Logo Emagrecer com vida e saude
Search
Close this search box.

8 sinais que o coração humano envia antes de um ataque cardíaco

Ataque cardiacos
Compartilhe esse post:

Tanto homens quanto mulheres sofrem com doenças do coração por razões que estão ligadas aos hábitos de vida. Contudo, há vários sintomas e avisos que apontam a existência de problemas cardíacos inclusive a possibilidade de um ataque cardíaco. Nossa equipe, com o intuito de colaborar e alertar as pessoas para salvar vidas, separou os principais sintomas e sinais emitidos no caso de doenças cardiovascular. Bem como, um ataque cardíaco. Outrossim, como ocorre essa manifestação e o que podemos fazer para prevenir.

Primeiramente, reunimos 8 sinais, os quais são os primeiros a serem evidenciados. Outrossim, servem como advertência, além de um alerta para que você consulte um médico. Prevenir as doenças cardíacas, é um sinal de amor com você e com todos que te amam.

Leia também >> 8 sinais que você teve um AVC e não sabe

Leia também >> 8 sinais que você teve um derrame e não sabe

1. Dores fortes que se estendo por todo o braço pode ser um ataque cardíaco

Certamente você já ouviu falar que dores no braço esquerdo é sinal de algum problema no coração. Da mesma forma, deve ter ouvido dizer que quando uma mulher está para infartar, sente dores no cotovelo. Definitivamente, sentir dores nos braços é um dos sinais de um possível ataque cardíaco.

Em homens, a dor prevalece no braço esquerdo. Enquanto nas mulheres, geralmente pode acontecer nos dois braços. Porém, há registros de que na mulher a dor se intensifica no cotovelo. Isso acontece porque a dor no coração viaja para a medula espinhal, onde muitos nervos do corpo se conectam. Com isso, o cérebro fica confuso e você pensa que o braço tem uma dor comum. Mas atenção, isso na verdade é um sintoma de que algo vai mal.

2. Tosse incessante e frequente pode ser um ataque cardíaco

A tosse, geralmente acontece por inúmeros fatores, desde uma gripe a uma crise de sinusite. Ela também pode ser sinal de uma bronquite. Certamente o que você não sabe, é que a tosse constante também pode ser um sinal de problemas cardiovasculares. Se essa tosse, mesmo depois de ter consultado um médico, persistir, fique em alerta. Se a tosse vier acompanhada de uma secreção levemente rosa estriada a sangue, pode ser um sintoma de insuficiência cardíaca.

ataque cardiaco

Bem como, observe se essa tosse vem seguida de falta de ar e dispneia, pois esses são sinais importantes que caracterizam a insuficiência cardíaca, logo, procure um médico.

3. Pernas, tornozelos e pés inchados

Quando nosso coração não vai bem, primeiramente observamos o inchaço, depois a má circulação.  Isso ocorre porque, quando o coração não bombeia bem o líquido dos vasos sanguíneos, é filtrado nos tecidos circundantes. A saber, esse processo chamos de edema periférico. Todavia, muita gente que tem esse problema não sofre de doenças cardíacas. Ainda assim, é algo muito comum entre pacientes com doenças cardíacas, e merece toda nossa atenção. Portanto, se você observou que com certa frequência seus pés e tornozelos estão sempre inchados, consulte seu médico. Outrossim, melhor prevenir do que remediar, com um ataque cardíaco não se brinca!

4. Falta de apetite de sensação de náuseas

Muitos pacientes que sofrem de doenças cardíacas demonstram falta de apetite e náuseas. Isso acontece por conta do acúmulo de líquidos em volta do fígado e do intestino, que interfere na digestão adequada. Esses sintomas geralmente são seguidos por dor abdominal. Se estiver com todos esses problemas ao mesmo tempo, procure um médico imediatamente. Esse também é um sinal de alerta.

5. Alto nível de ansiedade pode ser sinal de ataque cardíaco

Vários estudos demonstraram que pessoas que sofrem de ansiedade extrema desde muito cedo são propensas a doenças cardíacas. A ansiedade, a saber, é causada por um estilo de vida muito estressante ou por vários distúrbios, como síndrome do pânico e ansiedade fóbica. Alguns dos efeitos da ansiedade no coração são taquicardia, aumento da pressão arterial e diminuição da frequência cardíaca.

6. Perda da consciência e desmaios

Pessoas que sofrem de doenças cardíacas é bem comum terem esse problema de desmaios ou perda da consciência. Por isso, esse também é um sinal de alerta. Sentir tonturas e perder a consciência é algo muito comum entre pacientes cardíacos. Quando o coração não bombeia bem o sangue, é porque o fluxo sanguíneo está bloqueado por uma artéria obstruída ou pelo estreitamento de uma válvula. Se você sentir falta de ar e desmaiar por um curto período de tempo, chame um médico imediatamente e verifique a condição do seu coração.

7. A pele fica mais pálida ou levemente azulada

Esse não é um dos sintomas mais comuns, mas a redução do fluxo sanguíneo e a diminuição no número de glóbulos vermelhos podem ser um sinal de que o coração não está bombeando o sangue como deveria. A palidez pode aparecer em todo o corpo ou em uma determinada área, por exemplo, em um dos membros. No entanto, caso note palidez sem motivo aparente, não entre em pânico. Verifique se está sofrendo um choque ou sobressalto, ou ainda se há outro problema, como anemia.

8. Erupções na pele ou manchas incomuns também são sinais de ataque cardíaco

Dois projetos de pesquisa realizados separadamente pelo Jornal de alergias e imunologia clínica, e pelo Jornal do Colégio americano de cardiologia mostraram que eczema e herpes são fatores de alto risco de ataque cardíaco ou doenças. Verificou-se que aqueles que tinham eczema possuíam 48% de possibilidades de sofrer de hipertensão arterial, e 29% de possibilidade de ter colesterol alto. Além disso, os que tinham herpes zoster apresentavam 59% a mais de chances de sofrer um ataque cardíaco em comparação com as pessoas livres dessa doença.

Enfim, lembre-se: prevenir é sempre o melhor ato que existe, é um ato de amor com você mesmo (a) e posteriormente um ato de amor com as pessoas que estão ao seu redor. Cuide da sua saúde, faça exames periódicos, observe todos os sinais e sintomas descritos acima. Uma mesma pessoa não terá todos esses sinais, mas certamente dois ou três juntos. Procure um médico especialista e faça exames todas as vezes que notar diferença no comportamento do seu corpo. Outrossim, espero que tenham gostado e que as dicas tenham contribuído.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.