Logo Emagrecer com vida e saude
Search
Close this search box.

Caponata siciliana, feita de beringela ou abobrinha, todo brasileiro ama

Caponata de abobrinha
Compartilhe esse post:

Certamente você já ouviu falar da caponata siciliana. Na verdade, se trata de uma entrada feita com ingredientes muitos simples, pobres e típicos da Sicília. A saber, esse prato nasceu na Sicília, no sul da Itália e o original respeitava 3 ingredientes típicos da região: beringela, tomate e manjericão. Com a imigração em massa dos italianos para o Brasil, eles trouxeram muitas receitas, cultura, costumes e a caponata é uma delas que deu certo. Aliás, deu muito certo. Porque os brasileiros apreciam muito esse tipo de entrada.

Leia também >> Beringela recheada, que delícia de receita

Leia também >> Beringela e limão, ótima dica para perder peso e controlar o colesterol

Todavia, ao longo dos anos, a culinária brasileira fez algumas mudanças na receita original de beringela e substitui a beringela por outros ingredientes, como a abobrinha por exemplo. Entretanto, quero te dizer que na Itália, a caponata tem muitas variações também. Bem como, em cada região italiana, cada um faz a caponata como quer, respeitando apenas o processo de preparação, e mudando os ingredientes. Hoje, por exemplo, vamos aprender a fazer a caponata de abobrinha, minha preferida e popularmente consumida no norte da Itália.

Variações da caponata siciliana

Um outro tipo de caponata que comemos muito no norte da Itália, é aquela feita com pimentões brancos, amarelos e vermelhos. Acreditem, é muito boa. À vezes, pode dar a impressão que é forte, mas não, é muito saborosa e muito apreciada no prato do italiano. Na Sicília por exemplo, existem inúmeras variações da receita. Outrossim, as receitas variam de estado a estado, de família a família, de restaurante em restaurante. Entretanto, o sabor agridoce prevalece e não pode mudar. A caponata original, leva vinagre de vinho branco, açúcar e óleo de oliva (azeite extravirgem). Para ficar claro, os ingredientes e sabores dos vegetais mudam, mas prevalece a característica agridoce do vinagre com açúcar.

A receita, ingredientes e preparo

Hoje vamos fazer a caponata de abobrinha. A receita é fácil, o sabor delicioso e rende uma média de 10 porções, sendo que cada porção tem apenas 49kal. Sabe o que isso significa? Um prato leve e que podemos consumir sem culpa e sem atrapalhar a boa forma. Então? Bom demais hein!

caponata

Ingredientes

  • 1 Pimentão vermelho pequeno
  • Um amarelo pequeno
  • 1 Pimentão verde
  • Uma Cebola grande
  • Duas abobrinhas italianas ou japonesas (eu gosto mais dessa porque tem menos água e mais fibra)
  • Manjericão fresco 1 folhas ou 2 colheres desidratado
  • 2 tomates sem polpa
  • Tomilho fresco a gosto
  • Azeite a gosto
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino
  • Vinagre Balsâmico a gosto (pode ser vinagre branco)
  • 1 colher (chá) de açúcar

Modo de preparo

Primeiramente, lave todos os ingredientes bem. Em seguida, comece picando em cubinhos a cebola, depois os mais ingredientes. Posteriormente, despeje tudo dentro de uma forma e tempere com as especiarias. Salpique o sal, a pimenta, coloque o manjericão, o tomilho, e regue com vinagre e azeite. Por fim, cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido em 180° por aproximadamente 25 minutos.

Posteriormente, retire do forno, regue novamente com azeite em abundância, vinagre, experimente para ver se falta sal e pimenta ou se esta do seu gosto. Por fim, leve novamente ao forno por aproximadamente 35 minutos, até que as verduras estejam bem murchas. Enfim, a caponata esta pronta. Espere esfriar, prepare vidros esterilizados com tampas e comece a armazenar sua receita nos vidros. A caponata é servida como contorno ou como entrada.

Bem como, em aperitivos. Aqui na Itália é servida fria ou gelada se for no verão. Uma receita rende em média 3 vidros de 500g e podem ser mantidos na geladeira por quase 1 mês. O segredo é usar potes esterilizados e que fechem bem. Bom Apetite!

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.