Fala a verdade, você também ama um prato de yakissoba. Até mesmo quem não gosta de legumes, quando experimente esse mixer de sabores, acaba gostando. Por isso, hoje você tem a chance de aprender um pouco sobre a história desse prato Asiático, bem como, como fazer a receita de forma bem leve, saudável e sem adição daquelas salsas que matam o figo por dentro. Todavia, é necessário saber que o melhor yakissoba é aquele que você faz em casa, porque nesse caso, vai ficar mais saudável. Isso porque, geralmente, nos restaurantes ou barracas especializadas em Yakissoba, eles vão jogando na chapa, uma atrás do outro, vai saturando aqueles temperos. A saber, mesmo limpando a chapa a cada nova porção, sempre fica os resíduos da primeira porção e assim sucessivamente. Por isso, feito em casa, fica mais saudável e não absorve os resíduos da chapa.
Leia também >> Tabule, uma receita árabe super saudável e refrescante
Leia também >> Quibe cru: descubra a origem, a história e como fazer esse prato delicioso
A respeito da origem, alguns dizem que é chinês, outros japonês, mas o que se sabe com certeza, é que ele nasceu na Ásia. A história conta que ele seria de origem chinês, mas criou raizes sólidas no Japão. A saber, o termo yakissoba significa: yaki = assar, grelhar, soba = macarrão. Todavia, saiba que se trata de um prato de macarrão com legumes temperados com uma salsa tipo molho inglês, porém nesse caso, essa salsa, é mais consistente. Nos países asiáticos, é uma comida de rua vendida em restaurantes, praças, feiras e mercados municipais. Aqui no Brasil, com a influência do povo asiático, em algumas cidades grandes como Rio e São Paulo, já encontramos o prato nas praças, em carrinhos Food Truck e até mesmo em feirinhas. Por fim, nos países asiáticos, o yakissoba é tão apreciado que em muitos lugares é servido como acompanhamentos de outros pratos.
Receita de Yakissoba
O prato de yakissoba é muito simples de fazer e não tem segredo nenhum. Cozinhei os legumes e o macarrão, temperou, misturou bem, está pronto. Apesar de ser um prazo rápido, é um prato rico em nutrientes e saudável. Mas para ser saudável, precisa ser feito em casa e fazer atenção especial ao molho que temperamos o prato. Outro detalhe importante, existe um ingrediente característico nesse prato e também responsável pelo sabor do prato inteiro, o óleo de gergelim. Embora, ele tenha um custo elevado, é um óleo bom, rico em antioxidantes, tem propriedades anti-inflamatórias, é bom para o coração, ajuda a controlar o açúcar no sangue e tem ainda, muitos outros benefícios. No caso da receita, leva apenas duas colheres rasas do óleo para finalizar o prato. No caso do yakissoba, não é aquecido, então não passando por mudança de temperatura, no caso não sofrerá alteração em seus nutrientes.

Ingredientes
- 150g de brócolis em pedaços médios
- 150g de couve-flor em pedaços médios
- 150g de talo de acelga em cubos
- 200g de coxão mole em cubos
- 200g de frango em cubos
- 1 cebola picada grosseiramente
- 1 cenoura em rodelas finas
- sal a gosto
- 2 dentes de alho picados
- 1 pacote de macarrão para yakissoba ou macarrão comum
- óleo de gergelim a gosto – mas fritar use azeite de oliva
- 600 ml de água
- 200 ml de molho shoyo
- 1 e ½ colher de amido de milho
- 1 colher de sopa rasa de açúcar
Modo de preparo
Primeiramente, coloque o brócolis e a couve-flor em uma panela com água fervente por 2 minutos. Escorra e reserve. Dilua o amido de milho no shoyu e despeje numa panela junto com a água. Em seguida, leve ao fogo até engrossar. Desligue o fogo e reserve. Em outra panela com um fio de óleo de gergelim (é melhor fritar no azeite de oliva), coloque o frango para grelhar. Quando o frango estiver bem dourado, retire da panela e reserve. Na mesma panela, coloque a carne vermelha e deixe dourar. Novamente, retire da panela e reserve. Passe mais óleo de gergelim na panela e coloque os vegetais para dourar. Em seguida, junte as carnes e misture. Posteriormente, cozinhe o macarrão em uma panela com água fervente pelo tempo indicado na embalagem do produto.
Por fim, escorra e transfira para a panela com os demais ingredientes. Junte o molho e misture bem. Ajuste o sal de acordo com o seu gosto. Na maioria dos casos, usamos o azeite de oliva para grelhar os ingredientes, uma quantidade mínima e no final, temperamos o prato antes de servir com o óleo de gergelim e então o yakissoba caseiro está pronto. Outro aspecto importante, é que nem sempre o prato precisa ser feito com aquele macarrão de miojo, pode ser feito com spaghetti, aquele macarrão comum mais fino. A saber quando substituir o macarrão, seu prato vai ficar mais leve e saudável. Quando estiver pronto, acrescente o óleo de gergelim mexa bem e está prontinho para ir para mesa e ser degustado.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.
Posts Relacionados





