Nunca mais compre alho, plante em casa, siga o passo a passo

cultivar alho em casa
Compartilhe esse post:
Compartilhar em facebook
Compartilhar em twitter
Compartilhar em pinterest
Compartilhar em whatsapp

Adoro aquele perfume de alho quando estou cozinhando. O cheiro é tão bom que a gente começa a salivar e imaginar o sabor da comida, não é verdade? Entretanto, o preço do alho no supermercado não está muito bom, aliás dia após dia, ele sobe, chegando a custar até R$ 30,00 o quilo! Mas que tal plantar seu próprio alho em casa e economizar?

Hoje você vai aprender a cultivar em casa, basta seguir o passo a passo. A saber, não é difícil, pelo contrário, é fácil, econômico, não precisa de muito espaço, pelo contrário, podemos plantar até mesmo em um vaso. Para descobrir todos os detalhes, fique com a gente e descubra todos os detalhes.

Mas antes de iniciar o passo a passo da nossa pequena plantação caseira, quero primeiramente, te explicar por que fazer isso e quais os benefícios que você vai ter cultivando seu próprio alho. Que gera economia, você já sabe, mas o que você não sabe é que essa especiaria é o melhor antibiótico natural que temos na natureza e que seu consumo, faz um bem danado para a saúde!

Leia também >> Como plantar gengibre em casa

Leia também >> Cápsulas de alho, mil e um benefícios para a saúde


Por que cultivar alho em casa

O fato é que o alho é bom de muitas maneiras diferentes. Não só para dar sabor aos seus pratos favoritos ou pela sua versatilidade na cozinha como tempero. Mas, também é útil para uma ampla variedade de remédios naturais para a saúde. Pode acreditar, o alho é mítico, seus benefícios para a saúde são surpreendentes e ele não serve somente como tempero, mas é muito útil como remédio.

1. Sistema imunológico

O alho é um super estimulador testado e comprovado do sistema imunológico. A pesquisa mostra que as pessoas que tomam suplemento de alho diariamente podem reduzir o risco de resfriados e gripes em até 63%. Além disso, o alho é útil no tratamento de infecções por estafilococos e estreptococos.

Outrossim, muitas pessoas também fazem seu próprio óleo de alho para ajudar a acelerar o tratamento de infecções de ouvido. Bem como, para tratar micoses das unhas, fungos e outros. Além disso, o óleo caseiro também serve para massagear músculos e assim tratar inflamações.

plantar alho em casa

2. Saúde Cardiovascular

Quando você ingere alho com outros alimentos, ajuda seu corpo a combater melhor o colesterol e evita que ele seja armazenado. Isso reduzirá significativamente o risco de doenças cardíacas e derrames. A saber, ele também é ótimo para pessoas que sofrem de pressão alta. Comer alho diariamente pode reduzir a hipertensão em até 8%.

3. Prevenção do câncer

Pesquisadores descobriram que o alho quando consumido diariamente em uma quantidade significativa, pode reduzir o risco de câncer de estômago, câncer colorretal e câncer de fígado.


Como cultivar alho em casa

Felizmente, o alho não é nada difícil de cultivar. Se você tem espaço para algumas plantas ou tem um pequeno jardim ao ar livre que serve como uma horta ocasional, você faria bem em adicionar esta erva maravilhosa ao seu repertório verde. Todavia, também pode ser plantado em vasos em uma sacada de apartamento. Você não precisa de muito espaço para ter uma pequena plantação de alho.

Lembre-se de plantar apenas dentes de alho orgânicos. Isso não só é muito melhor para a sua saúde, como também previne doenças. Isso porque, o alho não orgânico dos supermercados é frequentemente tratado quimicamente para que brote bem quando plantado. A química adicionada no alho, é prejudicial à saúde. Portanto, escolha o alho orgânico para sua plantação.


Passo a passo

Plante o alho antes que chegue o inverno, pois se a terra estiver muito gelada, será prejudicial para o desenvolvimento da planta e pode ocorrer dela não brotar. Outrossim, use uma terra fértil, ou seja, adubada para o plantio.

Assim que a sua terra estiver preparada, faça sulcos rasos com cerca de 15 centímetros de distância um do outro. Posteriormente, separe os dentes da cabeça de alho. Entretanto, escolha os dentes maiores para o plantio e os menores reserve para usar na cozinha.

Plante os dentes com cerca de 5 cm de profundidade e 10 cm de distância entre eles. Certifique-se de que a extremidade pontiaguda do dente esteja voltada para cima. Outrossim, encha os buracos com terra e regue-os com água. Você pode adicionar algumas folhas mortas ou composto também.

Na primavera (ou sempre que suas plantas começarem a aparecer), fertilize suas plantas de alho. Regue-os quando sentir que o solo está seco, cerca de uma polegada abaixo da superfície (eles não vão precisar de muito). Você pode cortar as flores que crescem.


Acompanhe quantas folhas você tem de cada planta. Quando chegarem a 5 ou 6 folhas verdes, é hora de puxá-las para cima, ou seja, é hora de colher!

Você pode comer sua colheita imediatamente ou, se decidir guardá-la para depois, limpe-a, pendure-a em local fresco e seco e, a seguir, armazene-a em local escuro e bem ventilado. Fácil não é mesmo? Mais que fácil, é econômico, prático e saudável, pois aqui você tem certeza de consumir um produto 100% natural e livre de agrotóxicos.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!