Logo Emagrecer com vida e saude
Search
Close this search box.

Estômago inflamado e fígado gordo, uma xícara de chá ao dia, resolve

chá medicinal de alcaçuz
Compartilhe esse post:

A saber, o alcaçuz é uma planta muito preciosa e poderosa. Isso porque, é rica em benefícios terapêuticos e medicinais que fazem muito bem a saúde. Todavia, a parte mais proveitosa, é a raiz, pois é nela que estão concentradas todas as propriedades medicinais. Embora pouco conhecida, da raiz se faz o chá e ele serve para muitos tratamentos. Por exemplo, tratar estomago inflamado, emagrecer, limpar o fígado gordo, prevenir depressão, doenças do coração e muito mais. Quero te convidar a continuar lendo, são apenas três minutos de leitura e assim você vai aprender muitas coisas.

Leia também >> Raiz de alcaçuz tira a fome, combate o excesso de peso

Leia também >> Raiz forte aumenta a memória, regenera os ossos e muito mais

De acordo com vários estudos feitos com o alcaçuz, a planta apresenta os seguintes benefícios. Todavia, é importante sublinhar que a planta também provoca efeitos colaterais. Principalmente se consumida em excesso. O consumo do chá por exemplo, se limita a uma xícara por dia. Seu principal efeito colateral é prejudicar os rins, fazendo com os mesmos parem de funcionar corretamente. Bem como, também altera os batimentos cardíacos. Abaixo listamos alguns dos benefícios mais importantes que a planta tem para a saúde.

raiz medicinal de alcaçuz

Benefícios do alcaçuz

Estomago e Fígado tratados com chá de alcaçuz

Protege o estômago e o fígado. Isso graças as propriedades anti-inflamatórias da raiz de alcaçuz, como os saponósitos. A saber, são eles que ajudam o fígado a eliminar toxinas. Outrossim, o consumo da planta, é indicado para pessoas que estão com hepatite e gordura no fígado. Ademais, o alcaçuz protege o estômago também. Por isso, é uma boa alternativa para quem sofre com úlceras. O alimento, ao ser ingerido, reveste o estômago com um tipo de gel protetor, evitando lesões. Além disso, a raiz de alcaçuz diminui a acidez estomacal, evitando azia, gases e cólicas.

Ação expectorante e antifúngica

Estimula a eliminação de catarro e combate a tosse, isso porque, o alcaçuz é bom para a dor de garganta. A saber, contém glicirrizina que atua na mucosa da traqueia produzindo efeito sedativo. Sua ação anti-inflamatória ajuda a tratar os pulmões e eliminar o catarro. Por fim, saiba que a planta tem ação-expectorante e por isso, é tão eficaz no controle da tosse. Por esse motivo, esta planta é muito utilizada desde a antiguidade para tratar problemas respiratórios, especialmente quando existe tosse com catarro, como acontece na bronquite, por exemplo.

Elimina fungos e bactérias. Isso porque, o alcaçuz possui substâncias que parecem ser capazes de eliminar diferentes tipos de bactérias como Salmonella, E. coli, Pseudomonas aeruginosa, Staphylococcus aureus e Streptococcus pyogenes. Tanto quando usado na forma de extrato aquoso, como de extrato alcoólico. Além disso, o uso de alcaçuz tem demonstrado boa ação contra fungos. Bem como, sendo até eficaz para eliminar infecções por Candida albicans resistentes a medicamentos. De acordo com um estudo feito em pacientes com HIV, o chá de alcaçuz parece ser uma excelente opção para tratar infecções fúngicas na boca.

Ação anti-oxidante e regulador de glicose

A saber, várias investigações feitas em laboratório demonstram o efeito antioxidante do alcaçuz, que parece ser justificado pela presença de substâncias como glabridina, apigenina e liquiritina. Também regula o açúcar no sangue. Estudos feitos em ratos demonstraram que o uso de alcaçuz parece ser capaz de regular os níveis de glicose no sangue em diabéticos. Além disso, vários relatos indicam que o uso de alcaçuz parece diminuir os sintomas comuns da diabetes, como sede excessiva e vontade frequente para urinar.

Combate à malária. O alcaçuz possui uma substância, conhecida como licochalcona A, que parece ter elevada ação anti-malária, sendo capaz de eliminar o parasita da malária sem provocar qualquer efeito colateral. Por esse motivo, na China existem 3 espécies diferentes de alcaçuz que estão incluídas na farmacopeia como forma de tratamento complementar para a malária.

Estimula o sistema imunológico. Investigações feitas em laboratório demonstraram que o alcaçuz é capaz de aumentar a produção de alguns tipos de linfócitos e macrófagos, células importantes do sistema imunológico. Além disso, o alcaçuz também parece ter alguma ação antiviral, protegendo o corpo contra infecções virais, especialmente do tipo Influenza.

Tem ação-inflamatória, fígado gordo e catarro

Tem ação anti-inflamatória. Em alguns estudos, o alcaçuz tem demonstrado forte ação anti-inflamatória, apresentando uma eficácia superior à hidrocortisona, um tipo de corticoide muito usado no tratamento de inflamações, como artrite e problemas de pele. Ao contrário dos medicamentos anti-inflamatórios de farmácia, o uso de alcaçuz não parece afetar o revestimento do estômago.

Protege o estômago e o fígado. Isso graças as suas propriedades anti-inflamatórias da raiz de alcaçuz, como os saponósitos, são eles que ajudam o fígado a eliminar toxinas. Outrossim, o consumo da planta de alcaçuz é orientado para pessoas que estão com hepatite e gordura no fígado. A saber, o alcaçuz protege o estômago, por isso é uma boa alternativa para quem sofre com úlceras. O alimento, ao ser ingerido, reveste o estômago com um tipo de gel protetor, evitando lesões. Além disso, a raiz de alcaçuz diminui a acidez estomacal, evitando azia, gases e cólicas.

Estimula a eliminação de catarro e combate a tosse, isso porque, o alcaçuz é bom para a dor de garganta. A saber, contém glicirrizina que atua na mucosa da traqueia produzindo efeito sedativo. Sua ação anti-inflamatória ajuda a tratar os pulmões e eliminar o catarro. Por fim, saiba que a planta tem ação-expectorante e por isso, é tão eficaz no controle da tosse. Para fazer o chá da planta, você vai precisar de: colocar 5 gramas de raiz de alcaçuz em 300 ml de água e ferver durante 10 a 15 minutos. Depois deixar esfriar, coar e beber 1 xícara por dia.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.