10 benefícios para a saúde que o suco de laranja pode oferecer


Um copo de suco de laranja natural é uma mão santa para a imunidade! Ademais, protege contra danos celulares e inflamação. Bem como, reduz a pressão arterial, equilibra os níveis de colesterol e protege a pele dos danos UV.

Mas esses benefícios só podem ser encontrados em sucos naturais, não em sucos industrializados. Outrossim, escolha suco fresco, feito na hora, sem açúcar ou, uma laranja inteira.

O suco de laranja é uma bebida básica no café da manhã americano e brasileiro, graças à sua alta quantidade de vitamina C e outros antioxidantes.  A saber, eles protegem o corpo dos danos causados ​​pelos radicais livres e previnem uma série de doenças.

Mas antes de examinarmos os benefícios que o suco de laranja oferece, você precisa saber que comer uma laranja inteira é melhor do que beber um copo de suco. Um copo de 248 g de suco de laranja contém muitas vitaminas, minerais.

Propriedades de 1 laranja

  • 137% de sua necessidade diária de vitamina C
  • 18,5% de folato
  • 10,5% de potássio
  • 9% de vitamina A
  • 4,9% de vitamina B6
  • 6,7% de magnésio
  • 2,7% de cálcio 2

Uma laranja de tamanho médio (131 g) fornece 12% de fibra alimentar, além de todos os nutrientes que o suco fornece. Entretanto, é essa fibra que faz toda a diferença. As laranjas têm muita frutose além de glicose e sacarose – totalizando 20,83 g em uma porção de 250 ml de suco sem açúcar espremido na hora.

Outrossim, quando você come uma laranja inteira, as fibras insolúveis retardam a liberação de açúcar. Entretanto, quando você faz o suco da fruta, os açúcares são separados da fibra e são rapidamente absorvidos pelo corpo, causando um pico de glicose no sangue.

Portanto, é por isso que os diabéticos deveriam comer uma laranja inteira em vez do suco. Pesquisas recentes também relacionaram a frutose à resistência à insulina e à doença hepática gordurosa não alcoólica. Um estudo de corte também descobriu que, enquanto frutas inteiras reduzem o risco de diabetes, sucos de frutas aumentam o risco.


Todavia, se você puder compensar a ingestão de açúcar e se limitar a 150 ml de suco de laranja por dia, esses abaixo, são os benefícios para a saúde que você obteria respeitando a regra.

suco de laranja para a saude

1. Aumenta a imunidade

O primeiro benefício que se pode associar às laranjas ou a quaisquer outras frutas cítricas são os altos níveis de vitamina C. Um copo de suco de laranja de 240 ml oferece surpreendentes 137% de sua necessidade diária de vitamina C se você for homem e 165% se for mulher.

A saber, a vitamina C tem vários benefícios para o corpo, desde o crescimento e reparação dos tecidos até a manutenção da saúde dos ossos, dentes, cartilagem e vasos sanguíneos. Como antioxidante, neutraliza os radicais livres e evita danos às células.

Bem como, também ajuda as células imunológicas, como os fagócitos e as células T, a funcionar bem, e é por isso que as pessoas são aconselhadas a comer frutas cítricas para aumentar sua imunidade.

Contudo, a ingestão adequada de vitamina C e zinco diminui a duração das infecções do trato respiratório, incluindo o resfriado comum. Outrossim, esses dois também podem reduzir a incidência e melhorar o resultado de infecções por pneumonia, malária e diarreia.

2. Previne a inflamação

Como as laranjas são uma fonte rica de antioxidantes, também exibem propriedades anti-inflamatórias. Todavia, um estudo descobriu que se você beber suco de laranja com uma refeição rica em gordura e carboidratos, pode prevenir o estresse oxidativo e a inflamação desencadeada em seu corpo por esses alimentos geradores de radicais livres. Isso ajuda a prevenir danos aos vasos sanguíneos e reduz o risco de ataque cardíaco e derrame.

3. Reduz a pressão alta

A hesperidina, um dos principais flavonoides presentes no suco de laranja, ajuda a controlar a pressão alta ou hipertensão. De acordo com um estudo, beber 500 ml de suco de laranja por dia ajudou pessoas de meia-idade com sobrepeso a reduzir a pressão arterial e melhorar a saúde geral do coração.


suco de laranja 1

4. Equilibra os níveis de colesterol

A vitamina C, o folato e os flavonoides do suco de laranja ajudam a diminuir os níveis de LDL ou colesterol ruim. Outrossim, o suco de laranja também tem um efeito positivo no nível de lipídios no sangue.

