Comum nas calçadas da cidade, ela é o melhor remédio para bronquite


Conhecida popularmente como erva daninha, a erva de santa-luzia, é um presente da natureza. Infelizmente, a maioria das pessoas arrancam e jogam fora porque acham que ela é uma erva daninha. Todavia, saiba, que é um grande erro. A erva de santa-luzia é riquíssima de benefícios para a saúde, inclusive trata e cura bronquite.

Muito comum nos quintais das casas, ela geralmente nasce encostada na parede da casa e sobre a calçada. Bem como, cresce nas calçadas da rua, encontradas em muros, terrenos baldios. Entretanto, o que muitos não sabem é que essa erva considerada “daninha” é uma planta com grandes poderes medicinais.

Ela trata e cura bronquite, gripes, resfriados, dores de garganta, crises de asmas e extermina a tosse nervosa. Encontramos a planta em floriculturas, lojas de produtos naturais, casas agropecuárias e nas feiras de ervas medicinais. Dela fazemos o chá para o consumo via oral.

Outrossim, excelente para lavar e desinfetar feridas. No tratamento da febre e diarreias, ela também é muito eficaz e traz alívio imediato. Na região norte do Brasil, a planta muito conhecida entre os agricultores e comumente utilizada na medicina alternativa caseira para diversos fins.

Leia também >> Erva previne a calvice e estimula o crescimento dos fios


Leia também >> Benefícios da erva doce

Benefícios da erva santa-luzia

Possui ação antibiótica

Estudos realizados na Malásia, demonstraram a eficácia da planta no tratamento de várias infeções e recuperação em poucos dias dos pacientes. Na Espanha e na Índia, a planta demonstrou atrasar o trânsito intestina e por isso, é muito eficaz no tratamento de diarreias e disenteria. Bem como, combate bactérias que provocam essas infecções no intestino.

Ação antitérmica – estudos realizados na França, comprovaram a eficácia da planta na redução da temperatura corporal. Por isso, va indicada no controle e tratamento da febre. Entretanto, nesses casos, necessário dobrar a dosagem da erva para obter bons resultados.

Normalmente o chá de erva-de-santa-luzia é feito com uma colher de sobremesa para cada xícara de água. Todavia, se o objetivo for baixar a febre, deve-se utilizar duas colheres de sobremesa de planta picada, o que será mais eficiente.

erva santa-lucia

Possui excelente ação anti-inflamatória

Estudos demonstraram a grande eficácia que a planta tem no tratamento de inflamações respiratórias. De fato, no tratamento de gripes, resfriados, dor de garganta, sinusite, rinite, bronquite e asma, o chá da planta funcionam bem. Outrossim, não apenas trata a inflamação, mas também limpas as vias respiratórias.


Contudo, no tratamento de inflamações musculares, artrites reumáticas e outras, a planta não funciona muito bem. Isso porque, todos os estudos demonstraram grande eficácia no tratamento de infecções respiratórias e intestinais.

Enfim, o chá da erva santa-luzia, também é muito indicado no tratamento de enxaquecas e dores de cabeças comuns. Estudos franceses demonstraram a eficiência do chá quando consumido para esse fim e os resultados foram surpreendentes.

A erva santa-luzia também tem ação diurética e ajuda a eliminar o líquido retido, melhora a capacidade de urinar. Portanto, combate infecções urinarias e previne infecções. Ademais, previne inchaços visto que é diurética.

Contraindicação da erva santa-luzia

Estudos realizados na Nigéria com altas dosagens em cobaias não demonstraram nenhum tipo de toxidade pelo consumo da planta. As dosagens foram direcionadas com o objetivo de verificar resíduos tóxicos no fígado, rins, corrente sanguínea e urina.

Felizmente, depois de todos os testes realizados, nenhum traço de substância tóxica ou efeito colateral foi diagnosticado. Portanto, o uso da planta, oferece segurança aos pacientes que a consomem. Principalmente para pacientes com diabetes, visto que o consumo da planta ajuda no controle do açúcar no sangue.


Considerações Finais

Chegamos ao fim de mais uma matéria superinteressante. Portanto, se muitos de nós jogávamos fora a planta, a partir de hoje, vamos cuidar dela e cultivá-la. Isso porque, seus benefícios para a saúde são de fato maravilhosos.

A erva santa-luzia é mais um presente do maior laboratório a céu aberto do mundo, a natureza! O criador foi perfeito quando criou todas as plantas. Ademais, a gente só precisa conhecer os benefícios delas e como utilizar.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.


Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!