Portanto, precisamos cuidar da saúde do fígado. Como posso fazer isso? Primeiro adotando uma alimentação saudável com alimentos que melhoram seu desempenho. Em segundo, evitando determinados alimentos que prejudicam o desempenho dele. Abaixo, após uma pesquisa detalhada, nossa equipe separou os alimentos permitido e os proibidos. Portanto, se conseguirmos respeitar esse elenco, certamente vamos viver por muitos e muitos anos e não teremos doenças hepáticas!
Leia também >> 10 sinais de alerta que o fígado não esta bem
Leia também >> 8 bebidas noturnas para desintoxicar o fígado
Alimentos permitidos para a saúde do fígado
Aveia
A saber, alimentos ricos em fibras podem ajudar a saúde do fígado a funcionar melhor. Bem como, se você quiser começar o dia da melhor maneira, adicione flocos de aveia ao seu café da manhã. Outrossim, nutricionistas também recomendam flocos de aveia para dietas de emagrecimento e para manter o fígado saudável.
Brócolis
Se você deseja manter seu fígado saudável, coma muitos vegetais. A saber, o brócolis é um dos alimentos ricos em vitaminas e antioxidantes. Bem como, se comido cru ou não cozido demais, pode ajudar a proteger contra a doença hepática gordurosa não alcoólica. Todavia, se você não gosta de cozidos no vapor, experimente cozinhá-los seguindo diferentes receitas que podem surpreender o seu paladar.
Chá verde
Certamente, você ja ouviu falar sobre ele. Rico em antioxidantes chamados catequinas que são excelentes para a saúde. Isso vale em diversos ambitos. Ademais, muitos estudos sugerem que o chá verde protege contra algumas formas de câncer, incluindo câncer de fígado. Outrossim, o chá verde quente preparado em casa com o clássico sache, contém uma quantidade adequada de catequinas. Porém, no chá gelado e no chá comprado pronto, os níveis de catequinas são bem abaixo do esperado. Portanto, o ideal seria consumir o natural em casa.
Água
Uma das melhores coisas que você pode fazer pela saúde do fígado, é manter-se hidratado, o que também ajuda a manter um peso saudável. Portanto, adquira o hábito de beber água pura em vez de bebidas açucaradas. Por exemplo, refrigerantes ou bebidas esportivas. Você ficará surpreso com quantas calorias você vai economizar a cada dia.
Amêndoas
Excelente fonte de vitamina E, um nutriente que ajuda a proteger contra o fígado gorduroso (doença do fígado gorduroso). Amêndoas são boas para o coração. Experimente comer dez por dia como lanche. Acrescentados às saladas, conferem um saber agradável e crocante.
Espinafre
Os vegetais de folhas verdes, como o espinafre por exemplo, são ricos em ferro, vitaminas e contêm um antioxidante muito poderoso chamado glutationa. Outrossim, que pode ajudar a manter o bom funcionamento do fígado. Delicioso em saladas, escaldadas ou mesmo refogadas com alho e azeite.
Amoras
Eles contêm polifenóis que podem ajudar a proteger contra a doença hepática gordurosa não alcoólica, que geralmente está associada à obesidade e ao colesterol alto. Se mirtilos não são sua praia, outros alimentos ricos em polifenóis incluem chocolate amargo, azeitonas e ameixas.
Ervas e especiarias
Se você deseja proteger o fígado e o coração ao mesmo tempo, polvilhe sua comida com orégano, sálvia ou alecrim. Eles são uma boa fonte de polifenóis saudáveis. Um benefício adicional é que ajudam a reduzir o sal em muitas receitas. Canela, curry e cominho também são bons para a saúde do fígado.