5 alimentos proibidos que travam o intestino e acumulam peso e inchaço


A pior constipação, é sofrida por aquelas pessoas que consomem esses 5 tipos de alimentos que vamos descrever abaixo. Eles são os piores, porque travam o intestino impedindo que ele funcione regularmente. Bem como, provocam o aumento de peso. Portanto, uma vez que o intestino não funciona, o organismo passa a acumular peso.

A constipação ou síndrome do intestino preso, é um dos males mais temidos por todas as pessoas. Bem como, é muito desagradável ter a sensação de querer ir ao banheiro, mas não conseguir fazer as necessidades. De fato, no pior dos casos, a constipação pode ser fatal e provocar outras doenças mais graves. Por exemplo, o câncer de intestino por exemplo.

Para combater a constipação, é necessário consumir entre 25 e 30 gramas de fibras diariamente. Além disso, o consumo de água é essencial. Se fizermos isso, ajudaremos o corpo a processar melhor a comida e ter uma melhor digestão. Bem como, o intestino funcionará regularmente evitando todo esse transtorno que é provocado pela síndrome do intestino preso.

As fibras são encontradas com abundância nas frutas, cereais, grãos e vegetais. Quando ingeridos e depois de se consumir água, adquirem uma textura suave. Como resultado, eles podem passar pelos intestinos sem nenhum problema. Pelo contrário, estimulam a defecar sem prejudicar o trato intestinal.

Agora, para eliminar a constipação, não basta comer bem. Devemos também evitar certos alimentos que causam esse distúrbio. Neste artigo vamos falar sobre 5 alimentos que travam o intestino. Mas primeiro, vamos falar sobre outros fatores que podem nos levar a sofrer de constipação.

Possíveis causas da constipação

  • Colón irritável.
  • Falta de exercício.
  • Questões genéticas.
  • Gravidez e aleitamento.
  • Falta de alimentos ricos em fibras.
  • Imobilidade, polifarmácia ou deterioração mental.
  • Hemorroidas, fissuras ou outras doenças anorretais.
  • Alterações intestinais devido à idade avançada.
  • Baixo consumo de líquidos, como água ou sucos naturais.
  • Estreitamento do intestino, câncer de cólon ou pólipos.
  • Fraqueza no músculo da parede abdominal ou pélvis.
  • Doenças cardiovasculares neurológicas e musculares.
  • Estresse ou falta de descanso, como quando você não dorme bem.
  • Doenças como mal de Parkinson, diabetes, hipotiroidismo etc.
  • Ingestão de antidepressivos, cafeína, analgésicos ou sedativos.

Nesta lista, mencionamos várias situações que podem causar constipação. No entanto, existem certos alimentos que travam o intestino também e não foram mencionados na lista anterior. Em seguida, vamos mencionar quais são esses alimentos para que você possa evitá-los.

alimentos que travam o intestino

Eles estão distribuídos em 4 categorias importantes

Alimentos fritos, fast food ou carnes gordurosas

Todos esses alimentos fritos ou fast food atrasam o processo digestivo. Hambúrgueres, pizzas, carne de porco frito, salsichas e alimentos similares precisam ser evitados.


Ao contrário desse tipo de alimento, é recomendável consumir alimentos com gorduras boas como o abacate, ovos, carnes brancos, peixe, frango sem pele. Recomenda-se também azeite, feijão, legumes, etc.

Produtos lácteos

Nesta linha estão todos os alimentos desse grupo de alimentos derivados do leite: como queijos. Os únicos deixados de fora desse grupo de produtos lácteos, são os iogurtes naturais com probióticos. Esses por sua vez, são benéficos a saúde do intestino, estimulam um melhor funcionamento.

Este tipo de iogurte nos ajuda a combater a constipação. Isso porque, eles ajudam a equilibrar os micro-organismos do sistema digestivo. Frutas cruas também são benéficas, pois ajudam a limpar o cólon de maneira muito eficiente.

Alimentos processados ​​ou refinados

Se você sofre de constipação crônica, é melhor evitar esses alimentos. Ou seja, você não pode comer macarrão, farinha, açúcar branco, pão, arroz ou biscoitos. É também importante evitar o xarope de glicose.

Bem como, xarope de milho rico em frutose, aspartame, galactose, em pó de sucralose cristalina, sacarina, lactitol, monossacárido, polissacáridos, sorbitol, lactose, sorgo, suamiel, adoçante, sucanat, amido de milho, alitame, maltitol, tagatose, doces, maltodextrina, talose, xarope de milho, maltose, o ciclamato, dextrose, acessulfame-K, e aspartame.


Cafeína e bebidas com muito açúcar ou carbonatadas

A bebida principal que se encaixa nesta descrição são refrigerantes feito de cola ou outros tipos.  Eles desidratam o corpo e fazem com que as fezes fiquem duras, causando constipação. Em vez disso, recomenda-se consumir muita água. Você também pode tomar chá verde, suco de romã ou qualquer outra fruta.

O bom funcionamento do intestino é muito importante. Primeiramente, porque ajuda na perda do peso. Em segundo, porque evita e previne doenças. Terceiro porque é fundamental defecar todos os dias. Bem como, as fezes não devem permanecer paradas no trato intestinal, isso faz mal a saúde.


Sem contar que a sensação de querer evacuar e não conseguir é terrível! Por isso recomendamos a leitura atenta e a observância dos conselhos descritos. Outrossim, eles vão te ajudar a ter uma melhor condição de vida. Bem como, vão te trazer bem estar e você certamente será mais feliz!

Considerações finais

Realmente a alimentação é muito importante para o bom funcionamento do intestino. Ela não pode ser uma alimentação pobre de fibras, seca e ao mesmo tempo baseada somente em alimentos industrializados. Ainda que as pessoas não gostem, é necessário comer frutas e verduras.

Bem como, é necessário consumir líquidos em abundância, principalmente água! Que sofre de intestino preso sabe que é terrível. Na hora de fazer as necessidades a pessoa precisa fazer muita força para conseguir expulsar as fezes.

E quero dar um conselho para vocês, porque eu sofri muito no passado com intestino preso. Hoje graças as mudanças que fiz na minha alimentação, vivo melhor e consegui normalizar o bom funcionamento. Da minha experiencia, é preciso mudar mesmo a alimentação, não tem outro jeito.

Outra dica que eu dou, é evitar esses remédios laxantes. Isso porque, o corpo começa a se habituar ao estímulo do remédio e o intestino fica preguiçoso. Uma vez preguiçoso, ele só vai funcionar quando você tomar a medicação. Se isso acontecer, é muito ruim e um grande problema.

Por isso, falo sempre, evitem remédios laxantes, tomem somente em um último caso. Eu comecei a consumir abobrinha crua. Ralo ela em um prato, depois coloco limão por cima, sal e pimenta do reino. Em seguida, deixo repousar por uns 10 minutos e consumo durante o almoço. Funciona em 2horas, é comer, digerir e ir ao banheiro, isso porque ela é rica em fibras!

Todavia, não apenas a abobrinha que da bons resultados. Outros alimentos como a ameixa, o bagaço da laranja, a beterraba crua, suco de couve. Enfim, existem muitos alimentos que podem ajudar a melhorar o desempenho do intestino.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.



Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!