Piolhos: livre seus pequenos desse parasita fazendo a loção caseira


Muita gente acredita que piolho gosta de cabeça suja e que eles pulam de cabeça em cabeça. Engraçado não é verdade? Pois bem, saiba que piolho gosta mesmo de lugar limpo e eles não pulam! Pode acreditar, piolhos não pula de cabeça em cabeça e hoje vamos aprender tudo sobre eles. Inclusive como eliminá-los e preveni-los.

Certamente você conhece esse parasita chamado piolho se não, você é uma pessoa de sorte. Toda mãe já passou por isso em casa com seus filhos e algumas delas até já pegou piolhos. Mas o que são eles?

Primeiramente, inofensivos para a saúde, os piolhos podem ser especialmente incómodos. Isso porque o piolho quando pica o couro da cabeça, provoca muita coceira. Entretanto a coceira não é devido a sujeira, mas sim a picada.

Às vezes, tendemos a acreditar erroneamente que na base dos piolhos existe uma má higiene e limpeza pessoal; na realidade, este não é o caso. Os piolhos adoram a limpeza, não saltam e são transmitidos, por exemplo, quando as crianças brincam junto ou através de pentes, escovas, lenços e chapéus.

Bem como, quando uma criança tem piolho e na casa os demais membros compartilham travesseiros, cobertores, gorros, toalhas e roupas, pode ser um problema. Nesses casos, o melhor é lavar tudo a uma temperatura acima de 60 graus.


Como eliminar os piolhos

Em alguns casos, o piolho é um verdadeiro pesadelo para as mães. A saber, eles são pequenos parasitas branco-acinzentados com os quais as crianças costumam entrar em contato quando começam a frequentar a escola e a sair com os colegas. São pequenos insetos que, para sobreviver, precisam colonizar o couro cabeludo, onde se depositam e põem ovos chamados de lêndeas.

Suas picadas provocam muita coceira, mas eles não pulam de cabeça em cabeça como todos pensam e não vivem em lugares sujos. Pelo contrário, os piolhos gostam de cabeça limpa! Um lugar limpo é um ambiente perfeito para a reprodução das lêndeas.

como tratar piolhos

Quando a cabeça começa a coçar intensamente é um dos sinais mais óbvios que seu filho (a) pegou piolho. Os piolhos vivem cerca de um mês e multiplicam-se rapidamente, depositando muitos ovos / lêndeas.

Outrossim, de cor e tamanho semelhantes à caspa, que eclodem dando vida às pequenas ninfas avermelhadas, antes de amadurecerem para a forma adulta, negra. Os piolhos adoram viver na nuca e atrás das orelhas.

Os tratamentos para esse problema, podem ser naturais, manual e com remédios de farmácia. Antigamente, por falta de conhecimento, eram utilizados alguns pesticidas como Nelcidi, quem é que lembra? Mas os tempos mudaram, e hoje em dia não se usam mais esse tipo de tratamento.


Os mais comuns são a base de shampoos. Entretanto, existem tratamentos naturais que podemos fazem em casa que são muito eficazes e eliminam os piolhos em poucos dias.

Dicas para eliminar os piolhos e mantê-los bem longe

Pente fino

Compre um pente de malha fina e passe-o na cabeça das crianças todos os dias. Isso servirá para ver se há lêndeas (que permanecerão presas) e para agir em tempo hábil. Pode ser útil molhar o pente em vinagre e passá-lo no cabelo das crianças. Esta operação não apenas remove as lêndeas, mas evita a chegada de novos piolhos.

Loção de vinagre – Com o vinagre você também pode preparar uma loção com vinho branco, em partes iguais e depois derramar após lavar os cabelos, nos cabelos úmidos. Distribua bem e depois embrulhe os cabelos em um saco plástico por cerca de 10 minutos. Finalmente enxágue com água e pronto.

Vinagre e maionese

Pegue uma porção de vinagre e duas de maionese e misture em uma tigela. Essa mistura é excelente para esse problema. Polvilhe a mistura sobre o cabelo e couro cabeludo e deixe descansar por 2 horas. Em seguida, enxágue com água morna e desembaraça o cabelo com o pente para piolhos.

Repita o processo uma vez por semana. Bem como, enxágue os cabelos das crianças com um copo de vinagre. Isso porque, o vinagre é capaz de desinfetar a parte do cabelo onde as lêndeas grudam.

Infusão de eucalipto

O eucalipto também parece não ser apreciado pelos piolhos. Portanto, ferva um pouco de água e adicione algumas folhas de eucalipto. Deixe em infusão por um quarto de hora e depois despeje a infusão em todo o comprimento do cabelo e no couro cabeludo: os piolhos serão eliminados em breve.

Infusão de alho – O alho também tem excelente ação contra a pediculose e possui poder antibiótico. Mergulhe os alhos em água fervente. Deixe repousar 2 horas, filtre a água e despeje a infusão de alho sobre a cabeça. Cubra com um pano e deixe agir durante a noite.

Infusão de alecrim

O alecrim tem um poder de limpeza excepcional, bem como, fortalece os fios de cabelo. Com uma infusão, preparada com folhas secas desta última imersas em água fervente, é possível limpar bem os cabelos. As substâncias do alecrim funcionam como repelente. Uma vez com os cabelos lavados com a infusão, com a ajuda de um pente fino, é possível remover os ovos e os insetos do parasita.

Lavar pentes, escovas e presilhas – Pelo menos uma vez por semana é necessário lavar todos os objetos que entrem em contato com os cabelos. Outrossim, mantendo-os imersos em água fervente com detergente neutro por algumas horas. Vinagre também funciona muito bem nesses casos.

Tratamento de animais empalhados: Eles podem ser lavados a seco com bicarbonato de sódio. Guarde-os por cerca de 24 horas em um saco hermeticamente fechado e, depois de decorrido esse tempo, agite-os vigorosamente antes de retirar os bichinhos de pelúcia. Finalmente, escove-os cuidadosamente para remover o excesso de bicarbonato.


Óleo da árvore do chá: Este óleo essencial, com ação antisséptica, é capaz de sufocar piolhos e lêndeas e, assim, prevenir sua propagação. Outro método, consiste em misturar um pouco de xampu neutro, de preferência formulado com ingredientes naturais, com algumas gotas de um óleo essencial inimigo dos piolhos: por exemplo lavanda, menta ou eucalipto.

tratamento para piolhos

Loção natural caseira para piolhos

E por falar em óleos essenciais, aqui vai como preparar em casa uma loção faça-você-mesmo, à base de ingredientes naturais, capaz de eliminar os piolhos.

Ingredientes

  • Azeite
  • Óleo Essencial de Tea Tree
  • Óleo essencial de lavanda

Preparo

(Para 100 g de loção)

Misture 89 gramas de azeite de oliva, 10 gramas de óleo essencial da árvore do chá e 1 grama de óleo essencial de lavanda. Você pode dimensionar proporcionalmente as doses com base na necessidade e na quantidade.

Aplique a loção no couro cabeludo e massageie por cerca de 10 minutos. Após este tempo, cubra a cabeça com uma touca de plástico e deixe agir por mais 10 minutos. Em seguida, com a ajuda de um pente para piolhos, remova os parasitas e seus ovos.

Por fim, basta prosseguir com o xampu. Use o produto uma vez a cada sete dias, por um período não superior a três semanas. A loção é muito eficaz e não tem contraindicações.


Recomendamos não usar a loção se no couro cabeludo tiverem lesões. Portanto, evite usar a loção em caso de doenças ou lesões no couro cabeludo e para evitar qualquer irritação consulte sempre o seu médico antes de prosseguir.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.


Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!