Logo Emagrecer com vida e saude

Queijo fresco de minas, com 3 ingredientes, diretamente da roça

queijo fresco de minas
Compartilhe esse post:

Se tem uma coisa deliciosa no café da manhã, é aquele queijo fresco de minas. Branquinho, salgadinho, macio. Com um cafezinho passado na hora, é muito gostoso. Começar o dia assim, é saudável. A saber, o queijo fornece energia e nutrientes importantes para vencermos a jornada. Todavia, o preço do queijo fresco no supermercado está muito caro, mas muito caro mesmo. Eu diria que é um dos queijos mais caros no momento. Isso porque, primeiro pela crise pós-pandemia e em segundo porque a procura por esse tipo de alimento, triplicou, com isso o preço também triplicou. Infelizmente, nem todos podem comprar um queijo fresco. Eu por exemplo, fui obrigada a deixar de comprar o queijo fresco justamente pelo preço, porque realmente sai fora do meu orçamento.

Entretanto, eu gosto muito do tradicional queijo fresco de minas. Por isso, fui pesquisar e comecei testar algumas receitas. Aquela feita com vinagre e iogurte, não gostei. Ela fica boa sim, mas o sabor fica um pouco diferente. Por isso, hoje quero compartilhar uma receita diretamente da roça. Uma receita que minha avó fazia lá no sítio e como a gente gostava do queijo da vovó. Era um dos queijos mais comercializados lá em Jandaia do Sul, no Paraná. Todos os dias pela manhã lá estava minha vozinha ordenando o leite e preparando para fazer o queijo fresco de minas. O processo é muito simples, mas você não vai poder usar leite de caixinha, esse leite não serve para fazer queijo.

Leia também >> Queijo falso muçarela, delicioso e rende 1 kg

Leia também >> Queijo fresco caseiro feito com iogurte, uma delícia

queijo fresco de minas feito em casa

Queijo fresco de minas

Para essa receita não vamos usar o vinagre, porque não fica legal. Portanto, você vai comprar no mercado o coagulante líquido. A saber, custa baratinho, geralmente 3 reais um vidro. Basta você se informar aí na sua cidade, porque esse produto achamos em qualquer supermercado. Outrossim, vamos precisar também de leite se possível diretamente da roça ou aquele de saquinho. Em algumas cidades, é comum o leiteiro passar vendendo leite ordenado no mesmo dia. Se de tudo não for possível encontrar esse leite, compre de saquinho, o de saquinho também funciona. E vamos precisar de sal. Portanto, leite, sal e coalho, é tudo que você precisa para fazer um queijo fresco de minas delicioso e totalmente natural e caseiro.

A saber, são muitas as vantagens em consumir queijo fresco. Uma delas, é o teor de gordura diminuído face a outros queijos, assim como um menor aporte calórico. Assim, é uma ótima opção incluir num plano de perda de peso. Tendo menos gordura, ele se torna um alimento amigo da saúde. Outrossim, rico em proteínas de elevado valor biológico e absorção lenta, sendo um ótimo aliado para a recuperação muscular. Também, fonte de cálcio e fósforo, o que auxilia na saúde óssea, das unhas e dentes, assim como zinco. Por fim, saiba que os queijos frescos possuem um pH relativamente neutro, fator positivo para a saúde do estomago e intestino.

Ingredientes

  • Para essa receita você vai precisar de 6 litros de leite da roça ou do saquinho
  • Sal a gosto e 1 tampinha (5ml) de coalho líquido

Dica: se na sua casa a família é pequena, faça metade da receita. Queijo fresco não tem um prazo de validade longo, ou seja, precisa ser consumida rapidamente. Agora se sua família for grande, faça a receita inteira. Aqui na minha casa, somos em dois no momento, então eu faço metade da receita e dura 10 dias pra mim. Quando ele começa a ficar mais seco, eu corto fatias fininhas e coloco nas torradas, fica uma delícia.

Preparo do queijo fresco de minas

Primeiramente, em uma bacia grande ou recipiente grande, coloque os 6 litros de leite. Lembrando que esse leite precisa ir ao fogo antes e a temperatura do leite é aquela que você põe o dedo dentro e suporta o calor do leite. Portanto, nesse caso, desligue o fogo e despeje no recipiente. Em seguida, adicione 5 ml de coalho líquido e mexa bem para incorporar o coalho no leite de maneira uniforme. Posteriormente, cubra esse recipiente, se tiver uma tampa melhor, se não tiver cubra bem ele e deixe repousar uns 20-30 minutos. Depois desse tempo, com a ajuda de uma faca corte toda a coalhada, passe a faca no meio do conteúdo talhado. Por que fazer isso? Para que o soro do leite suba e se separe da massa que vamos fazer o queijo fresco.

Em seguida, depois de ter passado a faca bem no meio da massa de leite coagulada, você pode mexer com uma colher e deixar repousar por mais 15 minutos. Durante esse período, o soro vai subir se separando da massa do queijo. Posteriormente, quando o soro já tiver subido, você vai com a ajuda de uma concha recolher todo o soro e deixar apenas a massa no fundo. Agora é hora de adicionar o sal, para essa quantidade de sal, o correto seria adicionar 1 colher (sopa) rasa de sal. Portanto, adicione o sal mecha bem e prepare uma peneira e um pano de algodão limpo para coarmos a massa do queijo e remover por completo todo o soro que ficou no meio da massa do queijo. Eu uso um pano de prato para pôr sobre a peneira e terminar de tirar o soro.

Finalizando o queijo

Comece colocando a massa do queijo sobre o pano até encher sua peneira. Atenção: não amasse, não esprema e nem soque a massa. Vai pondo delicadamente e o soro vai escorrendo automaticamente. Por fim, quando encher, junte as pontas do pano, levante com delicadeza e dê um leve apertadinha para remover o excesso do soro. Posteriormente, deposite a massa branca em uma tigela. Você vai observar que ainda tem um pouco de soro, mas não se preocupe, é assim mesmo. Continue fazendo esse processo com o restante da massa, até terminar e vai reservando. Quando você terminar de passar a massa do queijo na peneira, vai observar que lá na sua tigela de vidro está cheio de soro ainda, mas deixe assim.

Como forma para o queijo, vamos usar cano PVC com 10 centímetros de altura, furado com a furadeira, depois confira no vídeo que prático, fácil e barato, basta compra um pedaço de cano. Posteriormente, furar com a furadeira ou com um prego quente e tudo se resolve. A saber, os furos são para escoar o soro do restante da massa do queijo fresco de minas. Comece pondo a massa dentro da sua forma, e com a ajuda das mãos vá socando, apertando, não precisa espancar o queijo ok? (risos). Esse processo de apertar vai moldar o queijo igual aquele comprado, assista o vídeo e faça o seu, porque fica delicioso.

Queijo da fazendo com Adilson Figueira

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.