Verificou-se que o consumo de 750 ml de suco por dia aumenta as concentrações de HDL ou colesterol bom em 21%, as concentrações de triacilglicerol em 30% e as concentrações de folato em 18%. Também diminuiu a proporção de colesterol LDL-HDL em 16 por cento.

5. Melhora a saúde do coração

O suco de laranja tem muitas vantagens quando se trata da saúde do coração. Conforme mencionado anteriormente, a hesperidina reduz a pressão arterial. Enquanto outros nutrientes benéficos da fruta ajudam a equilibrar os níveis de colesterol.

Tirando isso, o suco tem uma grande quantidade de potássio em comparação com uma quantidade insignificante de sódio – uma composição saudável para o coração. Bem como, uma quantidade considerável de magnésio. Sabe-se que uma alta ingestão de magnésio reduz o risco de doenças cardíacas.

6. Pode ter benefícios para fumantes

Embora se saiba que a suplementação de beta-caroteno aumenta o risco de câncer de pulmão entre os fumantes, obter carotenoides dos alimentos é muito benéfico. A saber, as laranjas contêm um carotenoide chamado beta-criptoxantina em grandes quantidades.

Em alguns estudos em animais e em laboratório, foi descoberto que a beta-criptoxantina diminuiu o número de tumores causados ​​pela exposição a uma substância química chamada NNK, um subproduto cancerígeno da fumaça do tabaco.

Isto também reduziu a inflamação do pulmão e a falta de ar (enfisema) causada pela fumaça do tabaco. E os pesquisadores sugerem que, em vez de suplementos, comer alimentos integrais como laranjas, abóboras ou pimentões, é suficiente para reduzir o risco de tumores pulmonares entre os fumantes.

suco

7. Pode prevenir a anemia

Se você tem uma dieta vegetariana e corre o risco de consumir pouco ferro, o suco de laranja pode ajudar a prevenir a anemia até certo ponto. A vitamina C ajuda o corpo a absorver o ferro de fontes vegetais.

Todavia, isso pode não ser suficiente para prevenir a anemia. Você precisaria comer muitos vegetais ricos em ferro e até mesmo tomar suplementos de ferro se seus níveis estivessem muito baixos.

8. Previne o câncer

O consumo diário de suco de laranja inibe o crescimento do tumor cancerígeno. Em um estudo com ratos, descobriu-se que a alimentação com suco de laranja em doses duplas atrasou o aparecimento de câncer mamário induzido quimicamente em ratos.

Essa propriedade antitumoral do suco de laranja se deve à hesperidina, o flavonoide presente no suco. Ele mostrou proteger contra o câncer de cólon também.

9. Impede a formação de pedra nos rins

A pesquisa mostra que o suco de laranja é benéfico para os rins. O ácido cítrico do suco de laranja se liga ao cálcio em seu corpo e evita a formação de oxalato de cálcio ou pedras de fosfato de cálcio. Outrossim, dois tipos comuns de pedras nos rins. Também reduz os níveis de ácido úrico, que são conhecidos por causar pedras nos rins.

10. Melhora a pele e protege contra danos UV

O suco de laranja pode manter sua pele saudável, jovem e firme, graças à vitamina C, que aumenta o colágeno. Mas isso não é tudo. Como uma fonte rica em vitamina C, ele também pode proteger a pele dos danos dos raios ultravioleta. O suco de laranja também fornece ao corpo vitamina A e carotenoides, antioxidantes que ajudam na reparação e rejuvenescimento da pele.


Suco 100% natural feito em casa

Porém, há uma ressalva dentre todos os benefícios. Você não obterá esses benefícios no suco de laranja embalado. O suco de laranja comercial é quase sempre carregado de açúcar, aditivos como sabores artificiais e conservantes. Mesmo se você encontrar suco 100%, é provável que ele tenha sido pasteurizado e tenha perdido a maioria dos nutrientes.

Portanto, é essencial que seja consumido o suco diretamente da fruta, ou a própria fruta. Por fim, esse seria o único modo de desfrutar de todos os benefícios que a fruta oferece à saúde.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.



Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!