Castanha de caju: dois punhados por dia é igual tomar Prozac

castanha de caju
Compartilhe esse post:

O caju, bem como a castanha de caju, é produzido no nordeste brasileiro. A saber, é um dos alimentos mais saudáveis do mundo, rico em nutrientes, vitaminas, minerais, antioxidantes. Outrossim, deveriamso comer obrigatoriamente todos os dias. Isso porque, uma porção de 100 gramas, pode suprir a necessidade do organismo de praticamente um dia inteiro. A castanha de caju é rica em fibra dietética solúvel e minerais fitoquímicos, substâncias que previnem o surgimento de tumores de câncer.

Leia também >> Diga sim a uva passa e viva de forma saudável

Leia também >> Nozes, alimento nutriente que não pode faltar no cardápio

Bem como,  ótima fonte de vitaminas do complexo B, como B5, B6 e B11 e riboflavina. Todas essas vitaminas são essenciais para o metabolismo de gordura, proteína e hidratos de carbono em nível celular. Há muitas contradições sobre a castanha de caju. Isso porque, utilizada em uma série de receitas não recomendadas para a perda do peso. Todavia, saiba que a castanha é rica de carboidratos bons, rica em minerais. Bem como, dentre eles, há porções significativas de Cobre, Fósforo, Magnésio, Manganês e Zinco.

Propriedades da castanha de caju

Os carboidratos encontrados no fruto são de boa qualidade, assim como os açucares, que fazem bem a saúde. Ainda encontramos aminoácidos, fibras solúveis e uma quantidade de antioxidantes que melhoram o sistema metabólico. Os ácidos graxos monoinsaturados encontramos em altas quantidades na castanha de caju, fazem bem para a saúde do coração. Eles pertencem ao grupo dos ácidos gordos essenciais que podem aumentar o nível de colesterol bom e diminuir o nível do colesterol prejudicial.

castanha de caju

 Além disso, a castanha de caju contém uma pequena quantidade de um antioxidante muito importante chamado zeaxantina.  Esse antioxidante fortalece a visão e protege contra a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), comum em pessoas idosas. Além de tudo isso, a castanha de caju é um dos melhores tratamentos naturais para depressão por ser uma excelente fonte de triptofano. Este nutriente milagroso regula o nosso humor, melhora o sono, ajuda as crianças a crescer e se desenvolver. Outrossim, equilibra o nosso comportamento e reduz significativamente o nível de estresse, ansiedade e depressão.

O triptofano tem provado ser muito eficaz como antidepressivo em muitos casos. E um bom punhado de castanha de caju contém entre 1.000 e 2.000 mg de triptofano. Segundo o dr. Andrew Saul, no excelente documentário “Food Matters – O Alimento é Importante” (vale a pena assistir; talvez você o encontre no YouTube), dois punhados de castanha de caju são equivalentes a uma dose de Prozac.

O que é o triptofano? 

O triptofano é um aminoácido que ajuda a sintetizar serotonina, o “hormônio do prazer”, e por isso está associado ao tratamento e prevenção da depressão, ansiedade e pode até mesmo auxiliar no processo de emagrecimento. Encontramos o triptofano em alguns alimentos como chocolate meio amargo e nozes. Entretanto, podemos também comprar nas farmácias porque existe em forma de suplemento alimentar. Como vimos, a castanha de caju é um excelente antidepressivo natural e pode ser utilizado diariamente, a não ser que você seja alérgico a castanhas. Se não for, use e abuse, pois ela faz bem demais para a saúde!

Benefícios em comer castanha de caju

  • Castanhas de caju são ricas em gorduras boas que ajudam a diminuir o colesterol ruim e aumentam o colesterol bom.
  • Possuem magnésico, mineral importante para manter o corpo em atividade.
  • Consumir castanhas de caju diariamente ajuda a proteger a saúde dos ossos. Isso porque, o alimento tem boa quantidade de fósforo.
  • A castanha é rica em ZINCO. Esse mineral atua reforçando as defesas do nosso organismo, precisamos dele e ao mesmo, ele faz muito bem para nosso sistema imunológico.
  • Protege a saúde do coração e previne doenças cardiovasculares, isso porque possui gorduras boas que ajudam a regular o colesterol.
  • Excelente para a pele, isso porque é rica em antioxidantes que combatem os radicais livres e previnem o envelhecimento precoce.
  • Melhora a saúde dos ossos e previne a osteoporose, porque é rica em magnésio. Esse mineral também ajuda no controle das dores musculares e fornece energia para o corpo.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.