10 tratamentos naturais para tratar e amenizar a dor nas costas


A dor nas costas é um problema comum com o qual a maioria das pessoas precisam conviver. Aplicar uma compressa fria ou quente pode aliviar a dor. Todavia, é um efeito temporário, ou seja, depois a dor nas costas volta.

Bem como, podemos ainda recorrer a exercícios físicos, fisioterapia, yoga, acupuntura, tudo para diminuir a dor nas costas. Entretanto, por mais que façamos, há dores que nos acompanham por toda a vida e por isso, o melhor tratamento que existe é aquele natural.

Corrigir a postura também ajuda muito a aliviar esse quadro de dor nas costas. Outrossim, praticar caminhadas, manter uma dieta saudável e principalmente cuidar do peso. Pois o acúmulo de peso, prejudica muito a coluna lombar.

Dor nas costas

Você sabia que a dor nas costas é um dos problemas médicos mais comuns do mundo? Mais de 80% das pessoas sofrem com isso em algum momento ou outro. E, na maioria dos casos, a rotina diária é responsável por suas dores lombares.

Atividades repetidas que envolvem carregar ou levantar coisas ou até mesmo se sentar em frente a um computador sem uma pausa, podem causar rigidez muscular e tensão que provoca a dor nas costas.

Em alguns casos, a dor nas costas é o resultado de uma condição médica, como hérnia de disco ou ciática. Geralmente, isso significa sintomas adicionais, como dormência, sensação de formigamento ou fraqueza.

Todavia, independente do seu causo, procure ajuda médica se sua dor nas costas for causada por um problema médico ou lesão latente. Você também precisa da opinião de um médico se a dor não melhorar em algumas semanas, principalmente se ela for intensa ou piorar.


Em meio a tudo isso, a boa notícia é que existem inúmeros tratamentos alternativos que podem melhorar esse quadro de dores lombares. Bem como, ajudar de forma importante, a qualidade de vida, com menos dores, e mais sorrisos!

A natureza é sempre a melhor aliada em casos de dores frequentes. Pois não fal mal à saúde e ainda ajuda a tratar a maioria dos casos. Portanto, quero convidar o leitor a aprender mais sobre esses tratamentos e vencer essa dor.

dor nas costas

1. Use compressas quentes ou frias

Este é um remédio fácil que você pode fazer em casa para lidar com sua dor nas costas. Aplique uma bolsa de água quente na área afetada para aliviar a dor quando suas costas começarem a doer. Usar uma compressa fria também pode ajudar.

Mas tome cuidado para não aplicar gelo diretamente na pele, pois você pode sentir queimaduras de frio. Enrole a bolsa de gelo em uma toalha antes de usá-la. Algumas pessoas também acham que alternar entre uma bolsa de gelo e uma bolsa de água quente alivia a dor. Experimente, observe e veja como seu corpo reage.

2. Use açafrão ou casca de salgueiro

Ervas como açafrão e casca de salgueiro podem servir bem como analgésicos se suas costas estão doendo sempre com mais frequência. A frequência das dores pode indicar ou sugerir uma leve inflamação. Nesses casos, tanto o açafrão como o salgueiro podem contribuir muito no alívio das dores.


A saber, a Cúrcuma é rica em curcumina, um antioxidante presente na cúrcuma, tem propriedades anti-inflamatórias e pode ajudar no alívio da dor. Os extratos de cúrcuma estão disponíveis em pó, cápsulas e tinturas. Outrossim, você também pode desfrutar da opção chá de açafrão.

E mais, aproveite sua eficácia anti-inflamatória adicionando este tempero à sua culinária diária. Acrescentando cerca de uma colher (sopa) às suas sopas, ensopados ou carnes. Lembre-se de que o açafrão pode aumentar o sangramento e pode não ser adequado se você estiver tomando anticoagulantes.

A saber, o salgueiro branco tem sido usado tradicionalmente por milhares de anos, em todo o mundo, para tratar a dor. Ele contém salicina para o alívio da dor, bem como flavonoides e anti-inflamatórios que podem aliviar sua dor nas costas.

Bem como, podemos tomar na forma de cápsula, tintura ou chá. No entanto, como a cúrcuma, também pode aumentar o sangramento e não devemos tomar como medicamentos para afinar o sangue ou junto com aspirina. Outrossim, não é recomendado para crianças menores de 18 anos, pois pode aumentar o risco de síndrome de Reye.

dor lombar

3. Massagem com óleo aiurvédico

O Ayurveda recomenda fazer uma massagem nas costas com mahanarayana taila, que é uma formulação medicinal que contém óleo de gergelim, leite e uma infinidade de ervas benéficas como bilva, ashwagandha, brihati e shatavari.

De acordo com a ayurveda, se você tem um tipo de corpo vata ou pitta, deve esfregar levemente o óleo sobre a área afetada. Aqueles com um tipo de corpo kapha devem receber uma massagem mais profunda.

4. Pasta de gengibre com óleo de eucalipto

Aqui está outro remédio para dor nas costas enraizado na antiga ciência da ayurveda. Misture um pouco de pó de gengibre e água para fazer uma pasta. Aplique esta pasta na área afetada e deixe descansar por 10 a 15 minutos antes de lavá-la.

