5 carboidratos saudáveis que todos devemos comer


Nem todo carboidrato faz mal à saúde e é inimigo da dieta. A saber, existem carboidratos saudáveis, eles são importantes para a saúde, e quando consumidos, eles aumentam a resistência de uma pessoa. Melhoram o funcionamento do organismo e ao contrário do que pensam, não engordam.

Não se deixe enganar, nem todo carboidrato é ruim. O organismo também precisa deles para fortalecer a saúde em geral. Bem como, eles são essenciais para a saúde, pois possuem nutrientes importantes que fortalecem o organismo, previne doenças e outros.

Hoje separamos 5 desses carboidratos que podemos e devemos comer sem culpa. Claro que, você não pode se afundar comendo-os. Todo alimento precisa ser consumido com moderação. Porque tudo que comemos além da conta, engorda!

Quinoa – carboidratos saudáveis

Você sabia que mais de 21% da semente é carboidrato. Mas ela é ótima fonte de proteína e fibras, e ainda favorece a perda de peso. Outrossim, é rica em minerais e ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue, entre outros benefícios. Tem mais, não tem glúten, portanto é super indicada para os intolerantes ao glúten.

Aveia – carboidratos saudáveis

Quase dois terços da aveia é carboidrato, mas boa parte disso são fibras poderosas que favorecem o emagrecimento e uma boa fonte de proteínas. Ainda reduz o colesterol ruim e o risco de doenças cardíacas e é boa para diabéticos.


Bem como, ajuda no controle do apetite, melhora o funcionamento do intestino e é uma boa amiga da dieta. Principalmente para quem malha, pois ajuda no ganho de massa muscular.

carboidratos saudáveis

Bananas

Apesar de ter 23% de carboidratos, muitos deles na forma de açúcar, as bananas contêm alta quantidade de potássio. Bem como, ajuda a regular a pressão sanguínea, e possuem vitaminas B6 e C. E ainda fazem o intestino funcionar melhor. Comer bananas todos os dias pela manhã, melhora o funcionamento do sistema nervoso central, sabia disso?

A água de banana por exemplo, é excelente para dormir melhor e melhorar o funcionamento dos órgãos. Outrossim, também supre a necessidade diária de vitaminas e nutrientes. No Japão, a banana é o ingrediente principal da dieta da japonesa. Isso porque, ela é um alimento completo.

Grão-de-Bico

Saiba que mais de um quarto de cada grão-de-bico é carboidrato, um terço disso são fibras. Ele ainda é cheio de proteína vegetal, Ferro, Fósforo e vitaminas – em especial do Complexo B. Bom para o coração, para o intestino e até para prevenir câncer.

Batata-doce

A saber, 20% do tubérculo possui carboidratos, grande parte são amidos e fibras. A batata-doce ainda é uma poderosa fonte de potássio, vitaminas A e C e, claro, proteínas. Seus antioxidantes são muito efetivos na prevenção de diversas doenças.


Ademais, ela é a queridinha da dieta, visto que muitos que malham e cuidam da saúde, desfrutam de todos seus benefícios para ganharem massa muscular. Além disso, muitos usam ela na dieta para melhorar a saúde, fortalecer a imunidade e desfrutar de todos os seus nutrientes e antioxidantes.

Entretanto, saiba que existem carboidratos que são desaconselhados na dieta. Outrossim, são chamados de carboidratos ruins, refinados e vazios. Geralmente, encontramo-os principalmente nos alimentos refinados (açúcar, farinha etc.)

Ao contrário dos carboidratos complexos, não oferecem nenhum benefício à saúde – é por isso que toda nutricionista recomenda pães e massas integrais, uma ótima forma de trocar carboidratos simples pelos complexos. Os carboidratos são nossa principal fonte de energia, e os complexos são ricos em fibras e outros nutrientes, e podem oferecer diversos benefícios.

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