Broa de milho crocante sem farinha, com leite de coco, deliciosa

Broa de milho
Compartilhe esse post:

Leia também >> Bolacha de milho verde sem glúten, receita simples e fácil de fazer

Leia também >> Bolo curau feito com milho verde, super cremoso e saboroso, mais parece curau

Você sabia por exemplo, que a broa de milho é uma receita de origem portuguesa? Pois é, foram eles quem trouxeram essa delícia para o Brasil. Bem como, foram os portugueses que expandiram a produção mundial do milho, espalhando a cultura por toda a América portuguesa e nas terras do Atlântico, do Índico e do Pacífico. Mais tarde, os espanhóis começaram a explorar o milho. Todavia, os primeiros na história datada de 1.417 D.C. foram os portugueses e foi em um barco de expedição portuguesa que nasceu a broa de milho, que significava pão feito de milho. Os portugueses foram os primeiros a incluírem o milho na alimentação. Bem como, foram eles a explorarem diferentes pratos a base de milho.

Broa de Milho

No Brasil, a broa de milho ou de fubá, é famosa! Bem como, todo mundo gosta de pratos que levem milho verde, aliás brasileiro é apaixonado por milho, tanto é verdade, que nas praias do litoral paranaense, catarinense, paulino e carioca, é bem comum encontrarmos espigas de milho cozido com manteiga derretida. Bom demais. Outrossim, na culinária brasileira, encontramos uma variedade enorme de pratos que levam o milho ou a farinha do milho. A farinha do milho, depois da farinha de trigo, é uma das mais consumidas em terras brasileiras, principalmente pelos celíacos. Da farinha do milho, fazemos pães, biscoitos, macarrão de todos os tipos, doces, bolos, salgados e tantos outros pratos. E que sabor, aliás tudo que é feito do milho, é delicioso.

broinha de milho

Portanto, te convido a continuar lendo e descobrindo a receita de broa de milho. Outrossim, te convido a testar a receita na sua casa, tenho certeza de que você vai amar. Poucos ingredientes, prática no preparo, rende bem, saborosa, sem glúten e sem lactose, resumindo? Tudo de bom! Toma nota dos ingredientes, segue o passo a passo e você vai ver que vai dar tudo certo, vai ser um sucesso. Aqui na minha casa, faço vez o outra, as crianças gostam muito, quando junta a criançada da vizinhança, é festa, porque faço essas broas de milho e eles comem de se esbaldarem.

Ingredientes

  • 1 xícara de fubá
  • 1 xícara de polvilho doce ou azedo
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 3 colheres de sopa de manteiga derretida
  • 2 colheres de sopa de leite
  • 1 colher de café de fermento em pó
  • 1 ovo

Preparo

Em uma tigela de vidro, comece primeiramente colocando o fubá. Em seguida, adicione o polvilho, eu estou usando o doce, porque hoje eu tenho esse. Posteriormente, adicione o açúcar, o ovo e a manteiga derretida. Misture bem com a ajuda de uma colher, depois adicione o fermento em pó e misture novamente de modo que a massa fique com todos os ingredientes incorporados. Observe que não é possível enrolar as broas, isso porque a massa está muito seca. Portanto, se você deseja sem lactose, use duas colheres (sopa) de leite de coco, ele dá um sabor muito delicado na massa. Todavia, se ninguém na sua casa tem intolerância a lactose, pode usar o leite de vaca mesmo. A saber, o leite de coco é bem mais saudável, deixa a broa de milho com um perfume delicioso e um sabor bem delicado, eu recomendo.

Uma vez que você já sovou e a massa está homogênea e no ponto de enrolar, não tem segredo, faça pequenas bolas, achate-as e coloque-as dentro de uma assadeira previamente untada. Em seguida, aqueça o forno em 180º e leve a assadeira para assar. Geralmente o tempo de forno varia muito de acordo com a marca do fogão, mas no ventilado em 15 minutos está assado e no forno comum, 25 minutinhos e elas ficam assadas, douradas e crocantes. Enfim, elas ficam uma delícia, para comer com um cafezinho feito na hora, é tudo de bom! Espero que tenham gostado de mais essa receita, e que façam como eu, testem ai e voltem para contar o resultado.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.