10 sinais de câncer no ovário que as mulheres desconhecem


A saber, câncer no ovário, é uma patologia que geralmente se manifesta nas mulheres por volta dos 50 anos. Todavia, pode se manifestar antes ou depois.

Outrossim, pode acontecer em várias partes do ovário, direita ou esquerda. Bem como pode se alastrar pelo útero. Ademais, pode se espalhar para o revestimento do abdômen, intestino e bexiga. Também pelos gânglios linfáticos, pulmões e fígado.

De acordo com pesquisas realizadas pela American Câncer Society (ACS), o câncer de ovário representa apenas 3% de todos os tipos de tumores que levam a morte. Entretanto, esse tipo de câncer é o que mais mata mulheres no mundo inteiro. Isso porque, se espalha rapidamente pelo aparelho reprodutor e demais órgãos e quando identificado, a medicina não consegue curar.

Médicos e especialistas da área de oncologia não sabem precisamente a causa específica do câncer de ovário. Entanto, determinados fatores colocam o organismo sujeito a um maior risco de desenvolvimento desse tipo de tumor.

Tais fatores incluem ter 50 anos ou mais, história de família, nunca ter dado à luz, ou seja, gerado filhos, começar a menstruação em uma idade adiantada, atravessar a menopausa após 50 anos.

Outrossim, determinados medicamentos, tabagismo, obesidade e história de síndrome de ovário policístico (SOP). Todavia, mais comum em mulheres brancas do que em afro-americanos.

Na fase inicial do tumor, fica difícil identificá-lo. Contudo, nos Estados Unidos, esse tipo de câncer ou tumor foi apelidado de “Tumor silencioso”. Isso porque, seus sintomas são difíceis de identificar e não são expressivos, o que dificulta ainda mais de compreender.


Abaixo elencamos alguns sinais do câncer de ovário que podem te ajudar a compreender melhor os sintomas.

1. Dor pélvica e abdominal

O crescimento de um tumor em um ovário pode causar dor pélvica ou abdominal. O tumor exerce pressão sobre e em torno das áreas circundantes, levando a dor intensa. Em casos de câncer de ovário, a dor persiste por semanas.

Se você tem 50 anos de idade ou mais e sente dor no abdômen inferior e área pélvica, consulte um médico para um exame pélvico.

As mulheres mais jovens também devem ver um médico quando experimentam dor pélvica fora de um ciclo menstrual mensal. Pode ser um sinal de um cisto ovariano benigno. O câncer de ovário é raro durante a gravidez de uma mulher.

cancer de ovario

2. Relação sexual dolorida

Relação dolorosa, medicamente conhecida como dispareunia, é outra indicação precoce de câncer de ovário. A presença de um tumor em ou em torno da área em torno de um ovário pode fazer a relação sexual extremamente dolorosa. Pode até haver sangramento vaginal leve após a relação sexual.


Normalmente, esse tipo de desconforto é novo para uma mulher.

As mulheres que são pós-menopáusicas e têm relações sexuais dolorosas devem ser verificadas por um médico. Para além do cancro do ovário, pode indicar cancro do colo do útero ou uma infecção ou doença sexualmente transmissível (DST).

3. Desconforto Abdominal

Desconforto geral no abdômen inferior também pode indicar que algo está errado com seus ovários. Sintomas como inchaço, expansão de sua barriga, gás, indigestão, azia e náuseas são comuns.

Em um estudo de 2008 publicado no BJOG: uma revista internacional de obstetrícia e ginecologia, a maioria das mulheres que sofrem de câncer de ovário queixou-se de distensão abdominal persistente e distensão ou desconforto flutuante, que eles frequentemente chamado de inchaço.

Se você tem 50 anos de idade ou mais, suas roupas de repente começam a sentir mais apertado em torno de sua cintura e quadris e ele dura mais de um par de semanas, você precisa consultar um médico.

4. Necessidade com frequência de urinar

Mudanças repentinas nos hábitos urinários também podem ser um sintoma de câncer de ovário. Outrossim, pode haver alterações na frequência de micção, perda de controle da bexiga (incontinência) ou manchas de sangue com urina.

A saber, as alterações urinárias provavelmente originam-se devido à pressão do tumor ou do líquido no abdômen alertado pela presença do tumor.

