maravilhoso. Mas a maior vantagem dessa massa, é a qualidade dela. Vem comigo, anota tudo e testa aí na sua casa, eu testei e deu super certo, todos amaram e depois dessa receita, não compro mais salgadinho de massa cozida.

Leia também >> Pasteizinhos de forno, super fácil de fazer e assados

Leia também >> Pastel de feira, massa sequinha e crocante

O tradicional salgadinho de massa cozida é uma bomba! Super pesado, fica parado no estomago, aquela massa de farinha cozinha é difícil de dirigir e muito calórica, não é mesmo? Então imagine uma massa leve, saudável, que o estomago digere com mais facilidade e com muito sabor, é a nossa massa feita de sobras de arroz e batata cozida, tudo de bom, impossível não amar essa receita. Estamos vivendo um tempo, onde a qualidade do que comemos, é muito importante.

Para a nossa receita vamos precisar apenas de dois ingredientes e temperos a gosto. No meu caso estou usando uma batata com 230g e sobras de arroz, 2 xícaras precisamente. Não tem segredo, depois adicione sal, pimenta, cheiro verde e está prontinha para ser recheado e modelado como você quiser. A saber, fica delicioso, sequinho e crocante, uma massa leve, de sabor delicado e que digere facilmente. Bom demais não é mesmo? Então vamos por a mão na massa, importante é você testar. Eu testo tudo, o que dá certo eu compartilho e o que não dá, fica no esquecimento!


Receita com sobras de arroz

Ingredientes

  • 1 batata 230 gramas (com a casca) ou 200 gramas descascada e picada (1 e ½ xícara)
  • 500 ml de água para o cozimento da batata
  • 2 xícaras (chá) de arroz já cozido 260 gramas
  • ½ colher (chá) rasa de sal
  • ¼ colher (chá) rasa de pimenta do reino
  • Cheiro verde a gosto
salgadinhos de arroz

Preparo

Primeiramente, vamos picar a batata e levar para cozinhar em meio litro de água. É necessário cozinhar bem, até que ela fique bem macia. Em seguida, com ela ainda quente, amasse bem e reserve para esfriar. Só poderemos usar a batata amassada, quando ela finalmente estiver fria. Posteriormente, no liquidificador, comece a triturar as duas xícaras de arroz. Pode usar o processador se você quiser também. Importante, é triturar bem o arroz e outro detalhe importante, é que o arroz precisar estar bem cozido e macio, pois assim ele tritura mais fácil. Consecutivamente, a massa fica melhor, mais lisinha, mais leve e mais fácil de modelar.

Em seguida, jogue o arroz triturado em um recipiente de vidro, e por cima, acrescente a batata amassada, que a essa altura, deve já estar fria. Acrescente o sal a gosto, a pimenta a gosto e por fim o cheiro verde. Posteriormente, com a ajuda das suas mãos, amasse bem a massa, vai amassando, sovando e observe que quanto mais amassar, mais lisinha ela fica. Depois de uns 4 minutos a massa está prontinho para ser modelada e recheada conforme você desejar. Fica maravilhosa, uma textura que dá gosto.

Finalizando

No meu caso, eu vou utilizar a massa para fazer coxinhas de frango. Então preparei um recheio de frango desfiado úmido, temperado de acordo com o meu gosto. Sabe aquele frango desfiado que você usa para rechear escondido, empadão, coxinhas, tortas salgadas, então, foi esse que eu preparei. A saber, eu cozinho o peito de frango na pressão e depois chacoalho a panela para ele desfiar sozinho. Em seguida, jogo na panela e tempero conforme meu gosto. E finalmente, está pronto meu recheio coringa, para qualquer tipo de prato, inclusive panquecas.

Um detalhe importante dessa massa, é que ela não pode ser congelada, ou seja, preparou e em seguida, usou. Os salgados depois de pronto, podem ficar 2 ou 3 dias na geladeira, todavia, repito, não pode congelar. A massa rende 12 salgados médios, então divida ela em 12 partes iguais, sendo que cada parte é para um salgado, recheie e modele como quiser, depois basta empanar e fritar em óleo quente. Enfim, sirva quentinho, sua família vai pedir BIS, pode ter certeza disso.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!