Leia também >> 5 receitas incríveis para acelerar o crescimento dos cabelos
Leia também >> Lave seus cabelos com paracetamol e veja que resultado maravilhoso
Segundo pesquisas, a beterraba é um super produto na área cosmética. Embora, pouco conhecida e difusa, ela faz milagres pelos fios capilares. Isso vale para a hidratação dos fios, para o crescimento, para a pintura dos cabelos brancos e outros benefícios. Juntamente com o gengibre e o óleo de rícino, o tônico caseiro é uma injeção de vitaminas, nutrientes e minerais que vão reparar a fibra do cabelo, fortalecendo os fios, prevenindo a queda, eliminando a oleosidade excessiva e outros. Inclusive, quem tem o couro cabeludo oleoso, pode usar o óleo de rícino sim, isso porque ele trata e reduz a oleosidade devido as propriedades presentes na sua composição.
Cabeleireira revela a receita de tônico caseiro
Para os cabeleireiros que estudaram a estrutura capilar, não é difícil encontrar ou elaborar receitas naturais que, em alguns casos, funcionam melhor do que os produtos industrializados. Isso porque, eles conhecem como funciona o crescimento, porque os fios caem, e no caso a cabeleireira revela a receita de tônico caseiro que ela mesma utiliza no seu cabelo para estimular o crescimento e segundo ela, o resultado é surpreendente, você vai ter que testar para poder entender. O brilho intenso que a beterraba deixa nos cabelos dura 7 dias aproximadamente e os fios ficam muito sedosos.
A beterraba potencializa a maciez e hidratação dos fios ralos, ressecados e quebradiços. Além de ter uma cor linda, a beterraba hidrata e fortalece os fios. A saber, seu efeito é imediato. Isso porque, as propriedades, vitaminas e nutrientes encontrados na beterraba, fortalecem e tratam os fios, previnem a quebra e a queda. Bem como, possibilitando então, que os fios cresçam saudáveis e hidratados. Para nosso tônico caseiro vamos precisar de duas colheres (sopa) de beterraba ralada com casca. Posteriormente, ralei um pedacinho de gengibre, equivalente a 1 colher de sopa aproximadamente.
O gengibre também é um super produto. Suas propriedades anti-inflamatórias e antissépticas melhoram muito a circulação sanguínea do couro cabeludo. Bem como, estimula o crescimento dos fios. A saber, o gengibre é bom aliado contra a queda dos fios, seborreia, oleosidade excessiva. Juntamente com a beterraba, você vai obter um tônico caseiro muito potente para o crescimento dos fios, cuidados com o cabelo etc. Bem como, o último ingredientes dessa receita indicada pela cabeleireira, o óleo de rícino, vai fazer toda a diferença, porque o óleo de rícino também é riquíssimo em benefícios para o cabelo.
Ingredientes
- 2 colheres (sopa) de beterraba ralada com casca
- 1 colher (sopa) de gengibre
- 1 colher (sobremesa) de óleo de rícino
- 200 ml de água filtrada
- 30 minutos de molho
Preparo
Primeiramente, lave bem a beterraba e o pedaço de gengibre, não retire a casca, rale com tudo e coloque em um pote de vidro, adicione os 200 ml de água filtrada, mexa bem e deixe repousar por 30 minutos. Posteriormente, adicione o óleo de rícino, mexa bem, coe a mistura, e reserve para usar sobre os cabelos. Para o uso do tônico, você deve lavar seus cabelos conforme o costume, e com eles úmidos comece a aplicar o tônico mexa por mexa. Importante que seus cabelos sejam escuros, porque a beterraba tinge o cabelo. Depois que aplicou o tônico nas madeixas, deixe agir por uns 20 minutos, enrole o cabelo em uma toalha morna e deixe agir. Depois enxague abundantemente com água corrente. Não precisa hidratar.
Benefícios do óleo de rícino
O óleo de rícino é rico em propriedades antioxidantes, ácidos graxos, como o ômega 6 e ômega 9, além de vitamina E. Esses nutrientes são responsáveis por fortalecer e ajudar os fios a crescerem saudáveis e fortes. Dica extra: até o crescimento das sobrancelhas e dos cílios podem ser beneficiados por esse óleo. Bem como, ajuda a restaurar os fios. Isso porque, ômega 6 e o ômega 9 são ácidos graxos essenciais que assumem a missão de selar as cutículas. O resultado disso é que o óleo ajuda na recuperação dos fios que se encontram ressecados e com frizz.
Por fim, os ácidos graxos presentes no óleo de rícino ajudam a manter os fios hidratados. E isso acontece porque esses nutrientes formam uma película ao redor da fibra capilar, o que impede a perda de água. Por isso algumas pessoas gostam de usar o ingrediente para hidratação caseira. Por fim, ajuda a controlar a oleosidade. Seus fios são daquele tipo que você lava de manhã e à tarde já estão oleosos e com um aspecto de sujeira? Isso acontece porque há uma excessiva produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas.
Portanto, a aplicação do óleo de rícino no couro cabeludo oleoso por alguns minutos, enquanto você toma banho, pode ajudar nesse controle. Deixe agir enquanto você ensaboa o restante do corpo e, em seguida, lave normalmente com o shampoo. Para quem sempre acho que cabelos oleosos não podiam levar óleo de rícino, fica a dica, ao contrário de que todos pensam, o óleo é um bom aliado contra o couro cabeludo oleoso.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.