Posso perguntar uma coisa para os leitores? Vocês sabiam que a água representa cerca de 75% do nosso peso corporal? Isso mesmo, e de acordo com os especialistas, uma pessoa não pode sobreviver sem água por mais de três dias. Portanto, sim, o corpo precisa da água como os pulmões precisam de oxigênio. Enfim, a falta de água seria fatal para o organismo. Isso porque, cada célula, órgão e tecido do corpo humano depende da água. A água lubrifica nossas articulações, olhos, ajuda na digestão. Bem como, elimina todas as toxinas prejudiciais do corpo, mantém a pele saudável etc. Portanto, vocês devem beber bastante água todos os dias, porque a falta de água faz com que seu corpo deixe de funcionar adequadamente.
Quando o corpo deixa de funcionar adequadamente, sabe o que significa? Que os órgãos estão sendo sacrificados e uma vez que isso ocorre, pode aparecer muitos problemas de saúde. Bem como, a longo prazo podem surgir doenças como o câncer, por exemplo. Ademais, é importante manter o corpo hidratado e, para se manter hidratado, você deve beber líquidos e comer alimentos ricos em água. Às vezes, seu corpo pode perder água mais do que o normal. Isso pode ser causado por algumas atividades físicas, sudorese excessiva, diarreia, vômitos, diabetes e micção frequente.
Todavia, isso causa um desequilíbrio eletrolítico no corpo, levando à desidratação e dificultando o bom funcionamento do corpo. Por isso, é importante tomar sempre de dois a três litros de água por dia. Logo abaixo, listamos 10 sinais de alerta mais comum que o corpo envia quando está com falta de água, por favor não ignore. Leia com atenção, ajude a divulgar, beber água é vida, é saúde e garantia de qualidade de vida.
Palpitações cardíacas é falta de água
Os especialistas alertam que, se o teor normal de água em seu corpo for reduzido, isso afetará o equilíbrio dos minerais – sais e açúcar em seu corpo. Por fim, isso afetará a maneira como funcionam. Você também deve saber que esses sintomas geralmente “acontecem” quando os níveis de potássio e açúcar no sangue estão baixos. Isso pode causar contrações prematuras das câmaras superiores do coração (átrios) ou das câmaras inferiores (ventrículos). E, mais uma coisa – baixos níveis de magnésio, que podem ser causados por suor excessivo ou diarreia, também podem levar a um ritmo cardíaco anormal.
Mal hálito é falta de água
A saliva protege os dentes contra cáries, doenças e cáries, formando uma barreira protetora ao redor deles e ajudando a limpar as partículas de comida dentro e entre os dentes. Mas, se você está desidratado, não produz saliva suficiente. A quantidade reduzida de saliva permite que as bactérias cresçam e causem mau hálito. Você também deve saber que a boca seca aumenta a probabilidade de cárie dentária e doenças gengivais.
Leia também >> Dieta da água, a melhor que existe
Leia também >> 10 benefícios em tomar 1 copo de água em jejum
Desejo de comida
De acordo com os especialistas, quando você está desidratado, pode ser difícil para alguns nutrientes e órgãos como o fígado – que usa água para liberar alguns glicogênios e outros componentes de seu estoque de energia. E, infelizmente, isso significa que você terá desejos por alimentos. Sim, você pode desejar qualquer coisa – de chocolate a um lanche salgado. Porém, o desejo por doces é mais comum porque seu corpo pode estar tendo dificuldade com a produção de glicogênio. Nota: evite fast food e processados, e coma mais alimentos ricos em água. Você deve comer mais frutas, como melancia, kiwi, pêssegos etc., E consumir vegetais como pepino e tomate. Você notará que esses vegetais irão satisfazer seus desejos.
Músculos e articulações doloridas
A cartilagem em suas articulações é composta de 65% a 80% de água, o que significa que quando as articulações não são devidamente hidratadas, pode causar a trituração dos ossos (aos quais se conectam). A saber, este processo causa dor e inflamação nas articulações. E, mais uma coisa – baixo teor de magnésio, causado pela desidratação, também pode causar cãibras musculares e dores nos músculos das pernas. Portanto, certifique-se de consumir mais folhas verdes escuras e abacate. Esses alimentos irão ajudá-lo a repor os níveis de água e minerais.
Dores de cabeça é falta de água
Em primeiro lugar, gostaria de dizer algumas coisas sobre o cérebro humano – o cérebro humano está localizado no crânio e fica dentro de um “saco” de fluido, que evita que se choque contra o crânio. Este saco de fluido protetor garante que seu cérebro não seja danificado toda vez que você caminha ou corre. Mas, se o saco de fluido for reduzido, seu cérebro pode começar a empurrar seu crânio (o que é uma das causas mais comuns de dores de cabeça). Você também deve saber que o processo de desidratação diminui o suprimento de sangue para o cérebro, o que significa – menos oxigênio e glicose. Isso também pode causar uma terrível dor de cabeça.
Constipação e má digestão
A água ajuda nosso corpo a quebrar os alimentos e aumenta a absorção de vitaminas solúveis em água, como a vitamina C. O intestino grosso absorve a água dos resíduos alimentares, que posteriormente, vá processado pelos rins. Portanto, seus intestinos absorvem a quantidade certa de água para que suas fezes tenham a consistência certa. Portanto, tome muito cuidado, porque se você estiver desidratado, vai absorver mais água para evitar a perda de fluidos. Isso fará com que suas fezes endureçam e seja difícil empurrá-las pelo trato digestivo.
Fadiga e Letargia
A perda de fluidos faz com que seu volume de sangue caia e sua pressão arterial suba, o que significa que seu coração precisa usar mais energia para “alimentar” seu cérebro, pele e músculos com oxigênio e nutrientes. Isso o deixará cansado e com sono. De acordo com um estudo, mulheres que não bebem água suficiente após o exercício tiveram resultados ruins em questionários de avaliação de humor.
Urina escura
Quando você toma muita água, a cor da urina deve ser de um amarelo claro. Isso significa que seus rins têm água suficiente para expelir toxinas de seu corpo. Mas, se a cor for escura, significa que os rins redirecionaram a água de volta ao corpo para manter a pressão arterial e o equilíbrio mineral. A urina escura tem uma grande concentração de toxinas e, portanto, considera-se como um sinal de alerta para beber mais água – imediatamente. Tenha cuidado, porque a desidratação crônica pode deixar os rins sobrecarregados com toxinas, causando até pedras nos rins.
Pele e lábios secos
A pele humana é composta por cerca de 30% de água, o que significa que a água contribui para sua maciez, elasticidade e resiliência. E o óleo, produzido pela pele, evita que a água evapore. Mas, tomar banho, ar seco, calor, infecção de pele etc. pode levar a altas taxas de evaporação da água.
Você provavelmente já percebeu que essas “coisas” vão deixar sua pele seca e com coceira. As células da pele são as primeiras a perder seu conteúdo de fluido durante a desidratação interna. Na verdade, isso é feito para favorecer a retenção de líquidos nos órgãos internos do corpo. Portanto, você deve beber bastante água todos os dias para evitar esse fenômeno e a espessura e densidade da pele.
Confusão mental
A falta de água pode causar algumas alterações no seu humor e no funcionamento cognitivo. Uma desidratação leve pode causar memória de curto prazo, discriminação perceptual, habilidade aritmética, rastreamento vasomotor e habilidade psicomotora em pessoas de todas as idades. A desidratação também pode causar oscilações de humor entre exaustão, confusão, raiva e alta energia.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.