Chips de mandioca crocante, feito apenas com 2 ingredientes, muito fácil

Chips de mandioca feito em casa
Compartilhe esse post:
Compartilhar em facebook
Compartilhar em twitter
Compartilhar em pinterest
Compartilhar em whatsapp

Tudo que é feito de mandioca é bom, não é verdade? Então agora imagine um chips de mandioca crocante, feito no forno com azeite de oliva, super leve, saudável e nutriente. Essa é a receita que vamos aprender a fazer hoje, muito fácil, rapidamente está pronta. Pra comer a qualquer hora, levar na marmita, no aperitivo com os amigos, na lancheira das crianças. Impossível resistir ao sabor dessa receitinha basica. Muitas vezes, sentimos desejo de comer algo crocante, levemente salgado, diferente dos nossos hábitos costumeiros, é aí que entra nossa receitinha maravilhosa de chips de mandioca crocante. Feito no forno, com um fio de azeite, sal, pimenta, e se você desejar, ervas finas para dar aquele sabor especial. Em pouco tempo, e voalá, temos uma travessa crocante de chips na nossa frente.

Leia também >> Chips de batata doce, sequinhos, crocante, levemente adocicados, deliciosos

Leia também >> Chips crocante de abobrinha, muito fácil de fazer, todos vão amar.

Essa receita é muito versátil, pois pode servir de lanche, de apetirivo, mas também, como acompanhamento de outros pratos no almoço e no jantar. Outrossim, é saudável, porque não é frita e sim assada. Apesar de ser um carboidrato importante, a mandioca conta com muitos nutrientes, os quais, os organismo precisa. Aliás substituir a batata frita por chips de mandioca, é uma escolha muito saudável e inteligente. Isso porque, a mandioca possui vitaminas, minarais e nutrientes importantes que não encontramos na batata frita. A batata, é um alimento rico em carboidratos e vazio de vitaminas. Portanto, escolher a mandioca como substituto, é a melhor escolha. Lembremos, que a tradicional batata frita, é gostosa, mas é rica em óleo e não tem nada de bom para acrescentar na nossa dieta.

chips de mandioca crocante

Benefícios da mandioca para a saúde

A saber, a mandioca cozida contém cálcio, magnésio, fósforo, potássio e vitamina C. Conhecida como aipim ou macaxeira, o alimento faz bem para o coração, é fonte de energia, melhora a digestão e o humor. Bem como, a principal recomendação é jamais consumi-la crua, pois pode gerar intoxicação. O ideal é que a mandioca faça parte do plano alimentar, substituindo outras fontes de carboidrato como batata, arroz e macarrão. Seu consumo diário melhora a digestão, previne inflamações do estomago e mantém a saúde digestiva em dia. Outrossim, ajuda no combate de dores articulares, isso porque é rica em polifenóis e saponinas, substâncias que têm ação anti-inflamatória e analgésica, seu consumo ajuda a combater a artrite e aliviar seus sintomas.


Faz muito bem para quem tem diabetes, isso porque tem alto teor de amido resistente que aumenta a sensação de saciedade e controla a compulsão por doces, além de contribuir de forma positiva no controle do peso. A saber, a digestão do amido resistente libera a glicose de forma gradual, evitando os picos de açúcar no sangue. O fato de ser um alimento rico em fibras também é importante: a digestão da mandioca libera energia aos poucos, deixando a digestão mais lenta e controla a glicose no sangue. Por fim, apresenta boa quantidade de vitamina C, logo, auxilia no reforço e aumento da imunidade.

Receita chips de mandioca crocante

Para nossa receita vamos precisar apenas de 2 ingredientes, ou seja, 2 raízes de mandioca grande descascadas e 2 colheres (sopa) de azeite extravirgem de oliva. Sal, pimenta a gosto e para dar um sabor especial, ervas finas. O preparo é nem simples, precisamos lavar bem as raízes da mandioca, posteriormente, corte em fatias fininhas, quanto mais fininhas, mais crocantes elas vão ficar. Em seguida, em uma forma grande e retangular, disponha as rodelas de mandioca cortadas, regue-as com azeite de oliva e polvilhe sal e pimenta a gosto. Se optar pelas ervas finas, polvilhe sobre as rodelinhas de mandioca. Uma dica, para cortar bem fininha é bom usar a mandolina de cozinha.

Posteriormente, é hora de assar, então em forno pré-aquecido na temperatura de 180° ventilado, leve para assar por aproximadamente 50 minutos – 1h. Procure não colocar as rodelas umas sobre as outras, pois isso pode prejudicar o processo de desidratação e elas não vão ficar tão secas e crocantes como esperado. Outro detalhe, se não tiver forno ventilado não tem problema, use a colher de pau para deixar entre aberto e tudo está resolvido. Antes de tirar do forno, experimente e veja se está crocante, se ainda não estiver, deixe mais alguns minutos para terminar de curar. O ideal é consumir no dia que for feito, esse chips mesmo armazenado bem, ele não fica muito crocante, a tendencia é murchar. Dica: o modo de cortar a mandioca fica a seu critério, pode ser em rodelas ou tirinhas.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!