Logo Emagrecer com vida e saude

Nunca mais lave o arroz antes de cozinhar, saiba que é um erro grave

lavar o arroz branco
Compartilhe esse post:

Se você sempre acreditou que o arroz não tem nutrientes, é hora de você saber que ele tem sim, vários. O arroz branco, é rico em potássio, ferro, fósforo, manganésio e diversas vitaminas como B1, B2, B3, B6. Dentre os cereais, ele ´o mais consumido, bem como, o mais gostoso ao paladar humano. E se você, como eu, sempre acreditou que devemos lavar o arroz antes de cozinhar, saiba que é muito errado. A saber, o arroz branco não deve ser lavado antes de ir para a panela, pois enquanto você escorre a água que lavou o arroz, metade dos seus nutrientes vão embora junto com a água. Portanto, nunca mais lave o arroz antes de cozinhar, pois desse modo, se perdem os nutrientes tão importantes para o organismo.

Leia também >> Bolo de arroz cozido sem glúten, sem trigo, super saudável

Leia também >> Com as sobras de arroz eu fiz massa para coxinha sem glúten, que delícia!

A saber, aquele pó branco que saí na água que lavamos o arroz, não é química ou sujeira, mas sim, arroz. Muitos alegam que lavam o arroz para retirar a química da industrialização, mas não existe química no processo de preparo dos grãos. Portanto, a água fica branca quando lavamos porque o arroz solta sua farinha na água, e por isso fica branca, mas junto com essa farinha, ele também solta boa parte dos seus nutrientes. Quando escorremos aquela água branca, estamos jogando tudo fora os nutrientes e as vitaminas dos grãos. O arroz não precisa ser lavado antes de cozinhar, aprendam isso por favor e parem de jogar fora os nutrientes presente no cereal.

nunca mais lave o arroz

Nunca mais lave o arroz

Essa regra do arroz vale somente para o arroz. A saber, se aplica inclusive ao arroz integral e ao parboilizado. Embora, o arroz integral tenha uma casca protetora, ele também perde nutrientes, mas como possui a casca, perde menos. O mesmo se aplica ao arroz parboilizado, ele perde menos porque não é um arroz polido como o branco. Entretanto, o branco quando lavado enxaguado, esse sim, perde boa parte dos seus nutrientes. Todavia, o único cereal que recomendado não lavar, é o arroz. A saber, os demais grãos como feijão, lentilha, milho, ervilha, precisam passar pela lavagem antes do preparo. Inclusive para esses tipos de grãos, se recomenda deixar de molho.

Outro detalhe a esclarecer, bem como, de suma importância, é que a poeira branca que deixa a água branca, ocorre por causa do polimento e do tratamento que os grãos recebem. Entretanto, esse tratamento, é totalmente livre de químicas e não fazem mal a saúde. Depois de polidos e limpos, os grãos soltam essa poeira branca que é sempre arroz, ou seja, farinha de arroz e nela está concentrada os nutrientes dos grãos. Portanto, quando escorremos mandamos todos os nutrientes pelo ralo, conforme citado anteriormente. Enfim, lavar o arroz porque está sujo, é uma falsa lenda, a partir de hoje, nunca mais lava o arroz antes de cozinha, pois ele já vem limpo e pronto para ser cozido.

Considerações Finais

A saber, outro detalhe a ser sublimado, é o fato de que quando você lava o arroz, depois de cozido ele fica meio papado. Resumindo, não fica aquele arroz soltinho, gostoso, ele fica meio úmido e grudento. Então, para você entender bem, além de perder seus nutrientes, ele ainda fica papa. Mas agora que você já sabe que lavar o arroz é uma lenda, a partir de hoje, seu arroz vai ficar mais saboro, soltinho e gostoso. O arroz é um dos cereais mais amado e desejado na mesa do brasileiros e dos asiáticos. No almoço e no jantar, não pode faltar arroz na mesa e não para por ai. Até mesmo em festas, eventos, o arroz é um dos pratos que não pode faltar. Tem gente que mesmo em dias de churrasco, não abre mão do arroz branco soltinho de acompanhamento.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.