Um estudo realizado em 2004 pelo Olmsted Medical Center e pela Mayo Clinic analisou os sintomas de 107 pacientes com câncer de ovário. A dor abdominal e a urgência urinária foram os sintomas mais comuns em mulheres com câncer de ovário nas fases I e II.

Para muitas mulheres, essas mudanças também podem ser um sinal de fracos músculos do assoalho pélvico ou uma infecção do trato urinário. Não importa qual seja a razão, é sempre melhor consultar um médico.

5. Perda de apetite

Se você é um bom comedor e de repente notar uma perda de apetite ou você está ficando cheio depois de comer apenas algumas mordidas de alimentos, este não é um bom sinal.

Pode indicar um problema de saúde maior, incluindo câncer de ovário. Além disso, perder seu apetite característico resultará em perda de peso e fadiga constante.

O tumor em crescimento em um ovário impacta mesmo o processo de digestão como não há muito espaço para o alimento. Além disso, qualquer tipo de câncer impacta o metabolismo, o que impede a repartição adequada dos alimentos em energia que alimenta o corpo.

Não comemore perda de peso inexplicada ou perda de apetite. Na verdade, é muito importante consultar um médico.

cancer de ovario

6. Anomalias Vaginais

Outro sinal de alerta precoce observado por pacientes com câncer de ovário é spotting ou sangramento vaginal pós-menopausa. Devido à propagação do câncer para tecidos próximos, capilares novos e anormais são formados que quebram facilmente e causar sangramento.

Junto com manchas e sangramento vaginal, pode haver outros sinais de anormalidades vaginais, como feridas ou bolhas na área vaginal, alterações na cor da pele ou secreção vaginal espessa que cheira mal.

Se você já passou pela menopausa, consulte um médico após experimentar qualquer sangramento ou spotting.

7. Dores lombares

As mulheres que sofrem deste tipo de câncer muitas vezes experimentam dores nas costas que irradia para a área pélvica. A dor tende a aumentar em intensidade com o tempo, dificultando a realização das atividades do dia a dia.

O crescimento do tumor em um ovário exerce pressão sobre e provoca dor em diferentes partes do corpo, incluindo a parte inferior das costas.

Dor nas costas pode acontecer por uma grande variedade de razões, mas se acompanhado com outros sintomas mencionados neste artigo, consulte o seu médico imediatamente.

8. Dificuldade de respiração

Antes de tudo, falta de ar ou dificuldade respiratória, também é bastante comum em mulheres com câncer de ovário. Portanto, como o câncer se espalha para áreas próximas, ele leva a um acúmulo de líquido no abdômen e o revestimento do abdômen torna-se irritado.

O líquido acumulado exerce pressão sobre os órgãos abdominais, bem como o diafragma, causando sintomas como falta de ar e dor no peito.

Se de repente você tiver falta de ar sem fazer qualquer tarefa trabalhosa, consulte um médico. Pode ser devido a várias razões e é importante descobrir a causa exata e tratá-lo.

9. Alteração dos hábitos

Se você notar mudanças em seus hábitos intestinais, como constipação ou diarreia, pode ser um sinal revelador de câncer de ovário. Ademais, as mulheres que sofrem deste cancro podem queixar-se sobre mudanças nos hábitos intestinais.

A mudança súbita nos hábitos intestinais ocorre quando o tumor incha e exerce pressão sobre o estômago, intestino e bexiga. Portanto, dependendo da área em que a pressão é exercida, pode levar a constipação ou diarreia.

Contudo, se os sintomas são persistentes, frequentes e imprevisíveis, você deve fazer uma consulta médica.

10. Fadiga constante

Se você se sentir muito cansado o tempo todo ou sentir sempre vontade de dormir mais e mais, sem um motivo plausível, tenha cuidado. Portanto, observe que se trata de uma alteração em sua rotina diária, pode sinalizar uma condição subjacente, incluindo muitos tipos de câncer.

A saber, o câncer pode resultar em um número reduzido de glóbulos vermelhos saudáveis. Ademais, é o que provoca anemia e fadiga constante devido a uma oferta diminuída de oxigênio sendo entregues em todo o corpo.

Se você está recebendo descanso adequado e consegue dormir corretamente, mas ainda sente picos baixos em energia durante todo o dia, consulte o seu médico. Todavia, o diagnóstico precoce significa melhor resultados de tratamento para qualquer tipo de câncer, incluindo câncer de ovário.

Visitem nosso Istagram ou nossa Pagina no Facebook…


Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!