7 benefícios das proteínas do leite, um dos alimentos mais nutritivos


A saber, o leite é um alimento conhecido por seu alto valor nutritivo. Outrossim, entre todos os nutrientes que fornece, as proteínas do leite são uma das principais propriedades encontradas nesse alimento.

Outrossim, elas são muito importantes. Pois possuem alto valor biológico. Isto é, fornece todos os aminoácidos essenciais que o corpo necessita.

Muitas pessoas desprezam esse alimento ou talvez não deem a devida importância. Contudo, vale ressaltar que ele é composto por dois grandes grupos de proteínas. Elas, por sua vez, ocupam um papel fundamental no organismo e são elas que nutrem e reforçam a saúde em geral.

Todavia, para estudar as proteínas do leite, é necessário dividi-las em dois grupos, logo, elas são separadas por meio de diferentes processos químicos e classificadas em dois grandes grupos:

Proteínas de caseína: representam 80% do total. São caseína alfa, beta-caseína, kappa caseína e gama caseína. Esta fração de proteínas é usada na indústria para fabricação de queijos.

Proteínas de soro ou seroproteínas: estas representam 20% do total de proteínas do leite. Outrossim, entre elas estão alfa-lactalbumina, albumina sérica, beta-globulina e imunoglobulina. Estas proteínas são muito ricas em aminoácidos essenciais.

Uso das proteínas do soro

A saber, encontramos estas proteínas no soro do leite. AMbas, possuem propriedades funcionais e nutricionais únicas. Outrossim, que aumentaram sua demanda na indústria de alimentos para a preparação e enriquecimento de diferentes alimentos.


Dessa forma, o soro de leite é uma fonte de proteínas de alto valor biológico e acessível. 50% do soro produzido mundialmente tratado e processado em produtos alimentícios.

Desse valor, 45% usamos diretamente na forma líquida, 30% desidratado para uso como pó. Bem como, 15% industrializado para extrair a lactose. Bem como, o restante é feito com pó concentrado de proteína de soro de leite.

Um dos usos mais comuns da proteína do leite, é na confecção de bebidas que fornecem energia. Pois elas regulam a temperatura do corpo, evitam a desidratação e saciam a sede.

Todavia, em alguns países também utilizamos para a elaboração de fórmulas lácteas, nutracêuticos, laticínios, carnes, panificação, confeitaria, produtos farmacêuticos e alimentos dietéticos.

proteinas do leite

Benefícios para a saúde

De acordo, com alguns estudos reealizados, comprovamos que o consumo de alimentos enriquecidos com proteínas do soro, modificam ou influenciam positivamente a saúde dos consumidores.

Principais benefícios

Sistema digestivo: o alfa lactalbumina bovina desempenha um papel central na síntese de lactose. Durante o rápido crescimento dos recém-nascidos; embora não seja idêntico ao humano, apresentam uma similaridade de 72% em sua sequência. Razão pela qual utilizamos para fórmulas infantis.

Efeitos positivos também foram relatados em diferentes graus de colite ulcerativa. Bem como, verificou-se também que, juntamente com os seus hidrolisados, ajuda a controlar a ingestão de alimentos. Melhora a sensibilidade à insulina e favorece os níveis de açúcar no sangue. Tanto em pessoas com diabetes tipo 2 como em pessoas saudáveis.


Sistema ósseo: estas proteínas têm um impacto positivo na densidade óssea e no crescimento e diferenciação das células ósseas.

Circulatório: favorece a absorção de ferro no nível intestinal prevenindo a anemia.

Imunológico: a globulina beta estimula a síntese de substâncias anticancerígenas no nível intestinal. Também modula a resposta a certas infecções e à disseminação de tumores.

Nervoso: a alfa-lactalbumina melhora a qualidade do sono. Pois é uma boa fonte de triptofano, o precursor da serotonina. Por ser capaz de descansar melhor. Com isso, temos a redução do estresse, como consequência, melhora o humor e a função cognitiva.

Cardiovascular: atualmente, a concentração de lipídios no sangue, obesidade, hipertensão e diabetes tipo 2 são fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

A proteína do soro pode cooperar indiretamente na prevenção destas doenças. Uma vez que serve para reduzir os níveis sanguíneos de triglicerídeos. Melhorar a tolerância à ingestão de glicose, aumentar a liberação de colecistoquinina, que provoca aumento da sensação de saciedade, reduz a artéria pressão G, a inflamação e o stress oxidativo.

Se você ainda não consome leite, deveria consumir, pois é um produto super nutriente e vai fortalecer suas defesas, além de prevenir doenças.

 Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook



Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!