14 Alimentos permitidos e proibidos para a saúde do fígado


Localizado do lado direito na cavidade abdominal, abaixo do diafragma, o fígado é a maior glândula do corpo. A saber, ele executa várias funções importantes. Portanto, a saúde do fígado é muito importante. Isso porque, suas funções são essenciais para o organismo.

Confira abaixo o papel que ele exerce no organismo, bem como usa importância.

  • Produção de bile que serve para emulsionar as gorduras tornando-as absorvíveis no intestino.
  • Forma glicose (gliconeogênese), essencial para a nutrição das células.
  • Sintetiza colesterol e triglicérides, essenciais para a vida das células e fontes de energia.
  • Produção de fatores de coagulação.
  • Armazenamento de vitamina B12, ferro e cobre.
  • Ele destrói substâncias que não são mais necessárias.
  • Ele se decompõe e captura substâncias tóxicas que nosso corpo pode assumir.
  • Durante os primeiros três meses de gestação, produz glóbulos vermelhos no feto, aguardando o completo desenvolvimento da medula óssea.

Portanto, precisamos cuidar da saúde do fígado. Como posso fazer isso? Primeiro adotando uma alimentação saudável com alimentos que melhoram seu desempenho. Em segundo, evitando determinados alimentos que prejudicam o desempenho dele.

Abaixo, após uma pesquisa detalhada, nossa equipe separou os alimentos permitido e os proibidos. Portanto, se conseguirmos respeitar esse elenco, certamente vamos viver por muitos e muitos anos e não teremos doenças hepáticas!

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Alimentos permitidos para a saúde do fígado

Aveia

A saber, alimentos ricos em fibras podem ajudar a saúde do fígado a funcionar melhor. Bem como, se você quiser começar o dia da melhor maneira, adicione flocos de aveia ao seu café da manhã. Outrossim, nutricionistas também recomendam flocos de aveia para dietas de emagrecimento e para manter o fígado saudável.

figado com saude

Brócolis

Se você deseja manter seu fígado saudável, coma muitos vegetais. A saber, o brócolis é um dos alimentos ricos em vitaminas e antioxidantes. Bem como, se comido cru ou não cozido demais, pode ajudar a proteger contra a doença hepática gordurosa não alcoólica.

Todavia, se você não gosta de cozidos no vapor, experimente cozinhá-los seguindo diferentes receitas que podem surpreender o seu paladar.

Chá verde

Certamente, você ja ouviu falar sobre ele. Rico em antioxidantes chamados catequinas que são excelentes para a saúde. Isso vale em diversos ambitos. Ademais, muitos estudos sugerem que o chá verde protege contra algumas formas de câncer, incluindo câncer de fígado.


Outrossim, o chá verde quente preparado em casa com o clássico sache, contém uma quantidade adequada de catequinas. Porém, no chá gelado e no chá comprado pronto, os níveis de catequinas são bem abaixo do esperado. Portanto, o ideal seria consumir o natural em casa.

Água

Uma das melhores coisas que você pode fazer pela saúde do fígado, é manter-se hidratado, o que também ajuda a manter um peso saudável. Portanto, adquira o hábito de beber água pura em vez de bebidas açucaradas. Por exemplo, refrigerantes ou bebidas esportivas. Você ficará surpreso com quantas calorias você vai economizar a cada dia.

Amêndoas

Excelente fonte de vitamina E, um nutriente que ajuda a proteger contra o fígado gorduroso (doença do fígado gorduroso). Amêndoas são boas para o coração. Experimente comer dez por dia como lanche. Acrescentados às saladas, conferem um saber agradável e crocante.

Espinafre

Os vegetais de folhas verdes, como o espinafre por exemplo, são ricos em ferro, vitaminas e contêm um antioxidante muito poderoso chamado glutationa. Outrossim, que pode ajudar a manter o bom funcionamento do fígado. Delicioso em saladas, escaldadas ou mesmo refogadas com alho e azeite.

Amoras

Eles contêm polifenóis que podem ajudar a proteger contra a doença hepática gordurosa não alcoólica, que geralmente está associada à obesidade e ao colesterol alto. Se mirtilos não são sua praia, outros alimentos ricos em polifenóis incluem chocolate amargo, azeitonas e ameixas.


Ervas e especiarias

Se você deseja proteger o fígado e o coração ao mesmo tempo, polvilhe sua comida com orégano, sálvia ou alecrim. Eles são uma boa fonte de polifenóis saudáveis. Um benefício adicional é que ajudam a reduzir o sal em muitas receitas. Canela, curry e cominho também são bons para a saúde do fígado.

Café

Se você é viciado em café, também ficará satisfeito em saber que ele pode trazer alguns benefícios para a saúde do fígado fígado. Estudos mostram que beber de duas a três xícaras por dia ajuda a proteger o fígado dos danos causados ​​pelo excesso de álcool ou por uma dieta pouco saudável. Algumas pesquisas sugerem que pode reduzir o risco de câncer de fígado.

Alimentos que devem ser evitados para a saúde do fígado

Açúcar

Comer muitos doces não é bom para o fígado. O excesso de açúcar retarda o trabalho do fígado e é convertido em gordura. Se você exagerar, o fígado acumula muita gordura e isso pode degenerar criando um fígado gorduroso ou gordo como é popularmente chamado.

Comida gorda

Batatas fritas, hambúrgueres, molhos picantes e gordurosos não são uma boa escolha para manter o fígado saudável. Comer muitos alimentos com alto teor de gordura saturada pode fazer o fígado trabalhar mais.


Com o tempo, comer alimentos gordurosos pode levar à inflamação, que por sua vez pode causar cicatrizes no fígado, conhecidas como cirrose hepática.

figado saudavel

Sal

A saber, osso corpo não precisa de sal adicionado aos alimentos. Iss porque, uma dieta rica em sódio pode levar à fibrose hepática, que é o primeiro estágio da cicatriz hepática que causa cirrose.

Bem como, o sal deve ser adicionado com moderação. Outrossim, se possível, evite alimentos muito salgados. Escolha vegetais frescos em vez de enlatados que são preservados em salmoura e não no óleo.

Álcool

Contudo, o álcool é o principal inimigo do fígado. Beber muito álcool pode causar sérios danos. Com o tempo, pode causar cirrose. Portanto, evite beber muito álcool e limite-se a no máximo uma taça de vinho por dia.


Lanches embalados

Alimentos embalados, como lanches, batatas fritas ou fast foods são ricos em açúcar, sal e grãos. Consequentemente, eles devem ser evitados pela mesma razão que os alimentos açucarados, gordurosos e salgados devem ser evitados.

Portanto, para satisfazer o apetite da tarde, prefira frutas frescas ou frutas secas como amêndoas ou nozes. Até mesmo um iogurte magro de frutas é bem vindo!

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