Conheça as 6 plantas medicinais que regulam o açúcar no sangue


Nossa equipe do Portal Emagrecer vida e saúde separou as 6 plantas medicinais que temos no quintal de casa. Elas são poderosas! Bem como, ajudam a manter as taxas de açúcar do sangue baixas. Outrossim, fator essencial para mantermos um pH alcalino, não necessário alcalino, mas levemente alcalino.

Quando consumimos alimentos ricos em açúcar, o pH do sangue se transforma em ácido. Todavia, isso é totalmente prejudicial à saúde. Dr. Alair Ribeiro explica em suas palestras que precisamos criar um ambiente alcalino dentro do nosso corpo para prevenir muitas doenças, sendo uma delas o câncer.

As células cancerígenas não se reproduzem em ambientes alcalinos. Portanto, ao alcançarmos esse resultado estamos prevenindo doenças graves como o desenvolvimento de tumores cancerígenos.

Ambientes ácidos, são ideais para o desenvolvimento de inflamações e infecções. Outrossim, o desenvolvimento de tumores e, porta aberta para a diabetes. Portanto, não é difícil concluir que manter o organismo levemente alcalino pode elevar o nível de qualidade de vida.

As plantas medicinais abaixo, ajudam a manter as taxas de glicose baixas. Ademais, favorece uma melhor qualidade de vida. Bem como, previne doenças, ajuda a emagrecer e são totalmente naturais. 

Isso porque elas são ricas em benefícios medicinais e terapêuticos. Quando usadas diariamente pode prevenir muitas doenças. Além de melhoraram a saúde do nosso organismo.

1. Folha da Goiabeira

O chá de folhas de goiabeira é capaz de diminuir o açúcar no sangue. Estudos feitos no Japão comprovaram que essa folha também pode ajudar a baixar os níveis de colesterol. Pelo menos em ratos e camundongos, porém o estudo não se estendeu a espécie humana, outrossim, é necessário testar em pessoas.


Sabemos que as folhas de goiabeira são excelentes em diferentes casos. Bem como, para queda de cabelo, para espinhas e acnes. Outrossim, para reduzir o apetite, para tratar infecções vaginais como a vaginite e a cândida.

Ademais, ajuda na desintoxicação e pode prevenir muitas doenças, isso se deve ao fato, de que suas folhas quando infusas liberam substâncias que alcalizam o corpo e depuram o sangue.

2. Insulina (Planta)

Seu nome é Cissus sicyoides L. É também conhecida como anil-trepador, uva-brava ou cipó-pucá.

A saber, o,m, nome insulina deve-se ao principal uso da planta pelas pessoas para reduzir as taxas de diabete. Bem como, visto que baixa a glicose do sangue e pode ser um santo remédio natural para diabetes. 

Suas folhas também são empregadas para o tratamento de reumatismo, abscessos e como ativadora da circulação sanguínea. Muitos dizem que essa planta é milagrosa por conta de todos os seus benefícios!

Há quem diga que ela, além de diminuir o açúcar no corpo, pode combater o câncer. Isso porque, com o fato de reduzir o açúcar do sangue, o ambiente se torna alcalino. Outrossim, esse é um fator decisivo para prevenir o desenvolvimento de tumores de câncer.

Plantas Medicinais

3. Folha de Amora

A infusão feita da folha de amora é muito conhecida de quem adota uma dieta. Pois essa folha drena o líquido retido, desintoxica o organismo e ajuda reduzindo o apetite. As folhas da amoreira também são consideradas uma planta medicinal e fazem parte das plantas que estamos abordando.


Em mulheres especialmente, a infusão de amora ajuda a combater os sintomas da pré menopausa. Bem como, ajuda na lubrificação da vagina, fator comum entre mulheres depois dos 40 anos, o ressecamento da vagina, combate cólicas menstruais e pode ser um trunfo a mais para perder aqueles quilos indesejados.

4. Melão de São Caetano

Este melão tem um gosto extremamente amargo (por isso também é conhecido como “melão amargo”). Seu formato lembra um pepino “acidentado”. Ele cresce bem em climas úmidos e quentes e pode ser encontrado principalmente na Ásia e América do Sul.

Apesar de ser considerado uma erva daninha. Essa planta tem muitos benefícios à saúde humana e faz parte do grupo das plantas medicinais mais eficientes que temos.

Principalmente no controle do açúcar do sangue e prevenção da diabetes. Suas substâncias, purificam o organismo da ação de toxinas nocivas. Outrossim, regulam o intestino, combatendo problemas de prisão de ventre.

“Tradicionalmente, tem sido também utilizado no tratamento de úlceras pépticas. Os estudos têm demonstrado a sua eficácia em vários tipos de câncer.  

Além de controlar o diabetes, ele purifica o fígado e protege contra o câncer. Também pode ser utilizado no tratamento de lesões, feridas, pois tem ação cicatrizante e desinfetante.

5. Quiabo

De acordo com estudos realizados por universidades brasileiras. Outrossim, em parceria com os institutos agronômicos, o quiabo tem o poder de reduzir consideravelmente o colesterol.

Dessa forma, controlar os níveis de açúcar do sangue. A baba de quiabo para diabetes é indicada por ser rica em fibras. Também, ajuda no controle de glicose do organismo aumentando assim a sua sensação de saciedade.

Esses estudos provaram que houve uma melhora drástica nos níveis de colesterol e açúcar presentes em ratos de laboratório que sofriam com diabetes. Bastou que os animais consumissem quiabo para que ficasse mais saudáveis.


Um estudo chinês foi mais longe: afirmou categoricamente que o consumo de quiabo melhora a função renal dos seres humanos. Todavia, tudo o que precisa ser feito é cortar as extremidades de quatro quiabos e depois mergulhá-los num copo de água durante a noite. Na manhã seguinte, beba a água.

6. Mirtilo

Dá para acreditar que essa fruta tão saborosa pode ser benéfica na hora de diminuir o açúcar no sangue? Segundo um estudo realizado na Universidade de Michigan, em 2009. Os ratos que se alimentaram de mirtilos ficaram muito mais saudáveis. Demonstrando assim a redução de colesterol e triglicerídeos.

Além disso, é claro, tiveram os níveis de açúcar bastante reduzidos. Resultado: perderam até gordura corporal. A ciência diz que o poder da fruta está no conteúdo fitoquímico dos mirtilos, que é justamente o que lhe dá a cor azul.

Conclusão: usar e abusar dessas 6 plantas medicinais pode melhorar sua qualidade de vida. Diminuir o risco de diabetes. Prevenir o desenvolvimento de tumores. Emagrecer, baixar o colesterol e ainda reforçar sua imunidade.

Muitas pessoas não acreditam no poder das plantas medicinais. Isso é um pecado! As plantas melhoram nossa qualidade de vida. Nos ajudam a viver melhor, a tomar menos remédios de farmácias. Bem como, são uma benção da natureza acessível a todos.

O meu conselho hoje, falo de experiencia própria, use e abuse do que a natureza tem para oferecer! Se você é uma pessoa saudável, não tem nenhuma doença, não há por que temer. Melhor consumir remédios naturais do que consumir remédios químicos. Entretanto, em caso de dúvidas, procure seu médico.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.



error: Conteúdo Protegido!