Perder peso para muitas pessoas é um grande desafio. Ganhar peso, sem dúvida, é bem fácil, mas perder peso, acaba complicado depois que você acumula alguns quilos. Independente de emagrecer ou não, comer saudável, é algo obrigatório para todas as pessoas. Por isso, hoje quero propor uma substituição no jantar. Em vez de você comer aquele prato de costume, vai substituir seu jantar por uma panqueca dietética. Simples de fazer, a base de legumes, leva apenas 5 colheres de farinha de trigo e você ainda pode substituir por farinha de arroz se for o caso. Assim, além de ser uma panqueca dietética, ela vai ser sem glúten. A substituição da farinha, não altera a textura, nem o sabor e as calorias, ao contrário, se você usar farinha de arroz em vez de trigo, vai ter uma panqueca com poucas calorias.
Leia também >> Panquecas recheadas zero carboidratos, sem glúten e deliciosas
Leia também >> Panqueca de verdura mista, que delícia, nunca tinha provado fazer assim
Panquecas dietéticas
A saber, essas panquecas dietéticas com queijo cottage são deliciosas, nem parece comida de dieta de tão boas que são. Elas podem ser sem glúten e tem um particular maravilhoso nessa receita, todos na casa vão comer e pedir BIS, inclusive as crianças. Portanto, é um modo simples e divertido de fazer as crianças comerem verduras. O preparo é muito rápido e fácil, não tem segredo, basta ralar a abobrinha, espremer para remover todo o líquido, juntar os temperos, o queijo e a farinha. Por fim, levar para cozinhar. Simples, gostosa e econômica, um prato para substituir o jantar, com poucas calorias e perfeito para quem malha, cuida da saúde e mantém a boa forma.
Ingredientes
- 2 abobrinhas médias raladas
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho triturado
- 1 maço de cebolinha verde picado
- 200g de queijo cottage
- 4-5 colheres de farinha de trigo ou de arroz para quem é intolerante ao glúten
- Sal, pimenta, páprica a gosto
- Azeite de oliva para cozinhar

Preparo
Primeiramente, descasque as duas abobrinhas tamanho médio e passe no ralado médio. Posteriormente, deixe repousar por alguns minutos e comece a espremer com as mãos para remover toda a água que a abobrinha junta. Espreme com vontade, até sobrar apenas o bagaço da abobrinha, que no caso, são as fibras. Em seguida, descasque a cebola e pique bem picadinho, pedaços pequenos fica mais saboroso. Depois, junte a cebola com a abobrinha escorrida e misture bem. Posteriormente, lave um pequeno maço de cebolinha verde e pique bem picadinho e junte aos demais ingredientes. Agora, vamos descascar dois dentes de alho e em seguida, espremer bem, se quiser pode triturar ou ralar. Eu gosto daquele triturador pequeno portátil que tem a cordinha, ele deixa o alho bem miudinho.
No meu caso, passei o alho no triturador. Uma vez triturados, juntei com a cebola, a abobrinha e a cebolinha. Agora, vou agregar os dois ovos, sal e pimenta a gosto e com a ajuda de uma colher, vou misturar bem. Se você quiser pode adicionar um pouco de páprica defumada, dá um saborzinho delicado e bem gostoso, mas fica a seu critério, o mesmo vale para a cúrcuma ou outros temperos do seu agrado. Para dar mais sabor e deixar o meu jantar ainda mais saboroso, vou agregar 200g de queijo cottage, misture tudo bem e por fim, chegou a hora da farinha. Geralmente precisamos de 4 ou 5 colheres. Se você optou por usar farinha de arroz, ela absorve melhor o líquido e pode ser que 4 colheres sejam suficientes. Já a farinha de trigo, provavelmente, você vai precisar de 5 colheres.
Finalizando a panqueca dietética
Uma vez que a massa está pronta, pegue uma frigideira antiaderente, unte com um fio de azeite, e coloque uma pequena porção da massa, não precisa tampar. Use o fogo baixinho, deixe alguns minutos e depois vire para cozinhar e dourar do outro lado. Faço isso com toda a massa, geralmente rende de 5 a 6 panquecas dietéticas. Para todas as panquecas ficarem iguais, meça 3 colheres (sopa) de massa para cada panqueca, coloque na frigideira, espalhe com delicadeza e deixe cozinhar e dourar bem dos dois lados. Geralmente, você vai precisar de 5 minutos para cada lado, se quiser uma massa bem cozida, recomenda-se abafar com a tampa. Mas para uma panqueca mais seca e crocante, recomenda-se não tampar.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento
Posts Relacionados





