Linhaça: marrom ou dourada, quais são seus benefícios para a saúde?


Certamente você já ouviu falar da linhaça. Ela é uma sementinha poderosa. Bem como, amiga do coração e da diabete. Ademais, possui muitos benefícios para a saúde. Atuando por exemplo, na prevenção de doenças, principalmente as do coração.

Hoje vamos aprender um pouco sobre essa semente e entender a diferença entre a linhaça marrom e a dourada. Para que serve, como utilizar e principalmente como desfrutar de todos os benefícios que ela tem.

Para começar você precisa saber que ela tem grandes quantidade de Ômega 3 e fibras. Por isso, dizemos amiga do coração. Tanto a linhaça marrom quanto a dourada possuem ácidos graxos e ômega 3, mas a marrom possui ômega 3 e 6. Outrossim, ambas são nutrientes, mas dependendo do solo que são plantadas, elas possuem diferença nos nutrientes.

Nutrientes da Linhaça

Ela possui muitos nutrientes? Pode apostar que sim! Os diversos nutrientes presentes na linhaça ajudam a controlar o colesterol e triglicérides, além de contribuir no combate à doenças cardiovasculares. Dentre essa gama de nutrientes presentes na semente, podemos citar:

  • Ômega 3 e 6 – Que ajudam na diminuição do colesterol ruim e aumentam a capacidade de aprendizagem e memória,
  • Fibras – Contribuindo na redução do apetite, melhorando as dietas;
  • Proteínas – Estimulando a produção de enzimas, hormônios, neurotransmissores e anticorpos;
  • Minerais – Regulando as reações das enzimas e atuando na manutenção dos ossos do corpo;
  • Vitamina C – Melhorando a pele e estimulando o sistema imunológico, servindo como um “antigripal”;
  • Vitamina E – Diminuindo os danos provocados pelos radicais livres, combatendo o envelhecimento precoce e melhorando a aparência da pele e cabelos;
  • Complexo B – Com uma série de vantagens, dentre elas, combate ao cansaço e a anemia.
Linhaça

Benefícios da Linhaça

Super nutriente – Como citado acima, ela contém vitaminas, minerais e nutrientes que favorecem a saúde humana. Bem como, atuam prevenindo doenças, além de deixar o organismo mais forte.

Ajuda a emagrecer – Isso porque, diminui a glicose no sangue retardando o processo de digestão. Bem como, evita os picos de glicemia e promove grande sensação de saciedade. Portanto, se você consumir pela manhã por exemplo, 1 colher (sopa), você vai controlar seu apetite e conseguir manter o foco na dieta.

Controla a diabetes – Isso porque, diminuiu a glicose no sangue, ou seja, pelo mesmo motivo que estimula a perda de peso, ela ajuda no controle da diabetes.


Substitui os alimentos – A saber, a semente misturada em água pode substituir ovos. Assim como seu óleo pode substituir o azeite e outras gorduras. Ademais, isso torna as refeições mais saudáveis. A farinha de linhaça pode substituir por exemplo, a farinha de trigo e com isso você vai absorver muito mais nutrientes.

Previne e combate doenças cardiovasculares – Isso porque, é rica em ácidos graxos, eles ajudam no controle do colesterol, bem como, triglicerídeos. Por isso, previne e combate doenças do coração.

Fortalece o sistema imunitário – Isso porque, sendo rica em vitaminas, minerais e nutrientes, eles reforçam o organismo. bem como, levantam as defesas do corpo.

Aliada das mulheres

Isso mesmo que você leu! A linhaça ajuda combatendo os sintomas da tensão pré-menstrual, bem como, na prevenção do câncer de mama. Isso porque, conta também lignana, um componente que “substitui” o estrogênio, reduzindo as reações no período da menopausa. Portanto, mulheres precisamos consumir linhaça para melhorar a saúde feminina.

Excelente cosmético

Como bem sabemos, temos o óleo de linhaça dedicado especificamente a saúde da pele, do cabelo e das unhas. O óleo de linhaça por ser rico em ácidos graxos, tem um excelente poder hidratante. Ademais, utilizado na pele, previne o aparecido de rugas, visto que atua na prevenção do envelhecimento precoce das células da epiderme.

benificios da linhaça

Formas da Linhaça

Encontramos a linhaça no natural, ou seja, em semente marrom ou douradas. A semente precisa ser triturada para ser consumida e o recomendado é uma colher (sopa) todos os dias.

Outrossim, podemos adicionar as sementes trituradas no iogurte, sucos, saladas farofas e até mesmo por cima da comida. Fica a critério da pessoa o jeito que ela prefere consumir a semente de linho.


Igualmente, temos óleo de linhaça comestível e o cosmético. O comestível serve para cozinhar, temperar saladas e outros. Já o cosmético tem um alto poder hidratante para o corpo e cabelos.

Por fim, encontramos também em lojas de produtos naturais a farinha de linhaça. Serve para ser adicionada em sucos, fazer panquecas, bolos, e outros pratos do seu agrado na cozinha. Use sua criatividade. A farinha tem grande concentração de nutrientes.

Hoje aprendemos os benefícios da linhaça e o quanto ela é importante para o organismo. Mais do que prevenir doenças, essas sementinhas são abençoadas, porque são ricas em nutrientes que fortalecem nosso sistema imunológico.

Portanto, não espere mais nada, comece hoje mesmo a consumir ela no seu cardápio, e em breve, tenho certeza que você terá muitos resultados para compartilhar com todos os seus amigos.

Panqueca de Linhaça

Eu não poderia terminar esse artigo sem antes deixar uma das receitas que mais faço na minha casa. Aqui em casa, todos gostam demais dessa panqueca. Bem como, é um modo de fazer as crianças também consumirem os nutrientes poderosos que a linhaça tem.


A nossa receita é super simples, leva somente dois ingredientes. O preparo é bem rápido e prático. Ademais, o recheio fica por sua conta. Aqui na minha casa, usamos queijo fresco light. Ele tem poucas calorias e o seu sabor se esposa bem com a panqueca de linhaça.

Ingredientes

1 ovo de galinha e uma colher de farinha de linhaça dourada.

Essa receita é para uma panqueca. Portanto, se você quer fazer 10 panquecas, para cada panqueca 1 ovo e 1 colher de farinha de linhaça. O preparo é bem simples. Em um prato adicione 1 ovo e bata com o auxílio do garfo, em seguida, misture a farinha, continue batendo até ficar homogêneo.

Por fim, em uma frigideira pré-aquecida, despeje a massa da panqueca, deixe alguns minutos, depois vire-a para dourar dos dois lados. Enfim, retire do fogo e recheie como quiser. Tem gente que usa mel, outros como eu, usam queijo de minas, mas o recheio fica por tua conta e imaginação. Bom Apetite!

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