Leia também >> Faça em casa seu próprio óleo de coco, ele é muito saudável
Leia também >> Óleo de gergelim rico em benefícios para a saúde e para o corpo
Com essa informação equivocada que se espalhou rapidamente, muita gente abandonou a tradicional banha de porco pelos óleos refinados. A saber, depois de muitos anos, médicos, pesquisados e cientistas chegaram à conclusão de que a velha banha de porco, sem dúvida é melhor e mais saudável do que qualquer tipo de óleo. Antigamente, as pessoas não tinham tantas doenças como nos tempos de agora. Raramente se falava de AVC, infartos, aneurismas, colesterol alto. Enfim, a humanidade consumia alimentos naturais, ou seja, não eram refinados, processados, prensados, com isso, a saúde era muito melhor e as doenças raramente apareciam. Portanto, os anos foram passando, estudos foram sendo realizados e hoje estamos voltando ao que era no início, porque o que era, é sem dúvida mais nutriente e saudável, menos prejudicial a saúde e mais benéfico para o organismo.
Benefícios da banha de porco
A saber, a banha oxida menos do que o óleo. Logo, a grande diferença entre a banha e o óleo refinado, por exemplo, é que a primeira é rica em ácidos graxos monoinsaturados, o que significa que é mais resistente ao calor e não sofre a mesma oxidação que os óleos refinados quando exposta à altas temperaturas. Essa oxidação é prejudicial à saúde porque libera componentes inflamatórios e tóxicos para o organismo. Até mesmo o azeite de oliva extravirgem, considerado um dos óleos mais saudáveis, não ganha da banha na hora de fazer frituras. Para considerarmos saudável, devemos consumir sem ir ao fogo ou, no máximo, em baixas temperaturas.
Outrossim, a banha de porco tem boa composição nutricional. A saber, ela fornece muitas vitaminas, cálcio, ferro, fósforo, quase não contém sódio e é livre de açúcar e gordura trans. Ou seja, muito mais natural e saudável. Mas para obter esses benefícios é necessário que você tenha uma banha de alta qualidade, ou seja, de porcos criados em casa e alimentados com comida de verdade, não com rações à base de grãos transgênicos. Portanto, a melhor banha e a mais indicada, é aquela que você cresce o porco com resto de alimentos e depois de abatido, se extrai uma banha pura e livre de toxinas. Por fim, quando se usa uma banha de qualidade, saiba que ela oferece uma gordura de qualidade que faz bem ao organismo.
Como extrair a banha?
Você pode comprar a banha de porco pronta no açougue. Todavia, precisa saber a qualidade dessa banha e principalmente ter certeza de que esse porco, creceu comendo restos de alimentos e não ração. Isso porque, o porco que cresce alimentado com ração, não rende uma banha de qualidade, porque a ração é feita a partir de grãos e hoje em dia os grãos são todos transgênicos. Portanto, nesse caso, não é muito aconselhável para o consumo. Ou então, compre o toucinho, sempre de qualidade e sabendo a procedência dessa carne. A saber, extrai-se a banha, da barriga do porco. Portanto, leve o toucinho ao fogo e espere que derreta por completo, posteriormente armazena corretamente e está pronto.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.