Logo Emagrecer com vida e saude
Search
Close this search box.

Pasteizinhos de forno, massa leve, saudável e bem sequinha

Pasteizinhos de forno
Compartilhe esse post:

Difícil um brasileiro que não ame pastel, a herança deixada pelos japoneses e chineses, conquistou o coração dos brasileiros. Pastel de feira, pastelzinho de vento, de pasteizinhos de forno para quem gosta de um estilo mais saudável. O que conta é que seja pastel! A forma como é feito não conta muito, precisa ser pastel. Ademais, se a receita for mais leve e saudável, melhor ainda. Os pasteizinhos de forno têm essa característica, eles não são fritos em óleo quente, ao contrário, são assados, e ficam muito gostosos.

Leia também >> Pastel de feira, sequinho e crocante

Leia também >> Pastel assado no forno, o melhor pastel que já comi

Pasteizinhos de forno

A receita é muito versátil, porque na massa você pode colocar qualquer tipo de recheio. Pode ser frango desfiado, carne moída, até mesmo camarão, fica muito gostoso. O recheio fica a critério da pessoa. Geralmente, eles ficam mais saborosos com frango desfiado, na verdade, a receita nos lembra um pouco o tradicional empadão. Outra dica legal dessa receita, é que depois de assado e frio, você pode congelar e armazenar no freezer por uns 40 dias no máximo.  Na hora de consumir, basta tirar do congelador e pôr no forno quente a 180 graus para descongelar e ficar sequinho como feito na hora.

Outrossim, na hora de rechear, o recheio não pode ser muito úmido, sabe aqueles que tem molho e ficam bem molhadinhos? Então, evite esse tipo de molho, pois se estiver muito úmido o pastel não vai ficar sequinho e, portanto, não terá o mesmo resultado. Por fim, não substitua o creme de leite, porque é ele o responsável pelo sabor e friabilidade da massa. Bem como, é ele que deixa a massa leve e bem fofinha, isso porque tem alto teor de gordura.  O leite comum ou o iogurte não tem, portanto, não adequados para esse tipo de massa.

Pastel de Forno

Enfim, para que a sua receita dê certo e tudo saia como descrito, é imprescindível respeitar a lista dos ingredientes. O sucesso de uma receita, esta exatamente na lista de ingredientes e no preparo, se eu mudar os ingredientes, deixa de ser uma receita já testada e aprovada. Portanto, põe a massa na massa, tresta na sua casa, tenho certeza de que a sua família vai amar essa receita. Chega de fritura, os salgados assados além de serem mais saudáveis, são também mais saborosos. Mudanças de hábito para uma vida saudável, esse é o nosso lema.

Ingredientes

  • 1 xícara e ½ (chá) de Farinha de Trigo
  • ½ xícara (chá) de Creme de Leite
  • 1 colher (sopa) de Manteiga
  • ½ colher (chá) de Sal
  • ½ colher (sopa) de Fermento Químico
  • 1 Ovos

Modo de preparo

Primeiramente, em uma tigela misture os ingredientes úmidos (creme de leite, ovo e manteiga). Em seguida, junte o sal, metade da farinha de trigo e o fermento. Posteriormente, sove com as mãos e adicione o restante da farinha trigo aos poucos até que a masse solte das mãos. Embrulhe em plástico filme e deixe descansar por 20 minutos. Por fim, abra a massa bem fina e corte rodelas, recheie, feche bem as bordas, pincele uma gema e leve para assar em forno preaquecido a 200°C por 25 minutos ou até dourar.

Compartilhando um dica que testei. Outro dia eu fiz um recheio bem particular, usei ricota e cheiro verde com um pouco de óleo de oliva. Fiz uma pasta bem consistente e recheei os pasteizinhos. Em seguida, levei para assar, ficou muito bom, mas muito bom mesmo. A ricota é úmida, então a massa não ficou muito seca. Todavia, ficou úmida dentro e sequinha fora, todos aqui em casa elogiaram. A gente precisa vencer nossos medos e testar outros recheios, usar a criatividade, assim vamos descobrindo novos sabores.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.