Bolo fácil de polvilho é uma receita muito simples, realmente simples e econômica. A saber, não vai leite, ovos, farinha de trigo, somente polvilho, queijo, óleo e água. Basta misturar os ingredientes e por para assar e 20 minutos servir na mesa. Realmente é um bolo muito conveniente, pois podemos fazer até mesmo para o café da manhã. Outrossim, mais parece pão de queijo do que bolo. Saudável, leve, nutriente, perfeito para fornecer energias para um dia repleto de atividades. Quentinho com um café passado na hora, é delicioso, me lembra a roça, a cada da minha avó, me lembra infância, tempo bom, onde tudo era alegria, onde não existiam problemas e nem mesmo dificuldades.
Leia também >> Lanche de polvilho com creme de leite feito na sanduicheira, uma delícia
Leia também >> Lanche crocante feito com dois ingredientes, perfeito para o café da manhã
O polvilho é uma das farinhas mais recomendadas para substituir a farinha de trigo. Feito da fécula de mandioca, ele é muito saudável, livre de glúten, dele fazemos o tradicional pão de queijo, biscoito de polvilho que as crianças amam e tantas outras receitas. Nos últimos anos, o consumo de polvilho dobrou, isso porque, muitas pessoas sofrem de intolerância ao glúten e sendo ele livre de glúten, ele virou alvo dos celíacos. Outrossim, as receitas feitas com polvilhos, são de fácil digestão, leves e saborosas, principalmente quando combinadas com queijo, que é o caso do bolo fácil de polvilho. A saber, o polvilho é rico em nutrientes, vitaminas e minerais. Ajuda no processo de digestão, é um alimento leve e não muito calórico. Fácil de usar, de custo baixo e perfeito para receitas rápidas que substituem o pão branco.

Bolo fácil de polvilho
A saber, o polvilho é rico em vitaminas do complexo B, elas favorecem o organismo, a pele, o cabelo, a digestão e outros. Portanto, receitas de polvilho são muito bem-vindas a saúde em geral. Outrossim, é rico em carboidratos complexos, ou seja, aqueles que não viram açúcar quando entram na corrente sanguínea. Em poucas palavras são carboidratos bons que fornecem energia e não fazem mal a saúde e nosso organismo precisa desses carboidratos. No polvilho também encontramos manganês, magnésio e outros minerais importantes para a saúde. Se por um lado a farinha de trigo não oferece nada de bom par ao organismo, do outro temos o polvilho que vitaminas e minerais que fortalecem a saúde.
Ingredientes
- 3 xícaras de polvilho doce ou azedo
- 50 gramas de queijo parmesão ralado
- 60 ml de óleo
- 1 colher de chá de sal, use a gosto
- 250 ml de água quente
- (medida da xícara usada é de 200 ml)
Preparo
Primeiramente, em uma tigela e vidro, acrescente as três xícaras de polvilho, posteriormente acrescente o óleo e com a ajuda de uma colher comece a mistura e incorporar o polvilho com o óleo. Em seguida, adicione as 50 g de queijo ralado, sal a gosto, misture tudo de novo e por fim, vamos adicionar a água quente, não é fervendo, é bem quente apenas. Outro detalhe importante, é você não adicionar toda a água, adicione 200 ml e comece a misturar bem, se a massa ficar muito pesada e dura, vai acrescentando até ela fica mais leve, não é mole, ou seja, a massa do bolo não pode ficar nem dura no ponto de enrolar e nem mole no ponto de colher.
Geralmente 230 ml de água a massa fica perfeita. Todavia, cada polvilho é feito de um jeito e existem alguns polvilhos mais úmidos, outros mais secos, na minha receita de hoje, usei 250 ml de água quente, a quantidade varia de 220 ml – 250 ml, nunca mais que isso. Em seguida, unte uma assadeira com manteiga, e acrescente toda a massa dentro, arrume com a colher, porque a massa fica um pouco pegajosa. E leve para assar em forno pré-aquecido em 180º. Geralmente, em 20, 25 minutos o bolo já está assado. Por causa do queijo, fica muito parecido com bolo de queijo ou bolo pão de queijo.
O mais legal dessa receita, é que não vai leite, nem farinha, nem ovos, apenas polvilho, queijo, óleo e água. Uma receita muito econômica, simples de fazer e ao mesmo tempo gostosa. Bem como, livre de glúten e lactose. Portanto, em uma família onde as pessoas sofrem de intolerância alimentar, essa receita é perfeita. Sustenta, rica em nutrientes, saudável e simples de fazer. Enfim, creio que outra vantagem dessa receita, é a economia, pois é feita com ingredientes comuns e simples que todos temos na cozinha.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.