Caponata siciliana, feita de beringela ou abobrinha, todo brasileiro ama


Certamente você já ouviu falar da caponata siciliana. Na verdade, se trata de uma entrada feita com ingredientes muitos simples, pobres e típicos da Sicília. A saber, esse prato nasceu na Sicília, no sul da Itália e o original respeitava 3 ingredientes típicos da região: beringela, tomate e manjericão.

Com a imigração em massa dos italianos para o Brasil, eles trouxeram muitas receitas, cultura, costumes e a caponata é uma delas que deu certo. Aliás, deu muito certo. Porque os brasileiros apreciam muito esse tipo de entrada.

Todavia, ao longo dos anos, a culinária brasileira fez algumas mudanças na receita original de beringela e substitui a beringela por outros ingredientes, como a abobrinha por exemplo. Entretanto, quero te dizer que na Itália, a caponata tem muitas variações também.

Bem como, em cada região italiana, cada um faz a caponata como quer, respeitando apenas o processo de preparação, e mudando os ingredientes. Hoje, por exemplo, vamos aprender a fazer a caponata de abobrinha, minha preferida e popularmente consumida no norte da Itália.

Um outro tipo de caponata que comemos muito no norte da Itália, é aquela feita com pimentões brancos, amarelos e vermelhos. Acreditem, é muito boa. À vezes, pode dar a impressão que é forte, mas não, é muito saborosa e muito apreciada no prato do italiano.

Na Sicília por exemplo, existem inúmeras variações da receita. Outrossim, as receitas variam de estado a estado, de família a família, de restaurante em restaurante. Entretanto, o sabor agridoce prevalece e não pode mudar.

A caponata original, leva vinagre de vinho branco, açúcar e óleo de oliva (azeite extravirgem). Para ficar claro, os ingredientes e sabores dos vegetais mudam, mas prevalece a característica agridoce do vinagre com açúcar.


caponata abobrinha

A receita, ingredientes e preparo

Hoje vamos fazer a caponata de abobrinha. A receita é fácil, o sabor delicioso e rende uma média de 10 porções, sendo que cada porção tem apenas 49kal. Sabe o que isso significa? Um prato leve e que podemos consumir sem culpa e sem atrapalhar a boa forma. Então? Bom demais hein!

Ingredientes

  • 1 Pimentão vermelho pequeno
  • Um amarelo pequeno
  • 1 Pimentão verde
  • Uma Cebola grande
  • Duas abobrinhas italianas ou japonesas (eu gosto mais dessa porque tem menos água e mais fibra)
  • Manjericão fresco 1 folhas ou 2 colheres desidratado
  • 2 tomates sem polpa
  • Tomilho fresco a gosto
  • Azeite a gosto
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino
  • Vinagre Balsâmico a gosto (pode ser vinagre branco)
  • 1 colher (chá) de açúcar
caponata

Modo de preparo

Primeiramente, lave todos os ingredientes bem. Em seguida, comece picando em cubinhos a cebola, depois os mais ingredientes. Posteriormente, despeje tudo dentro de uma forma e tempere com as especiarias.

Salpique o sal, a pimenta, coloque o manjericão, o tomilho, e regue com vinagre e azeite. Por fim, cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido em 180° por aproximadamente 25 minutos.

Posteriormente, retire do forno, regue novamente com azeite em abundância, vinagre, experimente para ver se falta sal e pimenta ou se esta do seu gosto. Por fim, leve novamente ao forno por aproximadamente 35 minutos, até que as verduras estejam bem murchas.

Enfim, a caponata esta pronta. Espere esfriar, prepare vidros esterilizados com tampas e comece a armazenar sua receita nos vidros. A caponata é servida como contorno ou como entrada.

Bem como, em aperitivos. Aqui na Itália é servida fria ou gelada se for no verão. Uma receita rende em média 3 vidros de 500g e podem ser mantidos na geladeira por quase 1 mês. O segredo é usar potes esterilizados e que fechem bem.

Bom Apetite!


Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.



Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!