Bolo de arroz cozido, sem glúten, sem trigo, super saudável e nutriente

bolo de arroz cozido
Compartilhe esse post:
Compartilhar em facebook
Compartilhar em twitter
Compartilhar em pinterest
Compartilhar em whatsapp

Hoje vamos aprender a fazer um bolo muito diferente, saudável, nutriente, sem farinha de trigo e sem glúten. Uma receita que fica pronta rapidinho e muito gostosa, será que você conhece? Bolo de arroz cozido, feito com sobras de arroz, fica leve, é fácil de fazer e econômico, que tal? Essa receita pode ser consumida sem culpa, ela é mais uma de tantas que nos ajudam a manter a boa forma e, ao mesmo tempo, cuidar da saúde. Nos últimos tempos, temos falado com frequência na importância do que comemos, sem perceber, aos poucos morremos pela boca.

Portanto, investir em uma dieta mais saudável, equilibrada, com alimentos integrais, ricos em proteínas, minerais e vitaminas, sem dúvida, é a melhor escolha. Uma alimentação equivocada, a longo prazo, atrai muitas doenças, sendo uma delas a obesidade. Por isso, precisamos tomar cuidado e fazer muita atenção ao que colocamos na mesa. Nossas escolhas alimentares, vão determinar nossa qualidade de vida. Todavia, sabemos que não é fácil essas escolhas e mudanças, mas é necessário. Nutricionalmente falando, temos um geração que se alimenta mal pra caramba, isso precisa mudar!

Leia também >> Sobras de arroz? Faça coxinha, fica uma delícia, muito mais saudável

Leia também >> Pão de arroz, sem glúten, fácil de fazer, menos calorias e mais saúde

Bolo de arroz cozido

O arroz é um cereal rico em carboidratos e seu principal benefício para a saúde é o fornecimento de energia para o organismo. Para os diabéticos, ele ajuda no controle da glicose. Fácil de ser digerido, simples de preparar, de sabor neutro, ele não pode faltar na mesa do brasileiro e dos asiáticos. A saber, ele é fonte de carboidrato, cálcio, magnésio, fósforo, potássio e selênio. Você sabia por exemplo, que consumir arroz com frequência previne doenças do coração?


bolo de arroz cozido

Isso porque os grãos integrais possuem uma substância chamada lignana que protege o órgão de doenças cardiovasculares. O famoso arroz também pode ser um bom aliado do intestino, isso porque, é rico em fibras e ajuda no melhor funcionamento. Outro detalhe importante, sendo rico em fibras, também ajuda no controle do colesterol alto. Como podemos ver, consumir arroz é saudável, principal o integral. Faz bem ao corpo, a saúde e comparando com outros alimentos, ele não tem muitos carboidratos.

Portanto, usar o arroz em receitas, é muito saudável, principalmente quando ele substituiu a farinha de trigo. Para quem é celíaco, as receitas a base de arroz são privas de glúten e, portanto, indicadas para quem tem esse tipo de intolerância. Ademais, receias a base de arroz, são leves, saudável, digerem mais rápido e fazem bem ao organismo e a saúde. O bolo de arroz por exemplo, é feito com as sobras, ou seja, não se desperdiça nada, ao contrário se aproveita e ainda beneficia a saúde.

Ingredientes

  • 3 xícaras de arroz cozido
  • 1 xícara de açúcar
  • 300 ml de leite
  • 50 gramas de queijo parmesão ralado
  • 50 gramas de coco ralado
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 60 ml de óleo
  • 4 ovos
  • (medida da xícara usada é de 200ml)

Preparo

Primeiramente, em um liquidificador coloque o arroz cozido. No meu caso, eu não tinha sobras de arroz, então, eu cozinhei o arroz na água e sal. Em seguida, adicione 300 ml de leite, 60 ml de óleo e 4 ovos. Liquidifique tudo bem, até obter um creme homogêneo. Posteriormente, adicione uma xícara de açúcar e continue liquidificando. Uma vez que todos os ingredientes, estão bem incorporados, é hora de adicionar o coco ralado, o queijão parmesão e o fermento. Todavia, não liquidifique mais, com a ajuda de uma colher, misture tudo bem, com delicadeza.

Untem uma forma como de costume, manteiga e farinha ou coloque papel manteiga no fundo e nas laterais, faz como você está acostumada, no meu caso eu untei de forma tradicional. Em seguida, despejei toda a massa na forma e levei para assar em forno pré-aquecido 180°c. O tempo de cozimento do bolo varia de forno para forno, mas geralmente 50-60 minutos é o tempo ideal para assar. Depois disso, desinforme em um prato e aproveite todo o sabor dessa delícia, é bem diferente, mas muito gostoso. A textura é úmida e meia cremosa, dá impressão de comer um pudim.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!