Rico em nutrientes, quando feito em casa, é muito saudável

yakissoba
Compartilhe esse post:

Leia também >> Tabule, uma receita árabe super saudável e refrescante

Leia também >> Quibe cru: descubra a origem, a história e como fazer esse prato delicioso

A respeito da origem, alguns dizem que é chinês, outros japonês, mas o que se sabe com certeza, é que ele nasceu na Ásia. A história conta que ele seria de origem chinês, mas criou raizes sólidas no Japão. A saber, o termo yakissoba significa: yaki = assar, grelhar, soba = macarrão. Todavia, saiba que se trata de um prato de macarrão com legumes temperados com uma salsa tipo molho inglês, porém nesse caso, essa salsa, é mais consistente. Nos países asiáticos, é uma comida de rua vendida em restaurantes, praças, feiras e mercados municipais. Aqui no Brasil, com a influência do povo asiático, em algumas cidades grandes como Rio e São Paulo, já encontramos o prato nas praças, em carrinhos Food Truck e até mesmo em feirinhas. Por fim, nos países asiáticos, o yakissoba é tão apreciado que em muitos lugares é servido como acompanhamentos de outros pratos.

Receita de Yakissoba

O prato de yakissoba é muito simples de fazer e não tem segredo nenhum. Cozinhei os legumes e o macarrão, temperou, misturou bem, está pronto. Apesar de ser um prazo rápido, é um prato rico em nutrientes e saudável. Mas para ser saudável, precisa ser feito em casa e fazer atenção especial ao molho que temperamos o prato. Outro detalhe importante, existe um ingrediente característico nesse prato e também responsável pelo sabor do prato inteiro, o óleo de gergelim. Embora, ele tenha um custo elevado, é um óleo bom, rico em antioxidantes, tem propriedades anti-inflamatórias, é bom para o coração, ajuda a controlar o açúcar no sangue e tem ainda, muitos outros benefícios. No caso da receita, leva apenas duas colheres rasas do óleo para finalizar o prato. No caso do yakissoba, não é aquecido, então não passando por mudança de temperatura, no caso não sofrerá alteração em seus nutrientes.

Como fazer yakissoba

Ingredientes

  • 150g de brócolis em pedaços médios
  • 150g de couve-flor em pedaços médios
  • 150g de talo de acelga em cubos
  • 200g de coxão mole em cubos
  • 200g de frango em cubos
  • 1 cebola picada grosseiramente
  • 1 cenoura em rodelas finas
  • sal a gosto
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 pacote de macarrão para yakissoba ou macarrão comum
  • óleo de gergelim a gosto – mas fritar use azeite de oliva
  • 600 ml de água
  • 200 ml de molho shoyo
  • 1 e ½ colher de amido de milho
  • 1 colher de sopa rasa de açúcar

Modo de preparo

Primeiramente, coloque o brócolis e a couve-flor em uma panela com água fervente por 2 minutos. Escorra e reserve. Dilua o amido de milho no shoyu e despeje numa panela junto com a água. Em seguida, leve ao fogo até engrossar. Desligue o fogo e reserve. Em outra panela com um fio de óleo de gergelim (é melhor fritar no azeite de oliva), coloque o frango para grelhar. Quando o frango estiver bem dourado, retire da panela e reserve. Na mesma panela, coloque a carne vermelha e deixe dourar. Novamente, retire da panela e reserve. Passe mais óleo de gergelim na panela e coloque os vegetais para dourar. Em seguida, junte as carnes e misture. Posteriormente, cozinhe o macarrão em uma panela com água fervente pelo tempo indicado na embalagem do produto.

Por fim, escorra e transfira para a panela com os demais ingredientes. Junte o molho e misture bem. Ajuste o sal de acordo com o seu gosto. Na maioria dos casos, usamos o azeite de oliva para grelhar os ingredientes, uma quantidade mínima e no final, temperamos o prato antes de servir com o óleo de gergelim e então o yakissoba caseiro está pronto. Outro aspecto importante, é que nem sempre o prato precisa ser feito com aquele macarrão de miojo, pode ser feito com spaghetti, aquele macarrão comum mais fino. A saber quando substituir o macarrão, seu prato vai ficar mais leve e saudável. Quando estiver pronto, acrescente o óleo de gergelim mexa bem e está prontinho para ir para mesa e ser degustado.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.