Pãozinho de água e farinha recheado, sem forno e sem fermento

pãozinho de água e farinha
Compartilhe esse post:

Se você como eu, ama um pãozinho recheado, vem comigo porque hoje vamos aprender a fazer uma receita muito simples. Bem como, crocante, recheada e gostosa ao mesmo tempo. Acredite: impossível resistir. Vamos precisar de farinha, água e sal, e carne moída para rechear. A carne pode ser de frango, de porco ou de vaca. Eu geralmente uso de frango e a farinha, como meu filho é celíaco, uso de arroz, fica até mais sequinha e crocante. Essa receita de pãozinho de água e farinha, é coreana também. Como já citado em outros artigos, os asiáticos em geral, gostam muito de comidas fritas, para adaptar mais ao gosto brasileiro, fiz pequenos ajustes na receita de modo que ela fique um pouco mais saudável.

Leia também >> Pãozinho de tapioca sem glúten e sem lactose, fácil de fazer

Leia também >> Pãozinho de linhaça e aveia, que delícia de receita, nutriente e saudável

pãozinho de água e farinha

Pãozinho de água e farinha

A parte que eu mais gosto das receitas asiáticas é justamente o fato que eles não usam fermento em quase nada. A base das receitas é sempre bem simples. Farinha, água e sal. Nada de fermento, nada de forno, nada de ovos, ou seja, é uma base bem simples e não muito calórica. O que prejudica é as frituras que eles fazem, mas se você não abusar e usar um óleo vegetal de qualidade, vez ou outra, não faz mal. O problema, é que as pessoas abusam, querem comer todo dia esse tipo de alimento, desse modo, realmente a saúde não vai aguentar, mas uma vez ou outra, não há mal. Precisamos aprender a ter controle da boca. Não é porque uma pessoa cuida da saúde e do corpo que ela nunca vai comer outras coisas.

Ingredientes

  • 300g de farinha de trigo ou farinha de arroz
  • 1 colher (chá) rasa de sal
  • 180 ml de água
  • 400g de peito de frango picadinho miudinho
  • 2 dentes de alho amassados
  • Raspas de gengibre
  • 1 colher (sopa) de molho de soja shoyu
  • Um maço de cebolinha verde bem picadinho

Preparo

Primeiramente, em uma tigela de vidro coloque a farinha que você escolheu. Em seguida, adicione o sal. Lembrando que essa receita não vai fermento, somente farinha, sal e água. Posteriormente, comece a adicionar a água aos poucos e vai mexendo com uma colher, quando a massa empapar comece a sovar. Por que adicionar a água aos poucos? Porque estamos fazendo praticamente uma massa de pastel ou de mão, então o ponto é esse, uma massa não dura e nem mole e que não grude nas mãos. Mas dependendo da qualidade de farinha que você está usando, pode acontecer de precisar mais ou menos de água, mas a variação é muito pouca, ok?

Terminou de sovar, a massa não está grudando, então deixe descansar por 10 minutos e cubra a tigela com plástico para que a massa não resseca. Posteriormente, sove a massa por alguns minutos e divida ela em 5 partes iguais. Em seguida, comece amassando carda parte e deixado cada uma delas na forma de uma baguete em miniatura. Em uma forma, com um pouco de óleo no fundo, tipo umas 4 colheres (sopa) de óleo, deposite as baguetes, e quando colocar elas no óleo, gire elas de todos os lados para que o óleo se espalhe por toda a superfície da baguete. Reserve e deixe descansar. Agora é hora de fazer o recheio. Portanto, em uma panela com 2 colheres (sopa) de óleo, adicione 2 dentes de alho picados e um pouco de gengibre ralado para dar mais sabor a carne.

O recheio

Jogue no óleo quente o alho e o gengibre para fritar e dourar e em seguida, coloque a carne. Você pode usar qualquer tipo de carne, eu estou usando frango porque é mais saudável e porque eu realmente gosto mais. Todavia, a receita original é feita com carne de porco. Os asiáticos em geral comem muita carne de porco. Então você pode usar carne de porco, de vaca ou de frango, escolhi frango. Deixe fritar bem, se você optar por frango, 1 colher de sopa de óleo para fritar é suficiente. Adicione temperos a gosto, como sal, pimenta, páprica, e por último molho de soja para dar aquele toque especial.

Bom o recheio está pronto, mas depois que desligar o fogo e se for necessário escorrer o óleo, adicione a cebolinha verde picada e misture bem. Agora é hora de começar a abrir as baguetes que estavam repousando no óleo. Vou te explicar para que serve o óleo. Para deixar a massa bem flexível e elástica para que você possa esticá-la sem que ela arrebente. Muito legal e não fica oleoso, fica tranquila. Pegue uma mini baguete com a ajuda do rolo abra bem a massa na forma de uma tira grande (conforme a foto) recheie a ponta e comece enrolar, esticando a massa de modo que as camadas dela fiquem bem fininhas. Termine de rechear e enrolar todos eles.

pãozinho frito sem fermento

Finalizando o pãozinho de água e farinha

Posteriormente, leve para fritar em um pouco de óleo, mas pouco mesmo, apenas para untar a frigideira. A saber, a frigideira deve ter tampa, coloque no fogo baixo, vai girando vez o outra até que todos fritem por igual e fiquem bem dourados e crocantes. Com calma, geralmente o tempo de cozimento dos pães dura um média de 10 minutos, virando uma ou duas vezes e pode inclusive fazer naquela panela air fryer, assim use ainda menos óleo, e fica mais sequinho e crocante ainda do que ficaria fazendo na frigideira normal. Quando estiverem dourados de todos os lados, estão prontos, escorra e sirva, maravilhoso. Mas não abuse muito, essa é uma receita para consumirmos uma vez ou outra.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.