Posteriormente, esfregue um pouco de óleo de eucalipto. É importante notar que tanto o gengibre quanto o óleo de eucalipto possuem propriedades anti-inflamatórias e são conhecidos por proporcionar alívio da dor. Isso porque, ambos atuam no tratamento das infecções.

5. Exercícios para reduzir a dor nas costas

Certos exercícios podem fortalecer, alongar e mobilizar a parte inferior das costas e ajudar a reduzir a rigidez, a dor e a tensão. Se por você por exemplo, trabalha na frente de um computador, a cada 1h se levante da cadeira e alongo a coluna, os braços, de alguns passos. Esse procedimento é muito importante, previne a rigidez e alivia as dores lombares.

Faça pequenas caminhadas pela manhã, bastam 20 minutos diários para melhorar sua qualidade de vida e sentir menos dor nas costas. Se possível comece a fazer yoga, essa atividade física trabalha com movimentos de alongamento e coloca a mente, o corpo e o mundo em plena sintonia, ajudando a viver melhor e sentir menos dor.

Outra atividade maravilhosa são aquelas ginasticas feitas em água. Elas trabalham bem a musculatura e ajudam a pessoa viver melhor! Duas vezes na semana, é suficiente para sentir menos dores.

Em casa, quando estiver sozinha, deite-se no chão, todos os dias por 15 minutos. Com o abdômen para cima, coloque um livro apoiado sobre sua testa e inspire e expire lentamente e relaxe mantendo o corpo todo alongado, é excelente!

tratamentos dor nas costas

6. Acupuntura para aliviar a dor crônica

Vários estudos descobriram que a acupuntura é eficaz no alívio da dor crônica nas costas. A acupuntura é uma prática que vem da medicina tradicional chinesa.

De acordo com a antiga sabedoria chinesa, sua força vital ou Qi flui através de seu corpo ao longo de caminhos conhecidos como meridianos. Outrossim, um desequilíbrio ou bloqueio neste fluxo de energia causa doenças.

A acupuntura visa corrigir os desequilíbrios desta energia, estimulando pontos específicos do corpo com a inserção de agulhas finas. Vários meridianos, como bexiga, rim, vesícula biliar e fígado, afetam suas costas e seu acupunturista selecionará os pontos apropriados do corpo para tratar sua dor nas costas.

7. Adote a prática do yoga

O yoga é uma prática mente-corpo que reduz a incapacidade funcional, a dor e o uso de analgésicos em pessoas com dor nas costas. Um estudo descobriu que mesmo um curso de yoga de 7 dias curto, mas intenso, que incluía exercícios respiratórios (pranayamas), posturas físicas (asanas).

Bem como, meditação e o ensino dos conceitos de ioga, era capaz de melhorar a flexibilidade da coluna e reduzir a incapacidade relacionada à dor em pessoas que sofrem de dor lombar crônica.

Embora existam muitas escolas de yoga que podem oferecer técnicas benéficas para lidar com a dor nas costas, vários estudos descobriram que a terapia Iyengar Yoga é particularmente eficaz. Seu instrutor de yoga pode começar realizando um exame inicial para identificar problemas de alinhamento da coluna vertebral, marcha ou postura.

Você pode, então, ser apresentado a posturas passivas para aliviar a dor, seguidas por posturas de suporte que requerem alongamento mais ativo. À medida que sua dor nas costas diminui e sua força, flexibilidade e alinhamento postural melhoram, seu instrutor pode introduzir posturas que desafiem mais suas costas.  

Praticar pranayama ou respiração profunda, especialmente anulom vilom ou respiração nasal alternada, também pode ajudar a combater o vata dosha responsável pela dor nas costas.

dor nas costas

8. Faça ajustes na coluna por meio de tratamento de Quiropraxia

O tratamento quiroprático manipula a estrutura do corpo, principalmente a coluna, para aliviar a dor. Foi comprovado que isso é eficaz no tratamento da dor nas costas.

Um estudo observou que durante um período de 2 anos as pessoas com dor nas costas que receberam tratamento quiroprático melhoraram 7% a mais do que aquelas que receberam tratamento ambulatorial em um hospital.

Entretanto, lembre-se de que esse tratamento funciona para aqueles cujas dores nas costas são de origem mecânica. Não é recomendado nos casos em que uma raiz nervosa é afetada. Bem como, em casos complexos de hernia de disco por exemplo.

9. Explore a massagem terapêutica

A massagem terapêutica é outra opção que você pode considerar se tiver dores nas costas. A saber, um estudo descobriu que pessoas com dor lombar que fazem sessões de massagem de 30 minutos duas vezes por semana, durante cinco semanas, experimentaram alívio da dor e melhoraram a amplitude de movimento do tronco.

Mas isso não é tudo. Eles também relataram menor ansiedade, depressão e melhora no sono. A Ayurveda também recomenda abhyanga (massagem terapêutica) com óleos medicinais para aliviar a dor nas costas.

10. Melhore a sua postura

Melhorar sua postura pode diminuir a tensão muscular e ajudar a tratar sua dor nas costas. Se você tem uma boa postura, isso significa que os ossos da coluna estão alinhados corretamente.

Muitas pessoas precisam passar por um ortopedista e identificar quais correções precisam ser feitas. Posteriormente, cabe ao médico indicar um fisioterapeuta para iniciar o tratamento de correção da postura.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.


Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!